quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A Musculação e a Hidratação

* Você treinou? Ok;
* Comeu a quantidade adequada dos nutrientes necessários para a sua recuperação? Ok;
* Você dormiu e descansou o suficiente? Ok;
* E Você... bebeu ÁGUA?

Primeiramente, minhas desculpas pela demora com este texto! Encontrei algumas dificuldades em escrever sobre este tema. Encontrei MUITA REFERÊNCIA do assunto "hidratação", mas a grande maioria abordando-o de forma generalizada, para a saúde geral ou exercícios em geral. Queria encontrar textos (confiáveis) que tratassem da MUSCULAÇÃO, especificamente! Consegui, e ao final deste texto, deixarei todas as referências que consultei!


Falar que você precisa se manter hidratado (a) e que a ÁGUA é fundamental para a saúde todo mundo  já sabe (TODO MUNDO JÁ SABE)! Portanto, fiquem calmos: não utilizarei este "tom".

Em uma busca rápida na internet encontraríamos diversos textos ressaltando a importância da água, de se manter hidratado, antes, durante e após um treino, etc, etc, etc. Tentarei (como de costume) focar no Treinamento de Força.

Quem pratica Musculação, procura, PRINCIPALMENTE,
aumento da MASSA MUSCULAR e DEFINIÇÃO MUSCULAR!

No início da postagem fiz uma espécie de check-list para quem quer ganhar massa muscular. Em AGO/2010 escrevi aqui no blog um texto com o título O GANHO DE MASSA MUSCULAR 2, destacando 3 fatores importantes: TREINAR + COMER + DORMIR! Hoje vejo que podia ter adicionado o fator BEBER A QUANTIDADE ADEQUADA DE ÁGUA! Portanto, antes de prosseguirmos, peço que leiam 2 textos:


Leram? Em frente...

Jay Cutler - 4x Mr. Olympia

Na composição do peso de nosso músculo, mais de 70% é ÁGUA! Só com essa informação poderíamos finalizar o assunto e dizer BEBA ÁGUA E BONS TREINOS, certo? Mas vamos conversar um pouco mais.

Na "luta diária" pelo aumento de massa muscular (hipertrofia), definição muscular e emagrecimento observamos que muitas pessoas já sabem que devemos comer quantidades adequadas de PROTEÍNA e CARBOIDRATO, frutas, verduras e legumes! Mas, poucos são os praticantes preocupados, ou informados, sobre a quantidade adequada de água e a importância dessa hidratação para os objetivos citados!

Aproveito para citar mais um estudo de caso, onde, na minha experiência em atendimento a praticantes de musculação, pude constatar o que estou tentando compartilhar!

Certa vez, um cliente me abordou na academia; era uma segunda-feira:
 -"Carlos, não é possível! Sexta-feira eu estava pesando 82kg, aproximadamente. Estou treinando direitinho, comendo bastante, inclusive tentei manter as refeições neste final de semana e agora subi na balança e vi que estou com 80kg. Como é possível?"

NOTA: Existem várias explicações para esta situação, mas comecei a sondar alguns principais motivos, começando pela hidratação:
 -"Como foi seu fim de semana, você costuma ingerir bebida alcoólica? - Sim, fui a um barzinho com alguns amigos no sábado a noite e no domingo à tarde, onde tomamos algumas cervejas! - Você sabe quantos copos d'água você tomou, por dia neste fim de semana? E você tomou água entre alguns copos de cerveja (sabendo que a resposta seria NÃO, raramente alguém faz isso.)? - Não, não tomei enquanto estava no bar e também não lembro de ter tomado muitos copos durante estes dias.".

Comentei, então, que ele pudesse estar desidratado. Expliquei que o álcool presente nas bebidas tendem a inibir a secreção do Hormônio Antidiurético fazendo com que o indivíduo ELIMINE MUITO LÍQUIDO. Sem a devida reposição hídrica, perdemos "peso" por conta da perda de líquidos! Considerando que 70% do músculo é água...

De acordo com algumas fontes confiáveis, é recomendado que um adulto beba uma média 2 L de água / dia (em média, 8 copos médios); baseado nessa informação, recomendei que ele fizesse isso!

Na quarta-feira (2 dias depois) ele comentou que havia recuperado os tais 2 kgs, fazendo com que concluíssemos que, muito provavelmente, essa perda era falta de ÁGUA!

Isso é apenas UM CASO, UMA SITUAÇÃO ISOLADA! Não estou querendo afirmar que ISTO é referência para TODOS OS CASOS PARECIDOS! Como disse, a perda de peso poderia ter várias explicações, mas, felizmente, a ÁGUA resolveu ESTE PROBLEMA, DESTE CASO, DESTE CLIENTE!

