sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Glúteos: Além da Estética

Olá leitores e leitoras, tudo bem?

Quando falamos em GLÚTEOS, a maioria das pessoas imagina somente o Glúteo Máximo e normalmente a discussão gira em torno da Estética (bonito ou feio, grande ou pequeno, etc.). O Grupo Muscular Glúteo é formado pelo glúteo máximo (maior e mais famoso), glúteo médio e glúteo mínimo (mais profundo, músculo interno). Neste texto vamos enfatizar a FUNÇÃO ESTABILIZADORA deste grupo muscular, a importância de treiná-lo e torná-lo FORTE (para mulheres E para homens) e também como treiná-lo (e como não perder tempo achando que está treinando-o).

O Grupo Muscular Glúteo (clique na imagem para ampliá-la)

Pensar de forma evolutiva nos ajuda a compreender muitas coisas (isso sempre me ajudou, desde as primeiras aulas de anatomia na faculdade). Temos os músculos que temos porque Precisamos. Nossos músculos estão onde estão e são do jeito que são porque Somos do jeito que somos e fazemos as coisas (movimentos) que fazemos com o corpo.

Explico: Somos bípedes! Nos tornamos bípedes com o tempo e agora precisamos ajustar um par de pernas em cima de tornozelos, equilibrar um tronco (com braços) em cima das pernas e equilibrar uma cabeça (pesada) em cima do tronco.

Nosso glúteo É do jeito que é porque ESTÁ onde está: em cima das pernas (das coxas) e embaixo do tronco. Tem uma função importantíssima: está ali estabilizando e possibilitando nossa marcha; é estimulado quando agachamos (aliás é quando mais funciona), quando levantamos e (de forma estabilizadora) funciona quando andamos. Uma de suas funções é ESTENDER O QUADRIL. A outra, ESTABILIZÁ-LO quando o corpo está em movimento.

Portanto, pessoas normais (e atletas profissionais) que correm, pedalam, nadam, jogam futebol, dançam, jogam basquete, vôlei, tênis, que escalam montanhas; ou pessoas que cuidam da casa, vão ao mercado, à feira, ao shopping, ao parque, que brincam com os filhos ou netos em casa, PRECISAM DE GLÚTEOS FORTES para as suas atividades!!! Precisam de glúteos fortes para Viver.

E...
Como Treinar os glúteos???
Geralmente, homens não pedem exercícios para glúteos na academia (mas treinam sem saber). Geralmente, mulheres pedem exercícios para glúteos (mas não treinam, sem saber). Vamos entender: Como supracitado, o glúteo "é estimulado quando agachamos (aliás é quando mais funciona), quando levantamos e (de forma estabilizadora) funciona quando andamos. Uma de suas funções é ESTENDER O QUADRIL. A outra, ESTABILIZÁ-LO quando o corpo está em movimento".

Isso acontece, principalmente, quando fazemos força com as coxas empurrando o corpo para cima contra o chão e quando realizamos o levantamento de um peso qualquer do chão. Para entender, visualize os exercícios Agachamento, Leg Press, Levantamento Terra, Afundo e Stiff nas imagens abaixo:

clique nas imagens para ampliá-las

É assim que se treina os glúteos!!!
Fique tranquilo (a), se você não sentir na hora, com certeza vai sentir depois...

Alguns homens (que ainda não aprenderam a levar o treino a sério) apresentam certa resistência em realizar exercícios para membros inferiores. Quando, por milagre, fazem estes exercícios, tendem a fazer o mínimo possível (leg press, agachamento e olhe lá...). Nem tente colocar exercícios como glúteo 4 apoios, cadeiras adutora e abdutora numa ficha masculina, os caras não vão fazer. Mas, alguns fazem LEG PRESS e AGACHAMENTO. Que bom que fazem, temos o problema "glúteos" resolvido (por isso falei que não pedem mas treinam-no sem saber).

Mulheres (muitas, não todas) apresentam certa resistência ao Agachamento... Têm vergonha de fazer Stiff. Não suportam a ideia de segurar uma barra pesada para realizar um Levantamento Terra (raramente vi isso acontecer). Afundo às vezes fazem, mas só no Smith Machine (com angulação ridícula de curta). Leg Press a maioria aceita fazer (ainda bem, já pensou o que seria destes glúteos?). Mas acreditam CEGAMENTE nos exercícios ALTAMENTE INEFICIENTES para glúteos (4 apoios com caneleiras/tornozeleiras, glúteo nos cabos com polia baixa, elevação pélvica, etc...).

(Então...) Como NÃO TREINAR os glúteos???

Os exercícios que mais prometem (mas não cumprem) são:
- Glúteo 4 apoios (com caneleiras/tornozeleiras) no solo ou no banco;
- Glúteo nos cabos com polia baixa (Extensão de quadril nos cabos, Glúteo no pulley, ou coisa parecida...);
- Elevação pélvica (pés no solo ou banco);

clique na imagem para ampliá-la

Por que estes exercícios são considerados perda de tempo?
Seu glúteo está acostumado a suportar SUA MASSA (mais a gravidade) a vida toda. Está acostumado estabilizar sua marcha há anos (desde seu primeiro passo até hoje). Você acredita, mesmo, que colocar uns saquinhos com areia no tornozelo vai intimidá-lo???

Como diria um sábio professor de biomecânica, do qual sou fã e seguidor assumido "seu glúteo ri da sua cara quando você faz esses exercícios. O glúteo é tão forte que tiveram que inventar uma aula, de 50 min, só pra ele. Alguém já viu aula de bíceps? Aula de peitoral? Não! Porque quando você os treina, treina com carga decente!!!"

Espero que tenham gostado do assunto e da postagem! Críticas, sugestões, dúvidas, contribuições, esclarecimentos, fiquem à vontade para comentar. Não esqueçam de assinar os comentários! Às vezes o comentário vem como "anônimo". Mas responderei todos os comentários! Sempre.

Faço um apelo: Gostou? COMPARTILHE!!! Não gostou? COMPARTILHE!!! Mostre a mais pessoas o que você leu. Para concordarem também (se você concordou) ou discordarem também (se você discordou). Mas mostre a mais pessoas!!!

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Muito Obrigado pela atenção.
Beijos e abraços,

Carlos Henrique Costa Sapucaia