quarta-feira, 23 de março de 2011

A Definição Muscular (Como e Pra que?)


Falaremos agora de DEFINIÇÃO MUSCULAR!!!

(como adquirir um corpo definido e qual a importância disso)


E a primeira pergunta que devemos fazer é:
EXISTE TREINO PARA DEFINIÇÃO MUSCULAR???

nããããooo...pelo menos NÃO NA ACADEMIA!
Chamamos de Definição Muscular o fato de "visualizar" o contorno, o desenho dos músculos no corpo. Um CORPO DEFINIDO é aquele que enxergamos cada grupo muscular e a distinção entre esses grupos, onde termina um grupo e começa outro.

Pois bem, COMO isso é possível?

Como aprendemos, juntos, uma vez aqui no blog, no nosso corpo estão distribuídas a GORDURA SUBCUTÂNEA (que esta embaixo da pele) e GORDURA VISCERAL (atrás da musculatura abdominal, entre as vísceras).

Para entender um pouco mais, visualize a postagem A INDESEJÁVEL BARRIGUINHA de 11/JUL/2010

"A Definição Muscular é EXTREMAMENTE DEPENDENTE da REDUÇÃO/DIMINUIÇÃO desta GORDURA SUBCUTÂNEA (embaixo da pele) pois a pele "se aproxima" do músculo e dessa forma conseguimos "ver" o contorno dos músculos!"

Devo reconhecer que, há algum tempo atrás eu (desinformado, iniciante) acreditava que SIM!!! Que eu poderia elaborar um "treino de definição" para alguém, mas com o passar do tempo estudei, estudei, estudei, pratiquei, pratiquei, estudei um pouco mais e DESCOBRI que o TREINO DE DEFINIÇÃO MUSCULAR não é feito na academia. Maaas, o treino na academia contribui SIM, de forma positiva, para a Definição Muscular devido ao gasto calórico proveniente da atividade física, e pela manutenção (ou ganho ) da massa muscular.

Quando digo que o TREINO DE DEFINIÇÃO "NÃO" é feito na academia, é porque quero dizer que É FUNDAMENTAL controlar a alimentação, sem ficar horas e horas sem comer, para manter a glicemia (nível de açúcar no sangue) em níveis favoráveis à queima de gordura, ou seja, é interessante que não deixemos nossa glicemia cair para que o corpo CONTINUE usando gordura como energia em repouso (dormindo, traballhando, lendo, vendo tv, escrevendo no blog...) e para que o corpo PRESERVE massa muscular (que consome essa energia).

Aprendi uma lição, entendi o "porquê" e gostaria de compartilhar com todos vocês a informação abaixo:

"Musculação É Hipertrofia!!!
Seja o treino realizado com 5 repetições ou 20 repetições!"

E por que isso é importante para a minha vida diária???

A nossa Massa Muscular é CONSUMIDORA de energia.
Quanto maior meu músculo, maior A QUEIMA DE CALORIAS em repouso.
Vale lembrar que 70% do nosso gasto energético diário é obtido em repouso.

Portanto, um corpo definido é um corpo com % DE GORDURA BAIXO!!! O fato de ter baixos níveis de gordura é interessante por evitar uma série de problemas de caráter metabólico e doenças crônico-degenerativas. Controlar os níveis de triglicérides e colesterol é extremamente importante para a saúde do METABOLISMO do nosso organismo.

E destacando novamente, pode ser por estética também, e daí? Sentir-se bonito (a) faz bem para a auto-estima, portanto, faz bem para a SAÚDE PSICOLÓGICA!


SAÚDE PESSOAL. SAÚDE!!!

Espero que tenham gostado TAMBÉM desta postagem. Demorou, mas saiu...
Entenda também A HIPERTROFIA MUSCULAR (como e pra quê)

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Um grande abraço a todos!
Carlos Henrique Costa Sapucaia

segunda-feira, 14 de março de 2011

A Hipertrofia Muscular (Como e Pra que?)


Olá leitores e leitoras, educadores físicos, praticantes de exercícios físicos, nutricionistas, fisioterapeutas, médicos e demais profissionais que aqui estão, interessados no assunto:

SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!

No ambiente de academia, principalmente no momento da AVALIAÇÃO FÍSICA, é comum o aluno/cliente pedir um programa de treinamento que lhe proporcione HIPERTROFIA MUSCULAR ou DEFINIÇÃO MUSCULAR.

