terça-feira, 28 de setembro de 2010

A Composição Corporal 2!

continuando...

Existem alguns métodos de avaliação da COMPOSIÇÃO CORPORAL, classificados como DIRETOS, INDIRETOS E DUPLAMENTE INDIRETOS.
O melhor de todos (DIRETO) seria: Arrancarmos a pele e pesar + arrancarmos os músculos e pesar + pesar os órgãos + pesar a gordura + pesar os ossos. Pronto! ....rs (meio inviável né?)
Ainda assim deveríamos considerar uma margem de erro!

O que eu quero dizer é que, QUALQUER OUTRO MÉTODO DE AVALIAÇÃO deve ser compreendido como ESTIMATIVO (quanto mais indireto, maior a margem de erro).
Nas academias são mais comuns balanças de BIOIMPEDÂNCIA e ADIPÔMETROS.

Existe a BIOIMPEDÂNCIA realizada em laboratório, de forma mais precisa (falaremos mais dela adiante).

Vamos conhecer um pouco mais do tal de IMC (Índice de Massa Corporal). Eu poderia escrever sobre a história do IMC, quando, onde e por que foi criado, mas acreditem: seria perda de tempo.

em frente...

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a tabela de IMC para adultos:


O que não podemos discordar é que ela serve sim para grandes populações,
por ser prática e fácil de ser aplicada.

Lembra que estabelecemos uma relação de LEVE x MAGRO - PESADO x GORDO na postagem inicial??? Então...

Quem lembra deste "rapaz" antes de ser o Conan, Exterminador do Futuro, Júnior (filme onde engravidou....rs), governador da Califórnia, etc, etc, etc.

(PESADO, NÃO GORDO)

Em 1977, Arnold Schwarzenegger tinha 28 anos de idade, 1,88 de altura e pesava 109 kg. De acordo com a tabela de IMC, Arnold era OBESO CLASSE 1, pois se fizermos a conta PESO dividido por sua estatura², teríamos o valor 30,8 como resultado!

Bom... eu estou vendo os músculos na foto. "Tenho a impressão" de que o % de gordura dele deveria ser bem baixo. O que você acha???

Outro exemplo...

Um estudo realizado em grandes agências de modelo tinha como objetivo investigar melhor a saúde das modelos (e tem relação com a nossa discussão). De acordo com o padrão de estatura das modelos x seu peso corporal, o IMC indicava que TODAS estavam abaixo do peso (IMC por volta de 18 ou menor...).

Maaaas, as mesmas modelos, avaliadas em laboratório através de BIOIMPEDÂNCIA mostraram % de gordura ACIMA do considerado saudável (nem preciso falar da massa muscular delas né, não comem...) Portanto, neste caso vemos o exemplo de pessoas LEVES, NÃO MAGRAS!

Coisas que não entendo: QUEM falou que o PESO tem que ser 50kg? (meninas) QUEM falou que a cintura tem que ser 70cm? (meninas) QUEM falou que o braço tem que ter 40cm?????????????????? (meninos)

Meninas (e meninos também, senão vão falar que pego no pé delas....rs)

PAREM DE SE PREOCUPAR COM A BALANÇA, COMO SE FOSSE UMA VERDADE ABSOLUTA!!!

Passem a pensar no % de gordura, e não SÓ NO PESO! Não importa SER PESADO, o importante mesmo é NÃO TER GORDURA!!!

SEJA FELIZ, COMA DE FORMA EQUILIBRADA, TREINE DE FORMA EQUILIBRADA. VIVA DE FORMA EQUILIBRADA!!!

Espero que tenham gostado.

O texto começa em A Composição Corporal

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Até a próxima!
Beijos e abraços,
Carlos Henrique Costa Sapucaia

A Composição Corporal!

Fala galera, beleza?

Enfim... A Composição Corporal!!!

Gostaria de iniciar pedindo desculpas por ter prometido, prometido... pois acabei não conseguindo escrever no prazo que gostaria. Minhas sinceras desculpas!

Ok, vamos lá.

Do termo COMPOSIÇÃO CORPORAL vamos entender que estamos falando DO QUE O CORPO É COMPOSTO ok?
Mais uma vez, tentarei aqui usar uma linguagem simples e de fácil compreensão (sem muitos termos técnicos).

Para entender os "compartimentos" do nosso corpo, foram criados alguns modelos, como por exemplo o MODELO DE 4 COMPARTIMENTOS, dividido da seguinte forma:
. MASSA MUSCULAR;
. MASSA ÓSSEA;
. MASSA ADIPOSA;
. MASSA RESIDUAL ( resíduos ).
* (adicionando PELE temos o modelo de 5 compartimentos)

Hoje em dia, o mais comum é adotar o MODELO DE 2 COMPARTIMENTOS:
. MASSA MAGRA (que compreende basicamente massa muscular + massa óssea);
. MASSA GORDA.

Sendo assim . . .


Achei interessante essa breve introdução para que entendamos, DE UMA VEZ POR TODAS, que todos nós somos a soma do PESO dos ossos, PESO dos músculos, PESO da gordura, PESO da pele, PESO dos resíduos...

Vamos adotar aqui, escritor e leitores DESTE blog, que o termo GORDO (A) significa "pessoa com muita GORDURA", e MAGRO(A) "pessoa com pouca GORDURA" ok? (este raciocínio vai nos ajudar, quer ver...)
SER PESADO não necessariamente é SER GORDO, assim como SER LEVE não necessariamente é SER MAGRO!

A figura abaixo fala por si:

(entendem agora?)

A figura deixa claro que os dois indivíduos têm o mesmo PESO, mas, pensando na COMPOSIÇÃO CORPORAL de cada um é nítida a diferença nos "compartimentos" certo???
Portanto, uma pessoa pode SER PESADA COM POUCA GORDURA, assim como pode SER LEVE COM MUITA GORDURA.

A questão de PERDER PESO ou GANHAR PESO deveria ser melhor explicada pelos médicos, por exemplo. Uma pessoa vai ao médico, e de acordo com a necessidade o paciente ouve: "você precisa perder PESO."

Então a pessoa procura uma academia e espera o que? PERDER PESO. E aí começa a nossa dor de cabeça....rs (os professores sabem do que estou falando). Quando uma pessoa faz MUSCULAÇÃO geralmente pode manter seu PESO ou AUMENTAR seu PESO CORPORAL, pois aumenta sua MASSA MUSCULAR, SUA MASSA ÓSSEA e tudo isso PESA!!!

E eu sempre me pergunto: POR QUE VOCÊS (meninas, me desculpem, mas na grande maioria são vocês...) sempre acham que foi a GORDURA que aumentou???

Mais uma vez: Mulher QUER SIM ter músculo e não sabe. Mulher quer coxas firmes, glúteo empinado, costas desenhadas, e isso só é possível com o tônus e enrijecimento da massa muscular somado à redução do % Gordura!

Aproximadamente 90% das pessoas que procuram academia esperam AUMENTAR SUA MASSA MUSCULAR e REDUZIR SEU % de GORDURA!
Pois bem. Para reduzir seu % de Gordura, FAÇA QUALQUER COISA (aulas de ginástica, natação, futebol, vôlei, peteca) + DIETA (comer menos)! PONTO.
Agora, para ganhar massa muscular... FAÇA MUSCULAÇÃO!!!

continua em A Composição Corporal 2

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook: