segunda-feira, 28 de junho de 2010

A MULHER e a Musculação 2!

continuando...

Falemos de OSTEOPOROSE agora!

OSTEOPOROSE é doença de mulher? NÃO! Acomete mais as mulheres? SIM! Por causa de uma coisinha chamada MENOPAUSA.

Rapidamente -> nossos ossos passam por 2 processos durante a vida: CRESCIMENTO E MATURAÇÃO. Portanto, após a fase de crescimento (tamanho do osso) eles vão se tornar mais fortes, mais largos, mais firmes, etc... e, em que escala, isso vai ocorrer depende muito da vida de cada um(a).


ENVELHECER É INEVITÁVEL;
ENVELHECER SEDENTÁRIO(A) É OPCIONAL!


A forma mais EFICAZ E SEGURA de garantir ossos fortes é a MUSCULAÇÃO! Por quê?

O TREINAMENTO RESISTIDO (musculação) é uma atividade caracterizada por COMPRESSÃO ÓSSEA e CONTRAÇÃO MUSCULAR (fatores necessários para que o osso sofra algumas alterações fisiológicas, e fique forte).



Qual é a idéia: Com o envelhecimento, todos nós (homem ou mulher) vamos sofrer, NATURALMENTE, uma perda de massa óssea. Se a pessoa teve uma vida ativa, do ponto de vista da atividade física, ela pode perder, porque tem bastante! No caso das mulheres, os ossos sofrem um enfraquecimento brusco após a menopausa (QUEDA na taxa dos hormônios femininos). Então, se fez musculação, se preveniu.



Agora se não fez...


Perda de massa óssea no Sedentarismo:

. HOMEM após 40 anos: 0,5%/ano

. MULHER após 35anos: 1%/ano

. na MENOPAUSA: 3%/ano

Ossos fracos + musculatura enfraquecida = fraturas! Toda vez que uma idosa cai e sofre um fratura, pensa-se que ela CAIU E QUEBROU O FÊMUR. Porém, o que provavelmente aconteceu é que ela QUEBROU O FÊMUR, e depois CAIU!

O recado que eu deixo é: se é chato, se é monótono, se a academia esta cheia, se vai revezar aparelho, FAÇAM MESMO ASSIM!

Por saúde!!!

E confiem em mim: o resultado estético aparece também, mais rápido do que fazendo SOMENTE aulas.

Aproveitem a postagem, e, podem ter certeza, responderei a todos os comentários!

Ah, nada contra as AULAS DE GINÁSTICA ok? Elas são animadas, são motivantes e promovem gasto calórico, que contribui para o emagrecimento! Porém, não são tão EFICIENTES (resultado rápido) e SEGURAS (saúde das articulações, dos ossos, etc.) quanto a musculação!

O Texto começa em A Mulher e a Musculação!

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Um Grande Abraço,
Carlos Henrique Costa Sapucaia

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A MULHER e a Musculação!

Olá, e desculpem a ausência...

Poderíamos dedicar um site inteiro a este tema, mas tentarei escrever alguns fatores relevantes em 2 ou 3 postagens!

Em primeiro lugar:

CALMA. VOCÊ NÃO VAI FICAR ASSIM!!!


Por quê?
Diferenças biológicas e fatores hormonais diferem (e muito) homens de mulheres. O homem tem EM GRANDE QUANTIDADE um hormônio chamado TESTOSTERONA (já ouviram falar meninas?) e por causa deste hormônio o aumento da massa muscular nos homens é MUITO MAIOR. Por isso falamos, convictos, que vocês podem FICAR DESPREOCUPADAS, vocês não vão ficar com MÚSCULOS VOLUMOSOS (igual a moça da foto acima) mas sim, com MÚSCULOS FIRMES, TONIFICADOS.

Ou seja...

Quando as desculpas são: "a academia esta cheia, não gosto de revezar aparelho, é chato, é demorado, é monótono, não tem música"...ainda vai. Mas quando ouço "não quero ficar forte!" tsc, tsc, tsc...

Mulher QUER FICAR FORTE SIM, só não sabe.

Mulher quer ter curvas. Mulher quer ter coxas e glúteos firmes, braços e costas desenhados, e quem possibilita  isso É A MUSCULAÇÃO (não é aula de bike, nem jump, nem combat TÁ).

