sábado, 29 de setembro de 2012

A Musculação e a Saúde da Coluna Vertebral

Olá leitores e leitoras,

Devido ao sedentarismo e à FRAQUEZA MUSCULAR, sua coluna começa a doer. Quando você DEVERIA REALIZAR EXERCÍCIOS DE FORTALECIMENTO COM PESO (musculação, treinamento de força, treinamento resistido) seu médico diz que você deve fazer algo leve (hidroginástica, alongamento, RPG ou algo do tipo...). E ressalta: VOCÊ NÃO DEVE PEGAR PESO! 

Quando será que ALGUNS médicos vão PARAR de "assustar" as pessoas e passar a recomendar A ÚNICA ATIVIDADE capaz de fortalecer a musculatura como se deve?


Dor nas costas é algo comum. Muita, mas MUITA gente sente dor nas costas... Porém, nem sempre essa dor é reflexo de "doença/patologia"; o ENFRAQUECIMENTO MUSCULAR, por exemplo, causa INSTABILIDADE ARTICULAR, portanto, pode ser causador de muitos desconfortos. Podemos começar esclarecendo alguns nomes que causam confusão na cabeça de muitas pessoas.

LOMBALGIA: Significa DOR NA REGIÃO LOMBAR da coluna.
É sinônimo de doença? PODE SER QUE SIM. PODE SER QUE NÃO. O simples fato da musculatura desta região estar FRACA é suficiente para que a lombar doa! Mas, é possível também que exista uma Protusão Discal  (estágio anterior à Hérnia) ou uma Hérnia Discal. A Hérnia acontece quando o disco intervertebral é comprimido (amassado) pelas vértebras, podendo comprimir terminações nervosas, gerando  dores e desconfortos. Com exames de imagem (ressonância ou tomografia) é possível  detectar estas patologias.


Neste caso, vocês acham que seja PERIGOSO pegar peso???
Depende do PESO e depende de COMO e pessoa vai pegar certo?

Vamos definir que SEMPRE será perigoso PEGAR MAIS PESO do que você está preparado para pegar. Acredito que seja  esse, um dos pontos causadores de confusão. Pegar, do chão, um balde cheio d'água, um cesto cheio de roupa, uma mochila pesada ou uma caixa cheia de "sei lá o quê" PODE  SER PERIGOSO PARA QUALQUER UM, DESDE QUE esta pessoa esteja MAL POSICIONADA e que o PESO SEJA EXCESSIVO (carga acima do que a pessoa e sua musculatura está preparada a suportar). Agora, se esta pessoa estiver com a musculatura fortalecida, estiver bem posicionada e se o peso estiver adequado à sua quantidade de força, PEGAR PESO NUNCA VAI SER PERIGOSO! NUNCA! 

Então, quem tem hérnia de disco ou QUALQUER OUTRA DOENÇA/DESCONFORTO na coluna, pode fazer musculação?

DEVE!

Só com o FORTALECIMENTO MUSCULAR (SEGURO E EFICIENTE) a coluna voltará a ter ESTABILIDADE ARTICULAR e, com isso, REDUÇÃO ou SUMIÇO da dor! Músculo Forte Estabiliza e Protege as articulações (TODAS AS ARTICULAÇÕES, inclusive as da Coluna Vertebral)
(se possível, mostre este texto ao seu médico)

Curvaturas Fisiológicas (Naturais) da Coluna

Muitas vezes recebemos o cliente na academia se queixando de dores nas costas. Quando perguntamos a causa, muitos relatam: "é porque eu tenho LORDOSE..." ou "é porque eu tenho CIFOSE". Vamos entender estes nomes.

Nossa coluna possui CURVAS NORMAIS, NATURAIS (se olharmos a pessoa de lado) e estas curvas recebem os nomes de LORDOSES e CIFOSES. A região Lombar e a região Cervical são as duas LORDOSES que temos na coluna. A região Torácica e a região Sacral são as duas Cifoses. Portanto, todo mundo tem LORDOSE e todo mundo tem CIFOSE. O que algumas pessoas têm e outras não é a HIPER LORDOSE (bunda arrebitada, considerando região lombar) ou a HIPER CIFOSE (corcunda, considerando região torácica), ou seja, um aumento nas curvas fisiológicas (que pode ser causador de dores, principalmente se somado ao enfraquecimento muscular da região):


Na presença deste aumento da curvatura, treinar MUSCULAÇÃO vai corrigir?
A MUSCULAÇÃO vai fazer com que este aumento seja reduzido?
NÃO! Mas vai estabilizar e proteger a região, reduzindo a dor e, TALVEZ, eliminando a mesma!

