quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Revista Musculação & Fitness - Edição 91

Olá pessoal, tudo bem?

Como sabem, desde OUT-NOV/2012 tenho contribuído para a Revista Musculação & Fitness na coluna REFLEXÃO (Mitos e Inverdades sobre o Treinamento de Força)! 

Como destaquei na postagem de OUT/2012 (clique no link para ler) trata-se de uma enorme satisfação pessoal e conquista coletiva (graças à confiança e divulgação do Blog Mexa-se; Cuide-se! por parte de vocês leitores e praticantes de exercícios/musculação).

A Revista Musculação & Fitness é considerada a melhor revista do segmento pois é editada e idealizada por quem entende do assunto: o professor Eugênio Koprowski, e um MONSTRUOSO TIME de colunistas especialistas, atletas e pesquisadores em treinamento resistido / treinamento de força!

Minha primeira participação foi na edição 90 com o texto "Se Funcional é o que Faz Funcionar..." e nesta edição 91 a gente faz uma Reflexão sobre o "Projeto Verão", esse comportamento ridículo que muitas pessoas insistem em adotar no final de todos os anos e que, infelizmente, grande parte da mídia, DESCOMPROMETIDA COM A VERDADE, insiste em estimular!

Revista Musculação & Fitness - Edição 91


Se você frequenta a academia e tem como objetivo a saúde, o bem estar, uma melhor qualidade de vida, o emagrecimento saudável, o maior conhecimento em nutrição, a prevenção ou o tratamento de doenças e lesões, certamente você olharia para esta capa e NÃO SE INTERESSARIA, por achar que esta revista contém SOMENTE informações para o praticante de Musculação Competitiva (fisiculturista). Mas acredite: ela contém informações para TODOS OS OBJETIVOS CITADOS ACIMA (e TAMBÉM para os fisiculturistas).

Conte com a Revista Musculação & Fitness para obter dicas e informações sobre NUTRIÇÃO e MUSCULAÇÃO (competitiva, terapêutica, estética, para a saúde, qualidade de vida, doenças e envelhecimento).

A partir de agora, acompanhe meus textos também na revista bimestral Musculação & Fitness, nas bancas ou por assinatura!

Sites para mais informações:


www.nabba.com.br

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Beijos e abraços, 
e mais uma vez, Obrigado a todos (e todas)!

Carlos Henrique Costa Sapucaia

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A Musculação e a Hipertensão Arterial Sistêmica

Olá leitores e leitoras, como estão?

Por se tratar da primeira postagem do ano, aproveito para desejar um ótimo início de 2013 a todos e dizer que poderão continuar contando com o Blog Mexa-se; Cuide-se! para consultar informações relacionadas ao treinamento resistido (MUSCULAÇÃO) direcionado às situações de saúde, qualidade de vida, doenças e envelhecimento. Assim, espero também continuar contando com a regular visita de vocês ao espaço, e, principalmente, contando com a divulgação e compartilhamento (sim: vamos fazer com que este tipo de informação chegue o mais longe possível e a um maior número de profissionais possível).
É "grátis" mesmo...

Escolhi falar sobre hipertensão por alguns motivos, mas o principal deles é porque foi o tema da minha monografia da pós graduação do Instituto Biodelta (O TREINAMENTO RESISTIDO E SEUS EFEITOS NA PRESSÃO ARTERIAL). Portanto, utilizarei MUITA informação contida nesta pesquisa e revisão que realizei junto com meu colega de estudos, o professor Adílson Augusto de Andrade.

NOTA: Sabemos do UNIVERSO de informações que cercam o assunto Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Praticamente poderíamos dedicar um blog inteiro para este tema (e existem ótimos sites que tratam somente deste assunto). Seria pretensão demais da minha parte querer resumir este assunto em uma única postagem. Portanto, quero deixar claro que tentarei APENAS trazer algumas informações relacionadas ao TRATAMENTO E PREVENÇÃO desta doença com EXERCÍCIOS FÍSICOS (no caso, exercícios AERÓBIO e RESISTIDO). Alguns detalhes importantíssimos (como a Nutrição, por exemplo) não serão abordados.

*Não deixe de assistir ao vídeo anexo no final desta postagem falando sobre  SAÚDE DO CORAÇÃO no Programa SEM CENSURA da TV Brasil onde o professor Dr. Milton Rocha de Moraes explica detalhes de seu estudo realizado com pacientes hipertensos que realizaram APENAS exercício de força como conduta terapêutica!