A idéia NESTA POSTAGEM é de entendermos COMO acontece e PRA QUE ter HIPERTROFIA MUSCULAR e posteriormente farei uma nova postagem para entendermos a DEFINIÇÃO MUSCULAR, também COMO e PRA QUE (garanto que não é só por estética...)

Sem muitos termos técnicos, sem palavras "difíceis" e com uma leitura leve e de fácil compreensão tentarei explicar O QUE É HIPERTROFIA MUSCULAR e qual sua importância para nossa vida.

(vale lembrar que A MAIOR PARTE DAS VISITAS provém de praticantes, e não de profissionais ou estudiosos do TREINAMENTO RESISTIDO)

Hipertrofia Muscular, basicamente, é o AUMENTO DA FIBRA (CÉLULA) MUSCULAR.

O indivíduo tinha o músculo de determinado tamanho, então ele passa a treinar FORÇA. Com as repetidas contrações e alongamentos do músculo este músculo fica em situação de "desgaste". Esse "desgaste" (que deve ser benéfico...) fará com que o músculo se reconstrua posteriormente, desde que o indivíduo DESCANSE ADEQUADAMENTE e SE ALIMENTE ADEQUADAMENTE - para melhor entendimento visualize as postagens GANHO DE MASSA MUSCULAR 1 e 2. de AGO/2010 . Assim, acontecerá a tão desejada HIPERTROFIA MUSCULAR!

Pois bem, visualizaram a postagem???
Sendo assim, vejamos a figura abaixo...


Portanto, TREINAR SEU MÚSCULO, dia após dia, fará com que ele AUMENTE DE TAMANHO, desde que o indivíduo DESCANSE ADEQUADAMENTE e SE ALIMENTE ADEQUEDAMENTE.

Mas aí, surgem algumas dúvidas do tipo:
QUAL O LIMITE DESTE AUMENTO??? e

POR QUE uns "AUMENTAM" MAIS e MAIS RÁPIDO que outros???

a resposta é:

G E N É T I C A

Existe uma substância chamada MIOSTATINA, presente em TODOS NÓS que limita GENÉTICAMENTE o quanto evoluiremos ou não. Alguns possuem MAIS dessa substância (por isso crescem menos), outros possuem MENOS (por isso crescem mais). Espero que tenha conseguido, em parte, explicar COMO acontece a hipertrofia...
E por que isso é importante para a minha vida diária???

Infelizmente, quando a GRANDE MAIORIA DAS PESSOAS ouve a palavra Hipertrofia, logo pensa no Campeão do último campeonato de Fisiculturismo, com músculos enormes, como se fosse uma "aberração"... tsc, tsc, tsc. Isso muito me incomoda!

Se os argumentos abaixo não forem IMPORTANTES, não sei o que poderia ser...
  1. Um músculo hipertrofiado é um músculo FORTE, portanto estabiliza as articulações, dando segurança aos movimentos, previnindo lesões, diminuindo a dor, ou em alguns casos, curando esta dor;
  2. Um músculo hipertrofiado é um músculo ELÁSTICO, portanto aumenta a flexibilidade e mantém as AMPLITUDES DE MOVIMENTO adequadas para as atividades da vida diária (tirar o sapato, tirar as meias, desabotoar o sutiã sozinha, secar-se sozinho (a) após o banho);
  3. Um músculo hipertrofiado é um músculo RESISTENTE, portanto é capaz de prolongar esforços (caminhadas, corridas, passeios, carregar o filho, ou neto, no colo) sem que o CORAÇÃO precise trabalhar demais, dessa forma, protege o CORAÇÃO e previne eventos cardiovasculares (falaremos de SAÚDE CARDIOVASCULAR no próximo mês);
  4. O músculo É CONSUMIDOR DE CALORIAS, e quando hipertrofiado passa a consumir MAIS CALORIAS mesmo em repouso, equilibrando o metabolismo e tornando o ambiente hormonal favorável à queima de gordura.
Podemos considerar que SÓ por isso, é importante ter hipertrofia???

Ah, pode ser por estética também, e daí. Sentir-se bonito (a) faz bem para a auto-estima, portanto, faz bem para a SAÚDE PSICOLÓGICA!

SAÚDE PESSOAL. SAÚDE!!!

Espero que tenham gostado.
Leiam também sobre a DEFINIÇÃO MUSCULAR (como e pra que?)


Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:
Um grande abraço a todos!