sábado, 23 de julho de 2011

Roube Sete Segredos Masculinos Na Academia e Melhore Seu Desemepenho!!!


Olá leitores e leitoras, como estão?

Nesta postagem aproveitarei o espaço para dividir com vocês um fato ocorrido neste mês de JULHO/2011 (fato este que espero muito que se repita por mais e mais vezes...).

Neste mês, tive a oportunidade de ser entrevistado pelo site MINHA VIDA para falar sobre "diferenças nos treinos de homens e mulheres", o que gerou a matéria "ROUBE SETE SEGREDOS MASCULINOS NA ACADEMIA E MELHORE SEU DESEMPENHO".

Abaixo, a entrevista na íntegra e alguns dos sites nos quais ela foi compartilhada, incluindo o PORTAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA!

Aproveito para agradecer a minha Amiga (de muitos e muitos anos, desde a época que nem faculdade fazíamos...rs) jornalista Eloyd Augusto, pela indicação à entrevista.
E também à jornalista Ana Paula Araújo, pela excelente condução do texto.

Meninas: MUSCULAÇÃO!!!




Para o site MINHA VIDA | www.minhavida.com.br

Para o Portal da Educação Física | www.educacaofisica.com.br

O site MINHA VIDA é hospedado em alguns outros sites como R7, UOL, MSN e YAHOO, onde a entrevista pode ser encontrada. Fora isso, a entrevista foi publicada em fóruns de sites como HIPERTROFIA.ORG, EQUIPAMENTOS ATHLETIC, entre outros sites.


A facilidade com que os homens conseguem resultados na academia faz com que algumas mulheres se perguntem: por que não é assim comigo? Apontamos um culpado - a testosterona. Carlos Henrique Sapucaia, personal trainer da Bio Ritmo Academia e Instrutor de Atividades Físicas do SESC Belenzinho, de São Paulo, explica que esse hormônio é responsável pela recuperação das microlesões causadas pela musculação, e é justamente essa recuperação que leva ao aumento da massa muscular. Logo, quanto menor a quantidade de testosterona, menor a recuperação e menor o aumento de massa.

Além desse fator, as mulheres ainda devem se preocupar com outra coisa: a perda óssea - depois da menopausa, há a perda de 3% da densidade óssea ao ano, prejuízo que pode ser amenizado com a malhação. O personal trainer Carlos Henrique Sapucaia explica que malhando, nós criamos uma espécie de "poupança" de ossos, que serão gastos na velhice, prevenindo a osteoporose e osteopenia.

Mas a vantagem biológica não é a única responsável pelo melhor desempenho deles. Repare: homens e mulheres têm hábitos distintos na academia. Por isso, confira alguns segredinhos que é possível roubar dos homens sem vergonha alguma:

Considere a musculação
Não adianta torcer o nariz. Embora os queridinhos de muitas mulheres sejam os exercícios aeróbicos - que de fato possuem importante papel no emagrecimento -, a musculação oferece gasto calórico ainda maior. Em atividades como esteira, jumping e step, você só gasta calorias durante a atividade. Já na musculação, o corpo continua queimando-as mesmo depois. O personal trainer Carlos Henrique conta que, para recuperar as microlesões causadas pela musculação e, consequentemente, aumentar a massa muscular, o corpo acaba gastando calorias enquanto você repousa.


Não tenha medo da dor
Pegar mais peso pode ser sinônimo de dores no dia seguinte e, por isso, você se arrepia só de pensar em aumentar essa carga? Esqueça isso! Se você fugir sempre da dor, o treino acaba ficando leve demais, sem novidades e sem resultados. Carlos Henrique diz que talvez seja esse o motivo de tantas mulheres acharem os treinos de musculação tão entediantes. "Geralmente, o homem vai mais além no treino por não ter esse medo, até pela questão do exibicionismo", acrescenta. No entanto, é importante ponderar a intensidade, para que não haja exageros.

Treine em dupla
Na academia, é difícil encontrar um homem sozinho. Geralmente, eles estão sempre um motivando o outro e alguns, inclusive, combinam de treinar os mesmos grupos musculares no mesmo dia, tudo para contar com a presença do amigo. Isso até pode acontecer por causa do instinto competitivo masculino, mas também tem a ver com a motivação que só um amigo pode dar. Ter alguém ao seu lado, que passe ou tenha passado pelas mesmas dificuldades, ajuda - e muito - a superar desafios, como o medo da dor ou a monotonia. "Treinando em dupla, você tem a confiança do amigo forte, sabe que ele vai te ajudar", lembra o personal trainer Carlos Henrique Sapucaia.

Sue a camisa
Às vezes, o medo de que o suor marque os seios ou os quadris faz com que algumas mulheres peguem mais leve no treino, o que, com certeza, atrapalha na evolução. Aproveite que a academia é um dos lugares onde suar é socialmente aceito e não tenha medo de transpirar!

Alimente-se corretamente
Há mulheres que, no anseio de emagrecer, adotam dietas extremamente restritivas. Com essa atitude, além dos prejuízos para a saúde e o risco de desmaiar durante os exercícios por hipoglicemia, o treino acaba prejudicado.

O corpo precisa de uma alimentação adequada para repor a massa muscular perdida durante a musculação. "Para repor esse desgaste benéfico e não atrapalhar o aumento do músculo, é preciso ingerir proteínas e quantidades de carboidrato adequadas. Caso contrário, só há o desgaste do músculo", explica o personal trainer Carlos Henrique Sapucaia. Trocando em miúdos, malhação sem alimentação adequada, em vez de ajudar, piora.

Muitos homens usam shakes de proteínas para repor a massa perdida, mas a verdade é que isso não é necessário. Basta uma alimentação equilibrada, orientada por um nutricionista, que indique as quantidades necessárias de proteínas e carboidratos para a reconstrução adequada do músculo.

Lembre-se dos membros superiores
O ato de treinar os membros superiores, desde que feito na intensidade correta determinada por um profissional, não te fará ficar com aparência masculina, acredite. "A mulher pode achar que o ombro vai ficar largo, que fazer peitoral influencia nos seios, o braço vai ficar grosso, mão calejada. São mitos que são besteira", garante o professor de Educação Física Eduardo Santarelli.

Perder o preconceito e encarar o treino dos membros superiores te ajuda a queimar mais calorias e, de quebra, fortalecer o famoso "músculo do tchau", o tríceps. O professor lembra que existem treinos com intensidade mais baixa, que irão definir e tornear os membros superiores.

Esqueça um pouco da balança
Emagrecer é ótimo, mas será que ir à academia apenas com esse objetivo ajudará em seu desempenho? O professor de Educação Física Eduardo Santarelli explica que, até mesmo por causa do apelo sexual, homens procuram a musculação com o intuito de definir os músculos. Por isso, eles não costumam ficar satisfeitos quando chegam a determinado ponto - os resultados, na verdade, incentivam a ir mais além. Eduardo conta que pode não acontecer o mesmo com algumas mulheres que, ao emagrecerem, podem não criar novos objetivos, como definir os músculos ou até mesmo manter o peso adquirido. Por isso, não se dê por satisfeita apenas com os quilinhos a menos!

Por Ana Paula de Araújo
______________________________________________________
Espero (mais uma vez) que tenham gostado, afinal, o blog é pra vocês!

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:


Beijos e abraços!

Carlos Henrique Costa Sapucaia