quarta-feira, 23 de março de 2011

A Definição Muscular (Como e Pra que?)


Falaremos agora de DEFINIÇÃO MUSCULAR!!!

(como adquirir um corpo definido e qual a importância disso)


E a primeira pergunta que devemos fazer é:
EXISTE TREINO PARA DEFINIÇÃO MUSCULAR???

nããããooo...pelo menos NÃO NA ACADEMIA!
Chamamos de Definição Muscular o fato de "visualizar" o contorno, o desenho dos músculos no corpo. Um CORPO DEFINIDO é aquele que enxergamos cada grupo muscular e a distinção entre esses grupos, onde termina um grupo e começa outro.

Pois bem, COMO isso é possível?

Como aprendemos, juntos, uma vez aqui no blog, no nosso corpo estão distribuídas a GORDURA SUBCUTÂNEA (que esta embaixo da pele) e GORDURA VISCERAL (atrás da musculatura abdominal, entre as vísceras).

Para entender um pouco mais, visualize a postagem A INDESEJÁVEL BARRIGUINHA de 11/JUL/2010

"A Definição Muscular é EXTREMAMENTE DEPENDENTE da REDUÇÃO/DIMINUIÇÃO desta GORDURA SUBCUTÂNEA (embaixo da pele) pois a pele "se aproxima" do músculo e dessa forma conseguimos "ver" o contorno dos músculos!"

Devo reconhecer que, há algum tempo atrás eu (desinformado, iniciante) acreditava que SIM!!! Que eu poderia elaborar um "treino de definição" para alguém, mas com o passar do tempo estudei, estudei, estudei, pratiquei, pratiquei, estudei um pouco mais e DESCOBRI que o TREINO DE DEFINIÇÃO MUSCULAR não é feito na academia. Maaas, o treino na academia contribui SIM, de forma positiva, para a Definição Muscular devido ao gasto calórico proveniente da atividade física, e pela manutenção (ou ganho ) da massa muscular.

Quando digo que o TREINO DE DEFINIÇÃO "NÃO" é feito na academia, é porque quero dizer que É FUNDAMENTAL controlar a alimentação, sem ficar horas e horas sem comer, para manter a glicemia (nível de açúcar no sangue) em níveis favoráveis à queima de gordura, ou seja, é interessante que não deixemos nossa glicemia cair para que o corpo CONTINUE usando gordura como energia em repouso (dormindo, traballhando, lendo, vendo tv, escrevendo no blog...) e para que o corpo PRESERVE massa muscular (que consome essa energia).

Aprendi uma lição, entendi o "porquê" e gostaria de compartilhar com todos vocês a informação abaixo:

"Musculação É Hipertrofia!!!
Seja o treino realizado com 5 repetições ou 20 repetições!"

E por que isso é importante para a minha vida diária???

A nossa Massa Muscular é CONSUMIDORA de energia.
Quanto maior meu músculo, maior A QUEIMA DE CALORIAS em repouso.
Vale lembrar que 70% do nosso gasto energético diário é obtido em repouso.

Portanto, um corpo definido é um corpo com % DE GORDURA BAIXO!!! O fato de ter baixos níveis de gordura é interessante por evitar uma série de problemas de caráter metabólico e doenças crônico-degenerativas. Controlar os níveis de triglicérides e colesterol é extremamente importante para a saúde do METABOLISMO do nosso organismo.

E destacando novamente, pode ser por estética também, e daí? Sentir-se bonito (a) faz bem para a auto-estima, portanto, faz bem para a SAÚDE PSICOLÓGICA!


SAÚDE PESSOAL. SAÚDE!!!

Espero que tenham gostado TAMBÉM desta postagem. Demorou, mas saiu...
Entenda também A HIPERTROFIA MUSCULAR (como e pra quê)

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Um grande abraço a todos!
Carlos Henrique Costa Sapucaia

4 comentários:

  1. Gostei bastante da sua opinião, também tinha uma ideia errada, sobre o treino de definição.

    Obrigado pela explicação :)

    ResponderExcluir
  2. Imagina, obrigado pela visita, e que bom que gostou da explicação. Precismos entender que TREINO NÃO CORRIGE FALHA DE ALIMENTAÇÃO (ou seja, é fundamental se alimentar corretamente). Mas ALIMENTAÇÃO CORRIGE FALHA DE TREINO.

    Esta como anônimo, e não assinou...

    Mas mesmo assim obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Quando você falou para não deixar a glicemia cair fiquei com uma dúvida. Tipo, glicemia alta é açucar no sangue e glicemia baixa e falta de açucar no sangue, certo? Mas a lipolise não ocorre quando a insulina está baixa(já que é uma relação antagonica)?Porque se tem açucar no sangue(e claro insulina alta) o corpo não tem porque queimar gordura...
    Entende o raciocínio? Não sou da area do esporte/saude mas gosto do assunto, porem ainda sou leigo... Se puder da uma luz nesse raciocinio ai! Obrigado!


    Caio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caio, primeiramente obrigado pelo comentário e me desculpe pela demora na resposta. Lendo meu texto e seu comentário fiquei confuso se, por acaso, eu tinha escrito alguma besteira.

      Leia os textos abaixo e vamos conversando ok?

      - "Mobilização do Tecido Adiposo" do Portal Saúde Total, escrito pelo Dr. Santarém: http://www.saudetotal.com.br/artigos/atividadefisica/tecadiposo.asp

      - "Metabolismo Energético" do Portal Saúde Total escrito pelo Dr. Santarém: http://www.saudetotal.com.br/artigos/atividadefisica/metabolismo.asp

      - "EPOC, Exercícios e Metabolismo Lipídico" do Portal RGNutri: http://www.rgnutri.com.br/sp/fisiologia/epoc.php

      - "Dicas Nutricionais Contra a Gordura Localizada" do Portal RGNutri: http://www.rgnutri.com.br/sqv/estetica/glf.php

      - "Dieta e Massa Muscular" do Portal RGNutri: http://www.rgnutri.com.br/sp/dicas/demm.php

      - Apostila Massa Muscular parte 1 - Volume Muscular do site Musculação & Fitness. Texto escrito pelo Dr. Santarém: http://www.musculacaoefitness.com.br/artigos/massa_muscular_1.php

      Grande abraço, Carlos Henrique Costa Sapucaia

      Excluir