Olá leitores e leitoras, como estão?
Por se tratar da primeira postagem do ano, aproveito para desejar um ótimo início de 2013 a todos e dizer que poderão continuar contando com o Blog Mexa-se; Cuide-se! para consultar informações relacionadas ao treinamento resistido (MUSCULAÇÃO) direcionado às situações de saúde, qualidade de vida, doenças e envelhecimento. Assim, espero também continuar contando com a regular visita de vocês ao espaço, e, principalmente, contando com a divulgação e compartilhamento (sim: vamos fazer com que este tipo de informação chegue o mais longe possível e a um maior número de profissionais possível).
É "grátis" mesmo...
Escolhi falar sobre hipertensão por alguns motivos, mas o principal deles é porque foi o tema da minha monografia da pós graduação do Instituto Biodelta (O TREINAMENTO RESISTIDO E SEUS EFEITOS NA PRESSÃO ARTERIAL). Portanto, utilizarei MUITA informação contida nesta pesquisa e revisão que realizei junto com meu colega de estudos, o professor Adílson Augusto de Andrade.
NOTA: Sabemos do UNIVERSO de informações que cercam o assunto Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Praticamente poderíamos dedicar um blog inteiro para este tema (e existem ótimos sites que tratam somente deste assunto). Seria pretensão demais da minha parte querer resumir este assunto em uma única postagem. Portanto, quero deixar claro que tentarei APENAS trazer algumas informações relacionadas ao TRATAMENTO E PREVENÇÃO desta doença com EXERCÍCIOS FÍSICOS (no caso, exercícios AERÓBIO e RESISTIDO). Alguns detalhes importantíssimos (como a Nutrição, por exemplo) não serão abordados.
*Não deixe de assistir ao vídeo anexo no final desta postagem falando sobre SAÚDE DO CORAÇÃO no Programa SEM CENSURA da TV Brasil onde o professor Dr. Milton Rocha de Moraes explica detalhes de seu estudo realizado com pacientes hipertensos que realizaram APENAS exercício de força como conduta terapêutica!
Lembrando que o espaço é visualizado por um público diverso (e não somente por educadores físicos e profissionais da saúde) tentarei explicar de forma didática muitos detalhes técnicos, para que praticantes e leigos consigam entender o recado!
Chamamos de PRESSÃO ARTERIAL a força que o sangue exerce contra as paredes internas da artéria, após a contração do músculo cardíaco! Ao mensurarmos os valores desta força chegamos às definições de pressão NORMAL, ALTA ou BAIXA. Para a melhor compreensão da leitura dos valores da pressão arterial, precisamos conhecer os nomes que utilizamos para as contrações realizadas pelo coração: SÍSTOLE: conhecida como valor de pressão arterial máxima, quando os "ventrículos se contraem", bombeando o sangue para o corpo; DIÁSTOLE: conhecida como valor de pressão arterial mínima, quando os "ventrículos relaxam" recebendo sangue dos "átrios". Sem nos aprofundarmos em detalhes técnicos, é considerada "NORMAL" a pressão arterial com valores de 120 mmHg (para a sístole) x 80 mmHg (para a diástole): a popular medida 12 por 8! Considerando as atuais diretrizes brasileiras, é definido como HIPERTENSO o indivíduo que, após todos os procedimentos de avaliação da pressão arterial (veremos todos os detalhes no vídeo ao final da postagem, com o professor MILTON ROCHA DE MORAES) apresentar pressão arterial de 140 mmHg x 90 mmHg (14 por 9).
Enfim, temos o diagnóstico de PACIENTE HIPERTENSO em mãos!!!
O que fazer?
Trechos de minha monografia:
- "(...)De acordo com uma
recente pesquisa do Ministério da Saúde, a proporção de brasileiros diagnosticados com
hipertensão arterial aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6%, em
2006, para 23,3%, em 2010. Segundo BATAGGIN et al. (2010) a doença é
considerada, atualmente, o primeiro fator de risco modificável causador de
morbimortalidade por doença cardiovascular em todo o mundo(...)."
- "(...)Durante muitos anos, o exercício aeróbio foi
estudado como ferramenta não farmacológica para o tratamento da HAS. Devido ao
grande número de estudos realizados, protocolos de aplicação bem estabelecidos
e resultados mais conclusivos, observamos em nossa revisão que o exercício aeróbio
tem sido utilizado com maior freqüência no tratamento desta patologia. Estudos
recentes têm mostrado interesse dos pesquisadores no exercício resistido como
ferramenta para o mesmo propósito. Neste campo de pesquisa, verificamos que
ainda existem controvérsias nos estudos encontrados e atribuímos essas
controvérsias à carência de padronização dos protocolos de conduta, onde os
parâmetros de volume, intensidade, séries, repetições, intervalos de descanso ainda
não estão bem definidos para que a classe médica oriente este tipo de exercício
como ferramenta não farmacológica do tratamento da HAS(...)."
- "(...)Sabemos
que doenças cardiovasculares oferecem grandes riscos à saúde. Dentre estas
doenças, a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um dos principais problemas
que acomete a população brasileira, como cita ROMERO et. al (2005). Estima-se que cerca de 15 a 20 % da população
adulta do país possa ser diagnosticada como hipertensa e que a hipertensão é
responsável pelos principais fatores de risco de morbidade e mortalidade
cardiovascular, segundo dados do III Consenso Brasileiro de Hipertensão
Arterial. Perante
esta realidade, profissionais da área da saúde têm buscado meios e métodos de prevenção
e tratamento da HAS que sejam seguros e eficientes. Para tanto, pesquisadores
têm utilizado duas importantes ferramentas de estudo para agregar valor aos
programas de reabilitação cardíaca: submeter os indivíduos a exercícios com
característica aeróbia e exercícios com pesos, também chamados de exercícios
resistidos(...)."