E a Escoliose?

Lembra que comentamos que, olhando uma pessoa de lado, É NORMAL ter curvas (cifoses e lordoses)? Pois bem. Olhando esta mesma pessoa de frente (ou de costas) NÃO. Olhando por estes pontos a coluna deve ser "RETA", sem alterações. Chamamos de ESCOLIOSE o desvio lateral, e é possível identificar, por exemplo, quando a pessoa possui um ombro mais alto que o outro:

Da mesma forma que a pessoa "nasceu" com o desvio (ou com a propensão a desenvolvê-lo) o exercício NÃO VAI CORRIGI-LO! Nenhum exercício produz este desvio assim como nenhum exercício corrige este desvio. Mais uma vez, a vantagem de se realizar exercícios com peso é o FORTALECIMENTO MUSCULAR para melhorar a ESTABILIDADE ARTICULAR. Dessa forma, podemos esperar  a redução de dores ou desconfortos e, TALVEZ (dependendo do grau) o sumiço da dor!

Todo exercício físico PODE AJUDAR no tratamento de "dores nas costas". Mas, SEM SOMBRA DE DÚVIDAS, a Musculação é a opção MAIS EFICIENTE E MAIS SEGURA de se tratar estas dores.

Para qualquer problema de Saúde, seria interessante que, QUALQUER PACIENTE/CLIENTE fosse tratado por uma Equipe Multidisciplinar (médico, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista...). Só dessa forma este paciente/cliente estaria na MELHOR SITUAÇÃO de atendimento. Não sendo possível, os profissionais, em seus respectivos espaços, precisam SE ATUALIZAR e RECOMENDAR que os clientes procurem profissionais atualizados TAMBÉM. Muitos médicos se atualizam. Muitos não. Muitos médicos TREINAM (e conhecem as vantagens do treinamento de força). Muitos nunca seguraram um halter (peso) na vida (o que pode ser muito arriscado, pois, desconhecendo os benefícios desta atividade, acabam por assustar pessoas que precisam de tratamento decente, seguro e eficiente).

PESO PODE SER "PESADO" OU NÃO. DEPENDE DE QUEM O SEGURA!

Exercícios com Peso, bem administrados, Salvam Vidas. Previnem e Tratam Doenças.
Mas eles precisam ser recomendados.

Espero que tenham gostado do assunto
(se possível, mostre este texto ao seu médico)

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Beijos e abraços
Carlos Henrique Costa Sapucaia


24 comentários:

  1. Gostei! Atualmente estou fazendo fisioterapia para quase todo corpo(rsss), com vários exercícios de teinamento funcional. Mas atleta é assim mesmo!

    Divulguei sua matéria na Pegefan Review Run!
    https://www.facebook.com/pages/Review-Run/226374347469065

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo compartilhamento Daniel! É possível acompanhar as postagens do blog, e muito mais, na página www.facebook.com/mexasecuidese !!! Mais uma vez obrigado! Grande abraço.

      Excluir
  2. Nossa gostei do post, fui ao médico a tarde e ele me colocou tanto medo que quase chorei..digo quase porque sei que não é a palavara dele que irá me desanimar, ele me disse que tava precisando realizar algmas cirurgias e que eu sou uma forte candidata..meu Deus ele me assustou de verdade! Sendo assim corri pra net e começei a pesquisar sobre o assunto "hérnia de disco x musculação" e encontrei seu blog ufa...que alívio :) já posso ter alguma esperança!
    Bem faço musculação a 1 ano e meio e logo agora que estou amando o esporte vem isso e me acontece...bem a solução é procurar algum profissional de ed. física capacitado a me ajudar, pois ficar na hidro e natação "leve" sinceramente vai me deixar mais doente ainda...
    Agradeço pela matéria e continuarei acompanhando seu blog e o face.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sarita, tudo bem? Primeiramente obrigado pelo comentário e por dividir conosco o seu caso. Como deve ter percebido, realmente não entendo alguns médicos também. Não entendo o porquê da recomendação de uma "hidro ou natação leve" com a PROIBIÇÃO da musculação. É certo que, NEM TODO INSTRUTOR estará capacitado a lhe atender, e existe sim o risco de um atendimento mal direcionado que poderia te prejudicar. Mas isso seria um erro de CONDUTA (desinformação e despreparo do instrutor) não de escolha da ATIVIDADE. Musculação PODE TE AJUDAR SIM (dependendo do diagnóstico, do grau e da situação da sua patologia). Adorei a parte em que você escreve "...pois ficar na hidro e natação "leve" sinceramente vai me deixar mais doente ainda...". Procure um médico fisiatra ou ortopedista que ENTENDA DE MUSCULAÇÃO, pois este que você consultou está ERRADO/EQUIVOCADO/DESATUALIZADO. E depois, procure um EDUCADOR FÍSICO ou FISIOTERAPEUTA atualizado em treinamento resistido terapêutico. Grande abraço e bons treinos!

