terça-feira, 28 de setembro de 2010

A Composição Corporal!

Fala galera, beleza?

Enfim... A Composição Corporal!!!

Gostaria de iniciar pedindo desculpas por ter prometido, prometido... pois acabei não conseguindo escrever no prazo que gostaria. Minhas sinceras desculpas!

Ok, vamos lá.

Do termo COMPOSIÇÃO CORPORAL vamos entender que estamos falando DO QUE O CORPO É COMPOSTO ok?
Mais uma vez, tentarei aqui usar uma linguagem simples e de fácil compreensão (sem muitos termos técnicos).

Para entender os "compartimentos" do nosso corpo, foram criados alguns modelos, como por exemplo o MODELO DE 4 COMPARTIMENTOS, dividido da seguinte forma:
. MASSA MUSCULAR;
. MASSA ÓSSEA;
. MASSA ADIPOSA;
. MASSA RESIDUAL ( resíduos ).
* (adicionando PELE temos o modelo de 5 compartimentos)

Hoje em dia, o mais comum é adotar o MODELO DE 2 COMPARTIMENTOS:
. MASSA MAGRA (que compreende basicamente massa muscular + massa óssea);
. MASSA GORDA.

Sendo assim . . .


Achei interessante essa breve introdução para que entendamos, DE UMA VEZ POR TODAS, que todos nós somos a soma do PESO dos ossos, PESO dos músculos, PESO da gordura, PESO da pele, PESO dos resíduos...

Vamos adotar aqui, escritor e leitores DESTE blog, que o termo GORDO (A) significa "pessoa com muita GORDURA", e MAGRO(A) "pessoa com pouca GORDURA" ok? (este raciocínio vai nos ajudar, quer ver...)
SER PESADO não necessariamente é SER GORDO, assim como SER LEVE não necessariamente é SER MAGRO!

A figura abaixo fala por si:

(entendem agora?)

A figura deixa claro que os dois indivíduos têm o mesmo PESO, mas, pensando na COMPOSIÇÃO CORPORAL de cada um é nítida a diferença nos "compartimentos" certo???
Portanto, uma pessoa pode SER PESADA COM POUCA GORDURA, assim como pode SER LEVE COM MUITA GORDURA.

A questão de PERDER PESO ou GANHAR PESO deveria ser melhor explicada pelos médicos, por exemplo. Uma pessoa vai ao médico, e de acordo com a necessidade o paciente ouve: "você precisa perder PESO."

Então a pessoa procura uma academia e espera o que? PERDER PESO. E aí começa a nossa dor de cabeça....rs (os professores sabem do que estou falando). Quando uma pessoa faz MUSCULAÇÃO geralmente pode manter seu PESO ou AUMENTAR seu PESO CORPORAL, pois aumenta sua MASSA MUSCULAR, SUA MASSA ÓSSEA e tudo isso PESA!!!

E eu sempre me pergunto: POR QUE VOCÊS (meninas, me desculpem, mas na grande maioria são vocês...) sempre acham que foi a GORDURA que aumentou???

Mais uma vez: Mulher QUER SIM ter músculo e não sabe. Mulher quer coxas firmes, glúteo empinado, costas desenhadas, e isso só é possível com o tônus e enrijecimento da massa muscular somado à redução do % Gordura!

Aproximadamente 90% das pessoas que procuram academia esperam AUMENTAR SUA MASSA MUSCULAR e REDUZIR SEU % de GORDURA!
Pois bem. Para reduzir seu % de Gordura, FAÇA QUALQUER COISA (aulas de ginástica, natação, futebol, vôlei, peteca) + DIETA (comer menos)! PONTO.
Agora, para ganhar massa muscular... FAÇA MUSCULAÇÃO!!!

continua em A Composição Corporal 2

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário