terça-feira, 27 de março de 2012

A Musculação e o Envelhecimento

Olá leitores, leitoras:

Apesar de parecer, esta postagem não é direcionada SOMENTE aos profissionais da saúde que costumam ler o blog (educadores físicos, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, etc...).

Esta postagem é TAMBÉM para os praticantes de exercícios, curiosos, e, neste caso especificamente, para os FILHOS e NETOS de possíveis alunos/clientes/pacientes!

Para esta postagem, eu não pretendia escrever NADA, nem explicar o tema.

Considero muito mais interessante abrir o espaço para que o Dr. José Maria Santarém (pioneiro na divulgação do conceito de MUSCULAÇÃO TERAPÊUTICA, diretor do INSTITUTO BIODELTA) realize esta explicação!


Matérias de TV realizadas no Instituto Biodelta - Espaço dedicado ao estudo, pesquisa e aplicação do Treinamento Resistido - Na Saúde, Na Doença e No Envelhecimento

Musculação na Terceira Idade (Programa Notícias e Mais)




Musculação na Terceira Idade (Programa Fala Sério)



"Nem todos treinarão por definição muscular, emagrecimento ou resultados estéticos. Muitos precisarão treinar para baixar o colesterol, controlar o diabetes, reduzir a pressão arterial, fortalecer o coração, melhorar a respiração ou viver sem dor. Em outras palavras, muitos tentarão APENAS recuperar a AUTONOMIA!"


Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Beijos e abraços,
Carlos Henrique Costa Sapucaia