      Excluir
    2. Realmente o que falta é informação e o despreparo da maioria dos intrutores de academia...
      Bem como o instrutor onde treino atualmente disse não vou poder realizar exercícios que a maioria das mulheres amam e que trazem resultados mais expressivos para região de pernas e glúteos...maaaas parar NUNCA! Agradeço pela atenção e estou lendo vários posts seus que contem informações valiosas e de fácil compreensão.

      Grande abraço!

      Gde abraço!

      Excluir
    3. Sarita SAS,estou na mesma situaçao que voce.francamente, nao sei o que fazer!NAO posso parar com a musculaçao!Estava cada vez mais dedicada e focada,começando a pensar em treinar pra campeonatos.O que voce descobriu?A maioria dos exercicios(agachamento,stiff etc) vamos ter que cortar?Sera que existe exercicios 'pesados' que nao forcam a coluna?Eu tive umas ideias pra adaptar,talvez possamos conversar sobre isso!me mande uma email,preciso de alguem para desabafar rsrs isasouzad@gmail.com

      Excluir
  3. Ola, meu médico falou que tenho um hérnia de disco bem pequena,bem leve na lombar e falou pra mim nem chegar perto de uma academia senão vou para a cadeira de rodas,falou p mim fazer caminhadas! So que gosto muito de musculação,não curto fazer caminhada!Estou muito triste,pois malher 3 anos e ja perdi massa muscular,queria muito ganhar massa muscular!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Em primeiro lugar agradeço a confiança no conteúdo do blog. Em segundo, BOAS NOTÍCIAS: MUSCULAÇÃO VAI TE AJUDAR MUITO! PRATIQUE! Apesar de não compartilhar as referências bibliográficas nos textos, REFERÊNCIAS NÃO FALTAM para os assuntos tratados. Treinamento Resistido (MUSCULAÇÃO) é a atividade mais segura e eficiente para o seu caso (hérnia discal). No site www.treinamentoresistido.com.br você vai encontrar MUITA informação confiável e segura sobre musculação para a saúde e patologias. As referências para o que estou afirmando sobre coluna e hérnia discal estão aqui -> http://treinamentoresistido.com.br/tr/Pages/Articles/Article.aspx?id=395&mode=4 - http://treinamentoresistido.com.br/tr/Video.aspx?id=LI84nJseQV0 - http://treinamentoresistido.com.br/tr/Pages/Articles/articlesview.aspx?mode=2 . Caminhadas NÃO VÃO TE AJUJDAR, NEM TRATAR SEU PROBLEMA. Estas são as minhas referências. Algumas afirmações do seu médico estão equivocadas e incorretas. Peça ao mesmo que leia o livro MUSCULAÇÃO EM TODAS AS IDADES do autor José Maria Santarém, da editora Manole. E peça que ele mostre as referências dele que respaldam o que ele disse. Grande abraço, Carlos Henrique Costa Sapucaia

      Excluir
    2. Muito obrigada pelas informações! o meu médico falou que fisioterapeuta e educador físico não sabem de nada! vou tentar consultar com um ortopedista especialista em esportes pra ele me dizer que exercícios posso fazer na academia!tenho 24 anos e amo malhar,estou triste d mais,qndo olho no espelho e vejo q não estou mais com aquele corpo definido e com essa dor nas costas fico mais triste ainda!Eu sempre fui muito ativa e estou parada há seis meses!Eu amo fazer musculação,me sinto feliz qndo faço o que gosto! e agradeço mto a vc por ler a minha msg ,analisar e responder!bjs

      Excluir
    3. Importante: nunca julgar UMA CLASSE PROFISSIONAL pela conduta de UM ÚNICO PROFISSIONAL (médico é isso, fisioterapeuta é aquilo, educador físico não sabe de nada...). Existem Bons médicos e médicos ruins; Bons educadores físicos e educadores ruins, etc... Conclui que ESTE MÉDICO especificamente se equivocou em suas afirmações, mas não generalizei (como este senhor, segundo você, parece ter feito). Não é o ortopedista que você deve procurar para a prescrição de EXERCÍCIOS FÍSICOS, mas sim um EDUCADOR FÍSICO (de preferência ESPECIALIZADO EM EXERCÍCIO RESISTIDO para situações de doenças, patologias, fragilidades e debilidades). Boa sorte, bons treinos e boa recuperação! Grande abraço!

      Excluir
  4. Ola,amigo,acabei de conhecer seu espaço,e peço uma orientação.Ha alguns anos sinto a cervical.Não posso pegar uma bolsa de mercado que no outro dia,meu pescoço trava.Sou salgadeira, e qdo faço massa de salgadinhos,e sovo na bancada,na região dos ombros fica inchada,e doem,e meu pescoço trava.Por isso,mesmo fazendo exercícios,resolvi comprar uma estação de musculação,pois vejo em programas gerais,que a musculação fortifica a coluna.Porem,moro no interior e aqui,naõ tem academis,nem um conhecedor do assunto que possa me passar uns exercícios na estação que fortifique a minha cervical,e melhore minhas condições gerais.tenho 44 anos ,1,67cm e sou super saudável.Só mesmo essa área me limita.Voce pode me ajudar dando umas dicas de quais posso fazer pros braços? meu email-
    jacquelinepropato@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jacqueline, tudo bem? Agradeço a confiança, obrigado por compartilhar seu caso! De acordo com as suas declarações, pode-se concluir que existe sim um quadro de enfraquecimento muscular na região da cervical (absolutamente normal em casos de hábito de vida com pouca atividade física). Fora isso, você cita dor e inchaço na região dos ombros após sua atividade profissional o que, na minha opinião, precisa ser investigado com consultas e exames médicos. Não quero e não vou dar diagnóstico algum por internet por vários motivos: não sou médico, não estou vendo-a nem conversando pessoalmente e não acredito que isso possa ser feito à distância. Vá ao médico! Com o diagnóstico em mãos, A MUSCULAÇÃO VAI TE AJUDAR! Mas você precisa de exercício e orientação específica (outra coisa que não poderei fazer à distância). Procure um profissional qualificado, educador físico OU fisioterapeuta especializado em treinamento resistido para as situações terapêuticas (doenças, lesões, reabilitação, etc.). Em qual cidade você está? Consulte neste site se há algum espaço especializado em sua cidade, ou próximo --> http://biodelta.com.br/cmssap/cms.aspx . Caso tenha facebook, acompanhe as atualizações na FanPage www.facebook.com/mexasecuidese ! Um grande Abraço, Carlos Henrique Costa Sapucaia

      Excluir
  5. quem tem calcuro renal (pedra nos rins) pode malhar normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Quem deve dizer quando treinar ou não é o seu médico. Via de regra, independente de sua patologia (cálculo renal, hérnia discal, hipertensão), você poderá (deverá) treinar sempre que a patologia estiver CONTROLADA (SEM DOR), quando não estiver em crise. Você deve se preocupar com o exercício físico, mas principalmente, deve se preocupar com a alimentação. Consulte um nutricionista esportivo e um médico. Ao ser liberado (a), FAÇA MUSCULAÇÃO!!! Obrigado pelo comentário, grande abraço! Carlos Henrique Costa Sapucaia

