sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Lá Vem o Projeto Verão!

*este texto foi originalmente publicado na Revista Musculação & Fitness edição 91 (Dezembro/2012)

Lá vem o Projeto Verão!
Mas... o que você fez durante o Outono, Inverno e Primavera?

“Aaaahh, o verão...”
Quem se lembra dessa frase, fruto de um comercial de TV em época de final de ano? Pois é, não podemos negar: O VERÃO é uma estação do ano que remete a muitas coisas boas como: praia, calor, férias, descanso, viagens, descontração, novos relacionamentos... Com a possibilidade das viagens (e com isso, a exposição do corpo em sungas e biquínis), é NÍTIDA a procura (de última hora) por muitas pessoas pelas academias, exercícios físicos e dietas. Existe, inclusive, um nome para toda essa “mudança temporária e radical de postura”:

O PROJETO VERÃO!

A reflexão que se deve fazer é: Será possível garantir, de fato, a saúde e corpo desejados treinando ALUCINADAMENTE somente às vésperas da viagem de fim de ano? Será que não seria melhor treinar MODERADAMENTE durante TODO O ANO para apenas “intensificar um pouco” o ritmo dos treinos e dieta às vésperas do verão?

Digo que sim. É melhor! Como descobriremos a seguir...


Como estamos cansados de saber, EMAGRECER ou GANHAR MASSA MUSCULAR são adaptações fisiológicas CRÔNICAS, ou seja, dependem de um determinado TEMPO de prática dos exercícios resistidos aliados ao controle alimentar, com determinada FREQUÊNCIA de realização para que aconteçam. Isso significa que treinar ALUCINADAMENTE em um curto período de tempo aumenta (e muito) as chances da pessoa NÃO CONSEGUIR o resultado desejado, e, mais arriscado ainda, recorrer a meios duvidosos e prejudiciais à saúde para atingir tal objetivo.

Reconheço que, falar isso para leitores da Revista Musculação & Fitness não é nenhuma novidade. Mas, infelizmente, o contato que a grande maioria das pessoas tem é com uma mídia (revistas, sites, programas de TV, etc...) não comprometida com a ciência tampouco com a seriedade onde. Geralmente, vemos uma foto do ator ou atriz do momento, dizendo que “eliminou” a gordura extra e “secou” o abdômen em 30 dias com uma “série infalível” de exercícios para fazer em casa!

Eu, “simples mortal” e “ser humano comum” (como a grande maioria que esta lendo este texto) reconheço que em algumas estações do ano (como o Inverno) treinar PODE se tornar algo mais difícil e desgastante. Algumas pessoas (nem todas) ficam com mais preguiça e treinam com menor intensidade e frequência; e outros, NÃO TREINAM!

Mas, para tranquilizar aqueles que sofrem por antecedência, ou tendem a enxergar o problema maior do que ele é, fica o conselho:

“TREINAR MODERADAMENTE DURANTE O ANO INTEIRO E “APERTAR” O RITMO EM ALGUNS DIAS, GARANTE RESULTADOS MUITO MAIS SATISFATÓRIOS E É MUITO MAIS SAUDÁVEL DO QUE TREINAR ALUCINADAMENTE DURANTES UM OU DOIS MESES!!!”

Traduzindo: Treinar MODERADAMENTE significa que NINGUÉM precisa VIVER DENTRO DA ACADEMIA, treinando 6 vezes por semana, 2 horas por dia, controlando rigorosamente a alimentação, cortando tudo o que é “gostoso e saboroso” da dieta. É absolutamente possível obter ÓTIMOS resultados faltando um dia ou outro na academia; comendo lanches ou chocolate “esporadicamente” desde que exista uma CONTINUIDADE dos exercícios físicos e controle da alimentação, SEM GRANDES INTERRUPÇÕES.

Dessa forma, gostaria de propor um NOVO PROJETO VERÃO! Que começa em meados de JANEIRO/FEVEREIRO do próximo ano, para que vejamos o resultado em DEZEMBRO do mesmo ano! Quem topa?

Aproveito para compartilhar com vocês uma frase genial dita pelo Sr. Eugênio Koprowski, em uma de nossas conversas, sobre aqueles que desconfiam dos resultados dos atletas:

Ainda tem aqueles que perguntam: "o que esses caras tomam"? Já "tomaram!". Ciência de que para estar em forma devem se cuidar o ano todo.”

Deixo aqui o meu desejo de Ótimas Festas, que todos possam aproveitar bem a família, os amigos, a viagem e que possamos nos encontrar mais vezes no ano que vem, com o NOVO PROJETO VERÃO EM AÇÃO e com mais REFLEXÕES!!!

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:


Beijos e abraços,
Carlos Henrique Costa Sapucaia