segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O Aquecimento na Musculação!


Olá, leitores e leitoras,

Em primeiro lugar gostaria muito de AGRADECER AS VISITAS!!!

O blog tem uma número de visitas que varia entre 700 e 900 visitas mensais. Neste mês de novembro, até o momento, foram registradas 1579 visitas. Bem acima da média dos outros meses. O troféu abaixo é minha homenagem a TODOS VOCÊS!

Muito obrigado a todos!

Pensar que eu tinha o "sonho" de escrever 2 vezes por semana; quase não esta sobrando tempo pra escrever 1 vez por mês...

Desculpem a ausência, e vamos ao que interessa.

AQUECER antes de realizar nossas atividades físicas / exercícios físicos é importante???

Éééééé!!!

Por quê? Pra quê? COMO? Onde? Quando? E se não aquecer?

Quando falamos do ALONGAMENTO na postagem anterior concluímos que você PODE SE ALONGAR, mas que você NÃO PRECISA SE ALONGAR lembram???

No caso do AQUECIMENTO, "sugere-se" que o indivíduo realize algum tipo, mas não há estudos comprovando, afirmando que a FALTA DO AQUECIMENTO PROVOCA LESÕES, ou que a PRESENÇA DO AQUECIMENTO EVITA LESÕES. O que a PRÁTICA nos diz, durante anos é que É INTERESSANTE que façamos um aquecimento, porém de uma forma adequada à atividade que será realizada. Mais uma vez, dividirei com vocês uma informação valiosíssima que aprendi em aulas da pós graduação na qual estou matriculado, estudando e ORGULHOSÍSSIMO em fazer parte:

"O MELHOR AQUECIMENTO QUE EXISTE É: A PRÓPRIA ATIVIDADE REALIZADA DE FORMA SUAVE!"

Para ilustrar, vamos imaginar alguns exemplos:

. Jogadores de futebol se aquecem antes do jogo trocando passes uns com os outros, chutando (de forma leve) bolas ao gol para que o goleiro se aqueça (agarrando sem dificuldade. ou seja, realizando sua atividade principal de forma suave), jogando o popular "bobinho", onde um jogador tenta roubar a bola dos demais, etc...

. Jogadores de vôlei trocam cortadas (não tão fortes) enquanto outros fazem recepções (manchetes), trocam passes uns com os outros, levantadores se aquecem realizando seus movimentos prioritários para o jogo, etc...

Então POR QUE (meu Deus) praticantes de MUSCULAÇÃO se aquecem na Esteira, Bicicleta ou Elíptico ???

Como o blog trata de TREINAMENTO RESISTIDO (popular MUSCULAÇÃO), daremos ênfase nesta atividade tudo bem?

Tanto Alongamentos quanto Exercícios Aeróbios são utilizados pela maioria das pessoas e indicados por muitos profissionais com a finalidade de "aquecer" o aluno para praticar musculação. Pode até fazer, não tem problema. Desde que, ao iniciar os exercícios (seja ele qual for) comece de forma LEVE (ou seja, na minha opinião perdeu tempo, ja que vai ter que começar leve de qualquer jeito...). Começar leve prepara de forma segura MÚSCULOS e ARTICULAÇÕES para o programa de treinamento. É o que chamamos de AQUECIMENTO LOCAL.

Na figura acima, usei o exemplo de "Caminhar na esteira" para fazer um exercício prioritariamente de Peitorais, que enfatiza o trabalho MUSCULAR E ARTICULAR dos Membros Superiores (braços e antebraços, punhos, cotovelos e ombros).

Mesmo que o exercício fosse para Membros Inferiores (coxas e pernas, tornozelos, joelhos e quadril) os equipamentos como esteira e bicicleta NÃO PREPARAM OS MÚSCULOS E ARTICULAÇÕES DOS MEMBROS INFERIORES DE FORMA EFETIVA PARA O TRABALHO INTENSO DOS EXERCÍCIOS COM PESOS!!!

Muitas vezes, na academia, nos deparamos com pessoas apressadas, com o tempo curto, querendo tirar o melhor proveito da prática de exercícios. Para que esta pessoa aproveite O MÁXIMO deste tempo, precisamos torná-lo eficiente, e na medida do possível, "cortar" os excessos (detalhes dispensáveis; etapas que não farão falta se não estiverem no programa de treinamento).

Recado que quero deixar:

AQUECIMENTO NA MUSCULAÇÃO É O PRÓPRIO EXERCÍCIO, DESDE QUE VOCÊ COMECE SEU TREINO COM PESOS LEVES, INDEPENDENTE DO GRUPO MUSCULAR!!!

Principalmente se você estiver com pressa, com pouco tempo para treinar. Vocês vão perder "5" minutos andando na esteira para treinar COSTAS e BÍCEPS??? Vocês vão alongar mais "5" minutos os BRAÇOS para fazer exercícios para as COXAS???

Podem fazer. PODEM FAZER! Desde que saibam que seus músculos e articulações não estarão preparados para a sobrecarga do treinamento intenso. Terão que começar com PESOS LEVES de qualquer jeito...

Espero que estejam CHEIOS DE DÚVIDAS (como eu estou)! Porque se tivermos apenas CERTEZAS, a busca acabou...

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Grande abraço a todos e todas!

Meu compromisso é com o conhecimento.