      Excluir
  6. Carlos Olá !!! há 4 anos tenho hérnia de disco na cervical , dorsal e lombar no qual está me fazendo sentir muitas dores! Já fiz fisioterapia e pilates , mas confesso que além de não gostar continuei sentindo dores nas mãos , nos cotovelos, nos joelhos e na coluna é claro. Ao pesquisar sobre a MUSCULAÇÃO fiquei muito feliz em saber que essa pode ser a solução no qual procuro para o meu problema! Gostaria de saber se é possível exercitar o corpo todo ( pernas, barriga, glúteo etc...) na musculação tendo êxito e também fortalecer a coluna ao mesmo tempo?
    Depois de quanto tempo na musculação irei parar de sentir dores?
    Qual o médico que devo procurar para me autorizar a entrar na musculação? ortopedista ou neurologista?
    A musculação tem algum exercício especifico para fortalecer e eliminar dores nos joelhos e cotovelos?
    É preciso tomar algum suplemento para proteger os músculos? Quais?
    Obrigada pela atenção !
    Atenciosamente. MÔNICA.

    ResponderExcluir
  7. Olá Monica, tudo bem? Obrigado pela confiança e por compartilhar conosco seu caso. Fisioterapia é, também, a musculação leve. Fisioterapia é, também, treinamento resistido, porém com uma intensidade menor. Após o período de REABILITAÇÃO é necessário AUMENTAR (gradativamente) A INTENSIDADE para a melhora do quadro, seja qual for a patologia.

    Respondendo sua primeira pergunta: SIM! É possível exercitar o corpo todo e fortalecer a coluna ao mesmo tempo.

    Respondendo sua segunda pergunta: O tempo necessário para que você pare de sentir dores depende de alguns aspectos: da patologia e do grau dela, da sua adaptação individual ao exercício, da intensidade dos treinos e do tempo de recuperação que você vai reservar para estas adaptações. Talvez você pare de sentir dores na segunda semana, talvez não pare de sentir; pode ser que a dor só diminua, se, assim, a patologia (e o grau dela) permitir.

    Respondendo sua terceira pergunta: Procure um ortopedista, ou fisiatra, E FAÇA MUSCULAÇÃO! Mas faça musculação com um profissional ou instituição séria e competente (musculação mal orientada é tão prejudicial quanto qualquer outra atividade mal orientada).

    Respondendo sua quarta pergunta: a musculação tem exercícios para fortalecer TODOS OS GRUPOS MUSCULARES e eliminar dores (quando a doença permite) de TODAS AS ARTICULAÇÕES! Uma vez que os músculos estão fortes, as articulações se tornam mais estáveis. Se a dor for causada por instabilidade articular, problema resolvido.

    Respondendo sua quinta pergunta: sobre suplementos, converse com um nutricionista esportivo e leia alguns sites sugeridos abaixo:

    - Tânia Rodrigues ( http://rgnutri.com.br/ )
    - Rodolfo Peres ( http://rodolfoperes.com.br/ )

    Espero ter ajudado.

    Curta a fanpage do Blog Mexa-se; Cuide-se! na facebook e compartilhe sempre que possível: https://www.facebook.com/Mexasecuidese

    Grande abraço, Carlos Henrique Costa Sapucaia

    ResponderExcluir
  8. REALMENTE A MUSCULAÇÃO É MUITO BENÉFICA PARA QUEM TEM HERNIA DE DISCO OU OUTROS TIPOS DE PROBLEMAS NA COLUNA!DESCOBRI UMA PROTUSÃO DISCAL E TAVA SUPER EM DUVIDA SE VOLTAVA OU NÃO A MALHAR!RESOLVI VOLTAR À MUSCULAÇÃO E HOJE ESTOU ME SENTINDO MUITO BEM,NÃO SINTO MAIS DORES E TENHO UMA ROTINA DE TREINO NORMAL, DANDO ATENÇÃO ESPECIAL A MINHA COLUNA!BJSS...GOSTEI DA SUA OPINIÃO, ME AJUDOU MUITO!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Carlos Henrique. Como posso identificar na minha região (ABC Paulista) um profissional de educação física, que possa me orientar adequadamente acerca dos exercícios de musculação a fazer? Tenho lombalgia crônica há quase 03 anos e diferentemente dos depoimentos anteriormente citados, o meu médico me orientou a fazer musculação, porém, tenho muito receio de não ser devidamente orientada e piorar o quadro ou surgir novos problemas de saúde. Agradeço pela sua atenção. Iara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia Iara!

      Infelizmente não conheço ninguém nesta região que eu pudesse indicar. Como você mencionou, disponibilizei no blog o site do biodelta e os caminhos para encontrar um espaço ou alguém especializado.