Portanto, professores e professoras: ENSINEM ÀS MULHERES "O QUE É MUSCULAÇÃO". Façam-nas SENTIR O MÚSCULO. Acredito que muitas não gostam porque sempre mandam-nas contar até 10, 3 vezes, e, geralmente, com peso pena!

Musculação sem peso, é chato pra qualquer um...

SÓ MUSCULAÇÃO SALVA MENINAS!!!

"NÃO DEIXEM DE FAZER AULAS", mas passem a fazer mais musculação, do jeito certo!

Leia mais em A Mulher e a Musculação 2

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Um abraço,
Carlos Henrique Costa Sapucaia

sábado, 12 de junho de 2010

O Ser Humano foi feito para se MOVIMENTAR!

Muito bom esse vídeo. Prestem atenção no texto:

"...toda vez que você pratica alguma atividade física, o corpo produz a ENDORFINA, que te dá a sensação de bem-estar, para que você vicie em MOVIMENTO..."

O texto é curto, mas é legal.

Infelizmente terei que fazer propaganda (de graça..) porque a mensagem deixada é bacana!



Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

MEXA-SE...
CUIDE-SE!!!

domingo, 6 de junho de 2010

Ter músculo é TER SAÚDE!!!

Boa noite queridos leitores e leitoras!!!

O que diz esta foto abaixo???


Pra mim diz que: há décadas atrás IMAGINAVA-SE que a musculação SÓ SERVIA para este tipo de pessoa (o desconhecido SCHWARZENEGGER da foto), ou que alguém SÓ PRATICARIA a musculação se quisesse ficar deste tamanho...

Que bom que conhecimento evolui não é? E que o acesso à informação é ENORME!
Ter músculo é TER SAÚDE. PONTO.

Fora o que já comentamos sobre o efeito do TREINAMENTO RESISTIDO no metabolismo (vide postagem METABOLISMO do dia 01/JUNHO/2010) sabemos que, ATRAVÉS da musculação tratamos de doenças do sistema musculoesquelético (músculos-ossos-tendões) como tendinites, bursites, artrites, artroses, hérnias de disco, etc, muito frequente em idosos.

O recado é: FAÇA MUSCULAÇÃO! TODOS! Jovens ou Idosos. Homens ou Mulheres (principalmente mulheres...vamos descobrir o "porquê" na próxima postagem)

"ah, mas eu não gosto, não tenho paciência..." Faz só um pouquinho então, mas faz!





Já treinou hoje?

Dúvidas, sugestões de assunto, podem escrever a vontade!

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

BOM TREINO A TODOS!!!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Agachamento!


POR QUE agachar desse jeito seria mais eficiente que agachar conforme a figura abaixo??? (Pergunto EFICIENTE porque SEGURO, vamos concordar que não é nem um pouco certo?)



Bom, vamos lá: pressupõe-se que uma pessoa agache para exercitar e estimular músculos da coxa como quadríceps, posteriores da coxa, adutores, assim como glúteos, etc... Sabemos também que os músculos abdominais, paravertebrais (Músculos do Tronco, tanto superficiais como profundos, chamados hoje em dia de MÚSCULOS DO CORE) são altamente ativados neste exercício pelo simples fato de ja existir certa instabilidade mesmo com os pés no chão (BASE ESTÁVEL) . Pois bem: se o objetivo é ativar MAIS os músculos do CORE, legal, vamos aceitar que agachar na BASE INSTÁVEL seria mais eficiente. Agora, prometer que ativa MAIS a musculatura da coxa não dá né? Resumindo: A articulação do tornozelo é responsável por ajuste de postura. A perturbação causada pela base instável (no caso a bola) não afeta a coxa, pois o tornozelo resolve esse problema, e precisa trabalhar muito pra isso... O que existe é uma TENDÊNCIA de ativar mais a musculatura da PERNA/PANTURRILHA (gastrocnêmios ,solear...).

Vamos discutir???

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

quarta-feira, 2 de junho de 2010

M E T A B O L I S M O . . .

Mas ainda tem gente que se mata na esteira e tem raiva da musculação porque fala que não "queima nada" na musculação.

Resumindo: CAMINHAR na esteira QUEIMA CALORIAS porque vc esta se movimentando. PAROU DE CAMINHAR, PAROU DE QUEIMAR, ponto final.

MUSCULAÇÃO queima calorias porque vc esta se movimentando. PAROU DE FAZER??? Voce AUMENTA SUA MASSA MUSCULAR (ganha músculos) que CONSUMIRÁ MAIS ENERGIA, portanto, fará com que vc queime calorias de forma mais eficaz em REPOUSO. Aproximadamente, 70% do nosso gasto diário acontece EM REPOUSO (trabalhando, lendo, dormindo...)!!!

Link postado pela minha aluna da Bio Ritmo MIRTES MYIUKI KAGOHARA de GRANDE IMPORTANCIA para o nosso diálogo.

Matéria do Jornal Hoje:


Obrigado Mirtessssss.... =)

Espero que entendam, espero que gostem.

Meu compromisso é com o CONHECIMENTO!!!

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

terça-feira, 1 de junho de 2010

Eficiência e Segurança!


Olá novamente...

Se tem uma coisa que aprendi, nesta trajetória, e que o Prof. Dr. JOSÉ MARIA SANTARÉM resume em 2 palavras é que, QUALQUER PROGRAMA DE TREINAMENTO precisa ser:

EFICIENTE E SEGURO!!!

Uma das melhores coisas que EU FIZ POR MIM até hoje foi me matricular no curso de Pós Graduação do INSTITUTO BIODELTA. Não é propaganda não, juro. Mas se tem alguém que entende de TREINAMENTO DE FORÇA, é o Dr. José Maria Santarém, e grande parte do corpo docente do curso.

Em tempos de TREINAMENTO FUNCIONAL - O DIVISOR DE ÁGUAS, precisamos ter cautela. Eu mesmo (confesso) ja passei pela fase de EMPOLGAÇÃO EXTREMA, e agora me vejo muito mais analítico, cauteloso e o melhor, INFORMADO!

Treinamento Funcional não tem nada de novo!

Deixo aqui algumas sugestões DE AMIGO, DE PROFESSOR, DE ALGUÉM INFORMADO, PREOCUPADO EM ADOTAR UMA CONDUTA DE TRABALHO BASEADA EM EVIDÊNCIA PRÁTICA + EVIDÊNCIA CIENTÍFICA :

- (aos profissionais) Procurem assistir a algumas palestras de um rapaz chamado Julio Cerca Serrão, não sei se ja ouviram falar, ele é pouco conhecido "tadinho"...rs, pois aprenderão informações VALIOSÍSSIMAS!!!

- (aos praticantes) Procurem estabelecimentos SÉRIOS (academias, estúdios de treinamento, clínicas), profissionais informados, curiosos, atualizados (EDUCADORES FÍSICOS, nutricionistas, fisioterapeutas, médicos que SAIBAM o que é exercício), fontes seguras de informação (não as revistas com MODELOS na capa, prometendo dietas milagrosas, ou exercícios salvadores);

Aos professores José Maria Santarém, Julio C. Serrão, Antonio Cesar de Melo, meus eternos cumprimentos e agradecimentos!

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Mais uma vez, meu compromisso é com o conhecimento!!!

Um grande abraço.

Treinamento Funcional / Treinamento Resistido

Fala galera, beleza?

"Ué", Treinamento Funcional e Treinamento Resistido não são a mesma coisa???

Bom, só esclarecendo algumas coisas: o próprio nome do blog é TREINAMENTO RESISTIDO / TREINAMENTO FUNCIONAL. Como se funcional não fosse resistido; como se resistido não fosse funcional...

Como estes conceitos são DIVULGADOS separadamente, preferi também colocar desta forma, mas é óbvio, que, todo treino precisa de RESISTÊNCIA/SOBRECARGA.

Basicamente, vamos adotar que, quando falarmos em Treinamento Resistido pensaremos no treinamento de força convencional, clássico (MUSCULAÇÃO). E quando falarmos em Treinamento Funcional pensaremos nas "novas ferramentas/exercícios" que andam surgindo por aí (pelo menos é o que muitos acreditam).

Daqui pra frente nosso dever será AVALIAR quando?, quem?, onde?, como?, por quê? e pra quê? usaremos uma forma ou a outra de treinar!

Sintam-se em casa; Fiquem a vontade!

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Meu compromisso é com o CONHECIMENTO!