Lembrando que o espaço é visualizado por um público diverso (e não somente por educadores físicos e profissionais da saúde) tentarei explicar de forma didática muitos detalhes técnicos, para que praticantes e leigos consigam entender o recado!

Chamamos de PRESSÃO ARTERIAL a força que o sangue exerce contra as paredes internas da artéria, após a contração do músculo cardíaco! Ao mensurarmos os valores desta força chegamos às definições de pressão NORMAL, ALTA ou BAIXA. Para a melhor compreensão da leitura dos valores da pressão arterial, precisamos conhecer os nomes que utilizamos para as contrações realizadas pelo coração: SÍSTOLE: conhecida como valor de pressão arterial máxima, quando os "ventrículos se contraem", bombeando o sangue para o corpo;  DIÁSTOLE: conhecida como valor de pressão arterial mínima, quando os "ventrículos relaxam" recebendo sangue dos "átrios". Sem nos aprofundarmos em detalhes técnicos, é considerada "NORMAL" a pressão arterial com valores de 120 mmHg (para a sístole) x 80 mmHg (para a diástole): a popular medida 12 por 8! Considerando as atuais diretrizes brasileiras, é definido como HIPERTENSO o indivíduo que, após todos os procedimentos de avaliação da pressão arterial (veremos todos os detalhes no vídeo ao final da postagem, com o professor MILTON ROCHA DE MORAES) apresentar pressão arterial de 140 mmHg x 90 mmHg (14 por 9).

Enfim, temos o diagnóstico de PACIENTE HIPERTENSO em mãos!!!
O que fazer?
Trechos de minha monografia:
- "(...)De acordo com uma recente pesquisa do Ministério da Saúde, a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010. Segundo BATAGGIN et al. (2010) a doença é considerada, atualmente, o primeiro fator de risco modificável causador de morbimortalidade por doença cardiovascular em todo o mundo(...)."

- "(...)Durante muitos anos, o exercício aeróbio foi estudado como ferramenta não farmacológica para o tratamento da HAS. Devido ao grande número de estudos realizados, protocolos de aplicação bem estabelecidos e resultados mais conclusivos, observamos em nossa revisão que o exercício aeróbio tem sido utilizado com maior freqüência no tratamento desta patologia. Estudos recentes têm mostrado interesse dos pesquisadores no exercício resistido como ferramenta para o mesmo propósito. Neste campo de pesquisa, verificamos que ainda existem controvérsias nos estudos encontrados e atribuímos essas controvérsias à carência de padronização dos protocolos de conduta, onde os parâmetros de volume, intensidade, séries, repetições, intervalos de descanso ainda não estão bem definidos para que a classe médica oriente este tipo de exercício como ferramenta não farmacológica do tratamento da HAS(...)."

- "(...)Sabemos que doenças cardiovasculares oferecem grandes riscos à saúde. Dentre estas doenças, a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um dos principais problemas que acomete a população brasileira, como cita ROMERO et. al (2005). Estima-se que cerca de 15 a 20 % da população adulta do país possa ser diagnosticada como hipertensa e que a hipertensão é responsável pelos principais fatores de risco de morbidade e mortalidade cardiovascular, segundo dados do III Consenso Brasileiro de Hipertensão Arterial. Perante esta realidade, profissionais da área da saúde têm buscado meios e métodos de prevenção e tratamento da HAS que sejam seguros e eficientes. Para tanto, pesquisadores têm utilizado duas importantes ferramentas de estudo para agregar valor aos programas de reabilitação cardíaca: submeter os indivíduos a exercícios com característica aeróbia e exercícios com pesos, também chamados de exercícios resistidos(...)."

Os Exercícios: Aeróbios x Resistidos (Musculação)

