sexta-feira, 30 de maio de 2014

4 Anos de Blog Mexa-se; Cuide-se!

Olá leitores e leitoras, tudo bem?

PARABÉNS (E MUITO OBRIGADO) A VOCÊS!


Para marcar o aniversário dos 4 anos de informação, pesquisa e conteúdo do blog, escolhi 5 textos que gostei muito de escrever! Alguns podem pensar "mas o blog já não possui a seção POSTAGENS MAIS POPULARES?"; sim, possui! E gosto muito também das postagens que fizeram mais sucesso (até o momento) entre os leitores.

Mas resolvi mostrar a minha preferência dentre os textos que escrevi. Essa preferência é norteada, claro, por um ideal: RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO RESISTIDO PARA A SAÚDE CARDIOVASCULAR!

Em muitos momentos (quase todos) escolhi assuntos que, de alguma forma, QUEBRARIAM MITOS! Um dos principais mitos na área da educação física, do exercício físico / atividade física é que SOMENTE O EXERCÍCIO AERÓBIO faz bem ao coração ou emagrece!

Desde que aprendi a SEGURANÇA e a EFICIÊNCIA do treinamento resistido para a prevenção, reabilitação e tratamento de doenças dos sistemas cardiovascular e cardiopulmonar, ou para a sua saúde e condicionamento, julguei de fundamental importância divulgar estas informações.

Dentre as minhas 5 postagens preferidas, está, também, o texto de título "Pode, MAS NÃO PRECISA!" de MAIO/2013 que reflete sobre alguns "dogmas", costumes "intocáveis", construídos historicamente em muitas academias sem fundamentos que nós repetimos e repetimos há décadas sem a devida reflexão / atualização.

Espero que gostem do TOP FIVE do Blog Mexa-se; Cuide-se!, de acordo com a minha preferência:

(por que muitos caminham de forma anaeróbia?)

(a segurança do treinamento resistido para o duplo produto durante o esforço físico)

(vídeo-aulas com o Dr. José Maria Santarém esclarecendo a superioridade dos exercícios com peso em relação aos exercícios aeróbios para a saúde cardiovascular)

(post de minha monografia feita em parceria com o prof. Adílson Augusto de Andrade para a conclusão do curso de especialização do Instituto Biodelta disponibilizada no Portal Treinamento Resistido)

(texto que reflete sobre alguns costumes "intocáveis", construídos historicamente em muitas academias sem fundamentos)

Acesse os links, leia com calma cada uma das postagens! Entenda a importância e a segurança do treinamento com pesos para a saúde cardiovascular.

Pode ser que um colega educador, fisioterapeuta, médico lhe diga que SÓ AERÓBIO EMAGRECE, ou que SÓ CAMINHADA FAZ BEM AO CORAÇÃO. Se por acaso isso acontecer, lembre deste post, e mostre a este profissional o quanto os estudos com o treinamento resistido avançaram e estão mostrando grande eficiência e segurança TAMBÉM para estes casos!

Espero mais uma vez que tenham gostado, e mais uma vez, obrigado pelo apoio e incentivo de sempre!

Compartilhem SEM MODERAÇÃO!

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Beijos e abraços,
Carlos Henrique Costa Sapucaia