quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

BOLA DE PILATES ? ? ?


Olá leitores (as),

Antes de iniciar, peço desculpas por esta postagem não tratar DIRETAMENTE de Treinamento Resistido, ou Treinamento Funcional. São os principais assuntos do blog, e tento ressaltar isso sempre.

Maaaass, também entendo que, esta página é, acima de tudo, INFORMATIVA, e passei a encarar o meu blog como PONTE DE LIGAÇÃO que minimiza o ABISMO existente entre o conhecimento produzido nas universidades e pesquisas científicas com a prática do dia-a-dia. Com o tempo, o blog acabou se tornando uma fonte de informação (PRINCIPALMENTE) dos PRATICANTES/CURIOSOS, com vontade/necessidade de melhorar e aprimorar suas práticas, pelo fato de conter linguagem simples, de fácil compreensão, sem muitos termos técnicos.

Pois bem, retratação feita (rs...) vamos ao fato:

Que bola é esta???

(você que respondeu que É DO PILAAAATESSS, respondeu errado...)

NÃO! ESSA BOLA NÃO É DO PILATES!!!

(apenas dois dedos de história; profissionais diretamente ligados à prática, me desculpem a pobreza de detalhes...)
Com o objetivo de fortalecimento do centro do corpo (os músculos estabilizadores do tronco) Joseph Humbertus Pilates desenvolveu EXERCÍCIOS E EQUIPAMENTOS que geravam determinada instabilidade ao paciente, com isso o fortalecimento de braços e pernas onde pessoas "debilitadas" podiam se exercitar em situação delicada, melhorando gradativamente sua autonomia para realizar movimentos mais independentes. Pilates faleceu em 1967.

Em outro canto (Itália, 1963) nascia BOLA SUIÇA, chamada inicialmente de "PEZZI BOLA" criada por Aquilino Cosani, fabricante italiano de plásticos. Calma, calma, vocês devem estar pensando "bola suiça, criada na Itália???". As bolas foram utilizadas pela primeira vez em programas de tratamento de recém-nascidos e lactentes por Mary Quinton, uma fisioterapeuta britânica que trabalhava na Suíça. Mais tarde, a Dra. Susanne Klein-Vogelbach, diretora da Escola da Fisioterapia em Basileia, Suíça, integrou o uso da Bola Suíça como terapia para o desenvolvimento de tratamento neurológico.

Resumindo, Joseph Humbertus Pilates "PROVAVELMENTE" nunca nem sentou nesta bola, nem deitou com a "barriga" na bola, nem deitou no chão com os pés em cima da bola, porém...

Lembram que eu escrevi que Pilates criou exercícios e equipamentos que geravam DETERMINADA INSTABILIDADE???
É isso que justifica o uso da bola!!! E é por isso que a BOLA SUIÇA É USADA COMO FERRAMENTA para realizar alguns exercícios desenvolvidos por Pilates.

Quando se é dono de academia, é necessário fazer algumas escolhas: ou monta-se um ESTUDIO COM EQUIPAMENTOS DE PILATES, ou compra-se BOLAS SUIÇAS para aulas em grupo, com exercícios do método.

"Não estou aqui discutindo qual é melhor ou pior, mesmo porque ja realizei ÓTIMAS aulas de Pilates com bolas, e também ja fiz ÓTIMAS aulas em estudio, com profissionais extremamente competentes e atenciosos"

Dito isso, a BOLA SUIÇA, FITBALL, BIOBALL (hoje em dia são vários os nomes) é UMA FERRAMENTA para exercícios de Pilates, Treinamento Funcional, Ginástica em grupo, Fisioterapia, etc, etc, etc...



Mais uma vez, espero que tenham gostado, de verdade. Quando falo que esse blog SÓ existe por causa de vocês, leitores (professores, colegas de trabalho, alunos, fisioterapeutas, nutricionistas, curiosos, médicos...) falo de coração.

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Beijos e abraços.

Até a próxima leitura.