      Realmente você precisa realizar fortalecimento muscular, porém, bem orientado. Dificilmente a musculação vai te lesionar. Procure uma academia, explique direitinho seu caso. Iniciando com cautela, as chances do instrutor errar são mínimas. Comece com peso leve/moderado, explique que você quer conhecer primeiro os movimentos, e só depois aumentar a carga.
      Importante: NÃO TENHA MEDO DA CARGA. É o peso que vai te ajudar. Mas, primeiro, conheça os movimentos.

      Boa sorte, bons treinos!
      Carlos Sapucaia

      Excluir
  10. Muito interessante esse post e para mim de grande ajuda. Eu tenho uma protusão discal na L5 S1 a 4 anos e sofro com dores horríveis que me impedem de ter uma vida normal... Já fiz fisioterapia com choques, pilates e exercícios leves, já passei por muitos profissionais e apenas 1 ortopedista e 1 fisioterapeuta me indicaram fazer musculação pra fortalecer a região, e assim iria proteger a lombar, sempre tive medo de fazer um movimento errado e ficar de vez sem andar,porque segundo um medico ortopedista que eu passei, disse que seria isso que poderia acontecer a qualquer momento,dai ontem criei coragem e fui em uma academia perto de casa pra conversar com um professor e saber se ele estava disposto a me ajudar nos exercícios que eu precisava para fortalecer a musculatura, e pra minha alegria, ele disse sim, ainda com o pé atras decidi por fazer, mas agora depois de ler essa explicação e essa matéria aqui, mudei todos os meus conceitos e todo o medo e receio foi embora, começo essa semana ainda os treinos e vou fazer o que sempre precisei, o meu maior sonho é viver sem essa maldita dor, ter uma vida normal e aproveitar minha vida, tenho 34 anos e desde que comecei a sofrer com esse problema é como se o mundo tivesse parado para mim... Obrigada Carlos por esse post, por esclarecer minha duvidas e a de muitas pessoas que assim como eu sofrem desvela, vc não tem ideia do quanto me ajudou...

    Obrigada, tudo de bom pra vc!
    Beijos
    Vera Freitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera, tudo bem?
      Em primeiro lugar, muito obrigado pelo reconhecimento e por compartilhar seu caso conosco! Dentre muitos profissionais que você consultou, UM fisioterapeuta e UM ortopedista, APENAS, indicaram musculação. Apenas UM de cada, o que é triste e reflete muito do que discuto e escrevo aqui no Blog. Que bom que você decidiu por fazer musculação, mas, FAÇA COM ORIENTAÇÃO E SEGURANÇA. A musculação mal orientada também pode te trazer complicações, assim como as orientações equivocadas e infundadas de outros profissionais que você consultou. Espero que você realize bons treinos, e que, volte a viver sem dor.

      Muito obrigado, mais uma vez, pelo comentário!
      Grande abraço, Carlos Sapucaia

      Excluir
  11. Bom dia, Carlos. Tenho protusao discal em L4 L5 S1, comecei a fazer academia, me sinto melhor, e tenho apenas uma dúvida: o aparelho transport eliptico faz mal para a coluna lombar? li varios sites em que dizem que e bom e outros que dizem que e ruim, por favor me ajuda a descobrir se e bom ou ruim.. e tambem o aparelho abdutor e adutor, com baixo peso por exemplo 10kg, faz mal? obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Infelizmente não posso lhe responder com a precisão que gostaria. O elíptico/transport pode ser confortável para uns e desconfortável para outros, com o mesmo diagnóstico (protusão discal). A melhor conduta a se adotar em treinamento é o CONFORTO na execução. Siga as orientações do seu professor de educação física e avalie, não só no elíptico, mas em todos os exercícios propostos, o CONFORTO. Mais importante do que pensar se deve fazer ou não é pensar em QUANTO TEMPO DE DURAÇÃO, por ser um equipamento de característica contínua (aeróbio/cardio). Em relação aos equipamentos adutor/abdutor seu corpo é quem vai dizer se "10kg" é muito ou pouco. Siga as séries e repetições que lhe foram propostas e encontre, junto ao profissional de educação física, a carga adequada para o volume (séries/repetições) prescrito. Obrigado pela confiança, Carlos Sapucaia!

      Excluir