segunda-feira, 30 de junho de 2014

Supino: A unidade de medida da academia!

texto curto, reflexão rápida:

"indivíduo 1 - ...então, comecei a treinar há algum tempo, lá perto de casa.
indivíduo 2 - Pô, que legal, tá fazendo musculação, natação, lutas?
indivíduo 1 - Não, apenas musculação.
indivíduo 2 - Ah, bacana, e já tá pegando quanto no Supino???"

Olá leitores e leitoras:
Vocês estão treinando?
Se sim, quanto vocês estão "pegando" no SUPINO???

Franco Columbu - 2x Mr Olympia

Alguém tem dúvida de que o SUPINO é um exercício FUNDAMENTAL, OBRIGATÓRIO, INDISPENSÁVEL para QUALQUER INDIVÍDUO que esteja atrás de saúde, qualidade de vida, fortalecimento muscular, manutenção da FUNCIONALIDADE (sim, mesmo no banco estável, aliás, principalmente por SER ESTÁVEL), peitorais desenvolvidos (mas não só isso...), ganho de FORÇA e massa muscular, emagrecimento, etc, etc, etc...

Todos concordamos que o SUPINO é o CARA da ficha de treino???

Curiosidade: SUPINO é o "apelido" do exercício. O nome do exercício é DESENVOLVIMENTO COM BARRA (OU HALTERES) EM DECÚBITO SUPINO!!! Talvez você já soubesse disso. Se não, está sabendo agora.

Mas, qual a importância desta informação??? Nos ajuda, por exemplo, a compreender o equívoco na denominação do equipamento SUPINO MÁQUINA (aquela máquina onde ficamos sentados, empurrando suas hastes para a frente). Se  DECÚBITO SUPINO significa estar DEITADO, não pode existir um SUPINO SENTADO, certo? Mas isso é só uma curiosidade (importante, eu diria), mas vamos deixar a questão da nomenclatura para um outro momento.

De volta ao assunto, o Supino é tão IMPORTANTE para a musculação que acabou se tornando uma referência do estado de condicionamento do praticante, do seu nível de aptidão física, uma espécie de Unidade de Medida da Academia!

O curto diálogo inicial da postagem exemplifica como, geralmente, muitos praticantes de musculação se baseiam no Supino para saber em que estágio se encontra TODO O TREINO de uma pessoa. Conseguimos quase que QUANTIFICAR  A CARGA DE TODOS OS EXERCÍCIOS DA FICHA DE TREINO do indivíduo se tivermos a informação de quantos quilos este cara utiliza de cada lado da barra. É absolutamente possível definir, ou imaginar, que um indivíduo seja iniciante, intermediário, avançado ou "monstro" perguntando, apenas, "quanto você levanta no Supino?"!

Talvez essa cultura esteja se perdendo um pouco (é compreensível, as pessoas estão deixando de fazer supino porque as "academias" estão deixando de oferecer este exercício...), mas, se você conversar com pessoas mais antigas, ou pessoas que GOSTAM de treinar, certamente você vai ouvir esta pergunta.

E então você pode perguntar: "e uma academia que não tem um banco de Supino???"
Eu responderia: "Certamente será um espaço, um tanto quanto, chato; não vai te fazer Feliz!!!"

Espero que tenham gostado da postagem (curta, mas com um assunto relevante aos entusiastas do treinamento de força)!

Compartilhem sem moderação, se acharem que deve!

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Beijos e abraços,
Carlos Henrique Costa Sapucaia