O Carboidrato, a Água e o Volume Muscular;
O Sal, a Água e a Definição Muscular

                       Alex dos Anjos
      Campeão Overall NABBA World 2011
Muitas pessoas cometem equívocos quando estão em dieta! Um dos principais erros é "cortar" o carboidrato porque "ouviu falar" que, em excesso, vira gordura! Vira mesmo, se ingerido EM EXCESSO. Ingerir carboidratos (em quantidades adequadas) é fundamental para o ganho de massa muscular / hipertrofia. Músculos são, por natureza, "queimadores de calorias"; músculos maiores, portanto, são  importantes para o emagrecimento, devido ao aumento da Taxa de Metabolismo de Repouso. Além disso, o carboidrato é responsável por manter a ÁGUA dentro da fibra muscular, e se, 70% do músculo é composto por ÁGUA, concluímos que, reduzir o carboidrato consequentemente reduzirá a hidratação muscular;  e diminuindo a hidratação sofreremos uma perda do volume muscular!

Quanto à Definição Muscular, se pudéssemos elencar um inimigo, este seria o Sal!!! Lembrando: chamamos de Definição Muscular o "contorno dos músculos" no corpo. Para que possamos "ver" esse contorno precisamos que  a PELE se aproxime do MÚSCULO, eliminando o que está entre eles: A GORDURA E A ÁGUA SUBCUTÂNEAS! Ingerir sal (sódio) em excesso promove Retenção Hídrica. Ingerir pouca ÁGUA prejudica a diurese (eliminação de líquidos pelo organismo). Assim, temos o PIOR QUADRO POSSÍVEL: Quem bebe pouca água e ingere muito sódio (através do sal de mesa, embutidos, alimentos enlatados, congelados, pizzas, etc...) retém líquidos e certamente NUNCA verá seus músculos (DEFINIÇÃO MUSCULAR ZERO)! Para potencializar a Definição Muscular, devemos, então, procurar o caminho inverso: INGERIR A QUANTIDADE ADEQUADA DE ÁGUA e REDUZIR A INGESTÃO DE SÓDIO; dessa forma teríamos uma diurese eficiente e uma hidratação importante. Cientes de tudo isso, atletas de musculação costumam hidratar-se SEMPRE e reduzir a ingestão do sódio , principalmente, no período próximo aos dias de competição: para manter um ótimo VOLUME MUSCULAR e potencializar a DEFINIÇÃO MUSCULAR!!!

Espero que tenham gostado. Espero ter conseguido desenvolver um bom texto, à altura da expectativa de vocês!!! Abaixo, textos que me ajudaram nesta postagem; LEIAM:

Hidratação e Exercício - Portal RGNutri

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Beijos e Abraços,
Carlos Henrique Costa Sapucaia



domingo, 28 de outubro de 2012

Revista Musculação & Fitness - Edição 90

Olá leitores e leitoras,

Postagem mais do que especial; e também um enorme agradecimento a TODOS OS LEITORES!

Devido ao interesse, confiança e compartilhamento de VOCÊS, o Blog Mexa-se; Cuide-se chegou ao conhecimento do Professor Rodrigo Koprowski (Presidente da Federação Brasileira de Musculação NABBA Brasil) que por sua vez, dividiu o conteúdo com seu pai, o Professor Eugênio Koprowski, editor da Melhor revista do segmento de musculação, a Revista Musculação & Fitness (antiga JMF Brasil - Jornal da Musculação e Fitness). Dentre tantas outras importantes referências, o Sr. Eugênio Koprowski é treinador de atletas Fisiculturistas desde 1963.

Felizmente, os professores Rodrigo e Eugênio gostaram do conteúdo do Blog, e devido a isso, fui convidado a fazer parte do FENOMENAL time de colunistas da Revista Musculação & Fitness. Felicidade enorme combinada com um senso de responsabilidade também. 

Essa conquista é, TAMBÉM, de vocês Leitores e Leitoras do Blog!

Revista Musculação & Fitness - Edição 90


Se você frequenta a academia e tem como objetivo a saúde, o bem estar, uma melhor qualidade de vida, o emagrecimento saudável, o maior conhecimento em nutrição, a prevenção ou o tratamento de doenças e lesões, certamente você olharia para esta capa e NÃO SE INTERESSARIA, por achar que esta revista contém SOMENTE informações para o praticante de Musculação Competitiva (fisiculturista). Mas acredite: ela contém informações para TODOS OS OBJETIVOS CITADOS ACIMA (e TAMBÉM para os fisiculturistas).

Conte com a Revista Musculação & Fitness para obter dicas e informações sobre NUTRIÇÃO e MUSCULAÇÃO (competitiva, terapêutica, estética, para a saúde, qualidade de vida, doenças e envelhecimento). Esta edição tem, pra mim, um valor especial por se tratar da primeira edição com a coluna REFLEXÃO, coluna que desenvolverei tratando de assuntos relacionados aos mitos e inverdades divulgados de forma equivocada sobre o treinamento de força!

A partir de agora, acompanhe meus textos também na revista bimestral Musculação & Fitness, nas bancas ou por assinatura!

Sites para mais informações:


www.nabba.com.br

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Beijos e abraços, 
e mais uma vez, Obrigado a todos (e todas)!

Carlos Henrique Costa Sapucaia