Os Exercícios: Aeróbios x Resistidos (Musculação)
Como vimos em um dos trechos acima, atualmente a intervenção terapêutica com o exercício aeróbio é considerada mais segura e eficaz para o tratamento da HAS. Como vimos também, cresce, a cada dia, o interesse e a produção de estudos científicos acerca dos exercícios de força. Sabemos que, durante QUALQUER exercício físico, seja ele aeróbio ou não, nossa frequência cardíaca (F.C.) sobe, assim como a nossa pressão arterial (P.A.) também. Para a nossa discussão e compreensão dos fatos, se faz importante o conhecimento de um parâmetro de segurança cardiovascular chamado DUPLO-PRODUTO! O DUPLO-PRODUTO é o produto do aumento da F.C. pelo aumento da Pressão Arterial SISTÓLICA! Nos exercícios resistidos, o DUPLO-PRODUTO é menor, e entenderemos porque nas próximas linhas!
Nos exercícios aeróbios a F.C. sobe e se mantém alta (pela característica contínua da atividade); sobe também a pressão arterial SISTÓLICA (a chamada máxima) mas a DIASTÓLICA não sobe tanto. Já no exercício de força, os valores de F.C. e pressão arterial sistólica sobem, mas a F.C. sobe menos (comparado ao exercício aeróbio), e esses valores caem durante as pausas na realização do exercício (característica de trabalho/descanso da atividade - menor duplo-produto - maior segurança cardiovascular). O aumento da pressão arterial DIASTÓLICA é maior do que no exercícios aeróbios, outro fator importante para a saúde cardiovascular devido ao maior fluxo sanguíneo nas CORONÁRIAS (artérias responsáveis por irrigar o músculo cardíaco). Não escrevo tudo isso porque GOSTO MUITO de musculação (e gosto mesmo). Não estou inventando estas informações. Elas podem ser confirmadas, por exemplo, no artigo de revisão realizado em 2008 pelos professores José Maria Santarém (Fisiatra e Reumatologista; Doutor em medicina pela USP), Lucas Caseri Câmara (Médico Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido: Na Saúde, Na Doença e no Envelhecimento pela FMUSP) e Wilson Jacob Filho (Geriatra; Livre Docente da FMUSP) com o título ATUALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS RESISTIDOS POR INDIVÍDUOS IDOSOS (capítulo SEGURANÇA HEMODINÂMICA)!
Aproveitando, sugiro a leitura de um texto que escrevi em ABR/2011 aqui no blog com o título A Musculação e a Saúde do Coração (clique no link para ler).
E para finalizar, peço que assistam o vídeo do programa Sem Censura da TV Brasil com o tema SAÚDE DO CORAÇÃO onde diversos especialistas dão seu parecer sobre suas atividades (pilates, dança, tai chi chuan, etc...). Todos os especialistas falam sobre o assunto, mas (vocês concordarão comigo) o professor Milton Rocha de Moraes é o profissional que fala com maior propriedade. O tempo de aparição do professor é: 16'23" ao 30'30" mas ASSISTAM AO VÍDEO INTEIRO (se puderem). Há também outros profissionais no vídeo que valem a pena serem ouvidos: Jorge Veloso (gari e fisiculturista categoria Master); Paula Roquetti Fernandes (diretora executiva do Centro de Exercício e Avaliação Física); Patrícia Oliveira (cardiologista do InCor). Divirtam-se!
A Saúde do Coração - Sem Censura / TV Brasil
Vídeo - Aula; Dr. José Maria Santarém:
Estudo Prospectivo da Força Muscular e Mortalidade por todas as Causas em Homens com Hipertensão Arterial - Enrique G. Artero, Steven N. Blair, et al Journal of the American College of CardiologyVol. 57, No. 18, 2011
Comentários: Dr. José Maria Santarém
Comentários: Dr. José Maria Santarém
Referências contidas nas citações da minha monografia que apareceram nesta postagem:
- BATTAGIN, A. M. et al. Resposta Pressórica após Exercício Resistido de Diferentes
Segmentos Corporais em Hipertensos. Arquivo
Brasileiro de Cardiologia, vol.95 n.3, PP. 405-411, 2010.
- CÂMARA
L. C.; SANTARÉM J. M.; FILHO W. J. Atualização de conhecimentos sobre a
prática de exercícios resistidos por indivíduos idosos. Acta Fisiatr.
15(4): 257 –
262. 2008.
- ROMERO,
F. G.; CAPERUTO, E. C.; COSTA ROSA, L. F. B. P. Efeitos de diferentes
métodos de exercícios resistidos sobre o comportamento hemodinâmico. Revista Brasileira de Ciência e
Movimento, vol.13, n.3, pp. 43-50, 2005.
Espero que tenham gostado do assunto, espero que tenham gostado do texto!
Se gostou, COMPARTILHE, ESPALHE, DIVULGUE! Se não gostou, FAÇA ISSO TAMBÉM! Mostre a outras pessoas que CONCORDAM COM VOCÊ! Para ELOGIAR JUNTO, OU CRITICAR JUNTO! Faça com que outras pessoas conheçam o Blog Mexa-se; Cuide-se!
Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:
Beijos e abraços,
Carlos Henrique Costa Sapucaia
Nenhum comentário:
Postar um comentário