Como vimos em um dos trechos acima, atualmente a intervenção terapêutica com o exercício aeróbio é considerada mais segura e eficaz para o tratamento da HAS. Como vimos também, cresce, a cada dia, o interesse e a produção de estudos científicos acerca dos exercícios de força. Sabemos que, durante QUALQUER exercício físico, seja ele aeróbio ou não, nossa frequência cardíaca (F.C.) sobe, assim como a nossa pressão arterial (P.A.) também. Para a nossa discussão e compreensão dos fatos, se faz importante o conhecimento de um parâmetro de segurança cardiovascular chamado DUPLO-PRODUTO! O DUPLO-PRODUTO é o produto do aumento da F.C. pelo aumento da Pressão Arterial SISTÓLICA! Nos exercícios resistidos, o DUPLO-PRODUTO é menor, e entenderemos porque nas próximas linhas!
Nos exercícios aeróbios a F.C. sobe e se mantém alta (pela característica contínua da atividade); sobe também a pressão arterial SISTÓLICA (a chamada máxima) mas a DIASTÓLICA não sobe tanto. Já no exercício de força, os valores de F.C. e pressão arterial sistólica sobem, mas a F.C. sobe menos (comparado ao exercício aeróbio), e esses valores caem durante as pausas na realização do exercício (característica de trabalho/descanso da atividade - menor duplo-produto - maior segurança cardiovascular). O aumento da pressão arterial DIASTÓLICA é maior do que no exercícios aeróbios, outro fator importante para a saúde cardiovascular devido ao maior fluxo sanguíneo nas CORONÁRIAS (artérias responsáveis por irrigar o músculo cardíaco). Não escrevo tudo isso porque GOSTO MUITO de musculação (e gosto mesmo). Não estou inventando estas informações. Elas podem ser confirmadas, por exemplo, no artigo de revisão realizado em 2008 pelos professores José Maria Santarém (Fisiatra e Reumatologista; Doutor em medicina pela USP), Lucas Caseri Câmara (Médico Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido: Na Saúde, Na Doença e no Envelhecimento pela FMUSP) e Wilson Jacob Filho (Geriatra; Livre Docente da FMUSP) com o título ATUALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS RESISTIDOS POR INDIVÍDUOS IDOSOS (capítulo SEGURANÇA HEMODINÂMICA)!

Aproveitando, sugiro a leitura de um texto que escrevi em ABR/2011 aqui no blog com o título A Musculação e a Saúde do Coração (clique no link para ler).

E para finalizar, peço que assistam o vídeo do programa Sem Censura da TV Brasil com o tema SAÚDE DO CORAÇÃO onde diversos especialistas dão seu parecer sobre suas atividades (pilates, dança, tai chi chuan, etc...). Todos os especialistas falam sobre o assunto, mas (vocês concordarão comigo) o professor Milton Rocha de Moraes é o profissional que fala com maior propriedade. O tempo de aparição do professor é: 16'23" ao 30'30" mas ASSISTAM AO VÍDEO INTEIRO (se puderem). Há também outros profissionais no vídeo que valem a pena serem ouvidos: Jorge Veloso (gari e fisiculturista categoria Master); Paula Roquetti Fernandes (diretora executiva do Centro de Exercício e Avaliação Física); Patrícia Oliveira (cardiologista do InCor). Divirtam-se!

A Saúde do Coração - Sem Censura / TV Brasil

Vídeo - Aula; Dr. José Maria Santarém:
Estudo Prospectivo da Força Muscular e Mortalidade por todas as Causas em Homens com Hipertensão Arterial - Enrique G. Artero, Steven N. Blair, et al Journal of the American College of CardiologyVol. 57, No. 18, 2011
Comentários: Dr. José Maria Santarém

Referências contidas nas citações da minha monografia que apareceram nesta postagem:
BATTAGIN, A. M. et al. Resposta Pressórica após Exercício Resistido de Diferentes Segmentos Corporais em Hipertensos. Arquivo Brasileiro de Cardiologia, vol.95 n.3, PP. 405-411, 2010.

CÂMARA L. C.; SANTARÉM J. M.; FILHO W. J. Atualização de conhecimentos sobre a prática de exercícios resistidos por indivíduos idosos. Acta Fisiatr. 15(4): 257 – 262. 2008.

ROMERO, F. G.; CAPERUTO, E. C.; COSTA ROSA, L. F. B. P. Efeitos de diferentes métodos de exercícios resistidos sobre o comportamento hemodinâmico. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, vol.13, n.3, pp. 43-50, 2005.

Espero que tenham gostado do assunto, espero que tenham gostado do texto!
Se gostou, COMPARTILHE, ESPALHE, DIVULGUE! Se não gostou, FAÇA ISSO TAMBÉM! Mostre a outras pessoas que CONCORDAM COM VOCÊ! Para ELOGIAR JUNTO, OU CRITICAR JUNTO! Faça com que outras pessoas conheçam o Blog Mexa-se; Cuide-se!

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:


Beijos e abraços,
Carlos Henrique Costa Sapucaia