quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Musculação e a Saúde do Coração!


Fala Galera, tudo bem?

Após uma boa revisada no caderno de anotações da pós-graduação no INSTITUTO BIODELTA, uma breve leitura nos slides do Professor Santarém, vamos ao que interessa...

COMO A MUSCULAÇÃO PODERIA AJUDAR A PROTEGER O SEU CORAÇÃO???

Antes, uma rápida e simples explicação: Para o funcionamento do músculo (assim como qualquer órgão), é necessária a presença de SANGUE circulante. A quantidade de SANGUE vai depender do comportamento (intensidade da atividade) ou do tamanho do músculo. O Coração é o órgão responsável pelo bombeamento deste SANGUE.

Durante QUALQUER ATIVIDADE FÍSICA (ou seja, a movimentação do corpo) ocorrem as contrações musculares, que produzem os movimentos. Estas contrações EXIGEM MAIS SANGUE, portanto, exigem que o CORAÇÃO TRABALHE MAIS E MAIS RÁPIDO para bombear esse sangue.

Vamos exemplificar com algumas imagens:

Para entendermos melhor vamos pensar em NÚMEROS. A sigla utilizada para ilustrarmos a velocidade dos batimentos cardíacos é "bpm" (batimentos por minuto). Na figura ao lado visualizamos uma mulher sentada, meditando, ou seja, realizando uma atividade extremamente leve. Neste momento, seus músculos exigem pouco sangue do coração dela, fazendo com que os batimentos sejam baixos (exemplo: entre 60 e 70 bpm). Concordo que peguei pesado né, colocar uma mulher meditando é exagero... mas podemos imaginar uma pessoa trabalhando sentada ou assistindo televisão.

Ja neste outro exemplo visualizamos uma mulher correndo. Para correr precisamos do "trabalho" de vários grupos musculares, grandes grupos musculares, principalmente dos membros inferiores (coxas e pernas) juntamente com os músculos do tronco (abdominais e lombares). A contração de todos esses músculos exige MAIOR BOMBEAMENTO DE SANGUE por parte do CORAÇÃO, que precisa aumentar seu ritmo, sua velocidade. Portanto, podemos imaginar que o CORAÇÃO passe a bater de 120 a 130 vezes por minuto para dar conta do trabalho muscular durante a atividade (como ilustra a imagem).

Acredito que essa introdução nos ajuda a entender os próximos parágrafos...

Ouvimos o tempo todo que O EXERCÍCIO AERÓBIO é o melhor para proteger o coração, condicionar o coração (sem falar também pra perder peso, e todo aquele blá blá blá que as pessoas insistem em repassar, e outras em acreditar).

Legal!

COMO EU SEI SE A PESSOA ESTA REALIZANDO UM EXERCÍCIO AERÓBIO, E NÃO UM EXERCÍCIO ANAERÓBIO CONTÍNUO???

Ja ouviram falar de uma coisa chamada LIMIAR ANAERÓBIO...? Digamos que seja um ponto, um momento "divisor" da fonte de energia que o nosso corpo utiliza para realizar suas atividades.

Por enquanto vamos "aceitar" que o nosso corpo funciona com diferentes formas de gerar energia, que, dependendo da INTENSIDADE DA ATIVIDADE, uma forma é mais presente que outra.

Nossos músculos são compostos por FIBRAS. Quando nos exercitamos essas FIBRAS se contraem e relaxam, gerando o movimento das articulações. Vamos usar novamente números para entender:

"QUANDO UTILIZAMOS MAIS DE 30-40% DAS FIBRAS MUSCULARES, ULTRAPASSAMOS O LIMIAR ANAERÓBIO E PASSAMOS A REALIZAR UM EXERCÍCIO ANAERÓBIO (ou caracteristicamente de FORÇA). SOMENTE ABAIXO DISSO, NOS ENCONTRAMOS EM UMA ATIVIDADE AERÓBIA (ou seja, COM PRESENÇA DE O² NA CÉLULA)."

E a pergunta que eu gostaria que todos refletissem é:

QUAL É O IDOSO QUE CAMINHA UTILIZANDO MENOS DE 40% DAS (poucas) FIBRAS MUSCULARES??? SERÁ QUE ESSA CAMINHADA É AERÓBIA???

Por que usei este exemplo?

QUEM FOI QUE DISSE QUE O EXERCÍCIO CONTÍNUO É O "MAIS" SEGURO PARA O IDOSO (ou para pessoas com pouca massa muscular)???

NOTA: Não estou dizendo que caminhar é ruim, mas estou discutindo SEGURANÇA!!!

Caminhar é ÓTIMO!!! Mas pra quem???

Estamos entendendo porque treinar FORÇA é importante para proteger o coração???


Quando treinamos FORÇA estimulamos nossos músculos a ficarem maiores e mais resistentes (como já vimos em diversas postagens deste blog). Desta forma, se possuo FIBRAS MAIS FORTES/RESISTENTES solicito MENOS BOMBEAMENTO DE SANGUE por parte do coração, portanto, faço com que este órgão trabalhe menos...

Uma das INCRÍVEIS (e milhares) vantagens do TREINAMENTO RESISTIDO é a sua característica de TRABALHO x DESCANSO. Tanto a FREQÜÊNCIA CARDÍACA (bpm) quanto a PRESSÃO ARTERIAL sobem durante as séries, mas voltam a cair nas pausas (a elevação da F.C. x a P.A. é o que chamamos de DUPLO PRODUTO). Já no EXERCÍCIO CONTÍNUO (que pode ser AERÓBIO ou não...) estas variáveis só sobem, e se mantém altas. Portanto esta atividade "pode" se tornar mais arriscada para pessoas com histórico de eventos cardiovasculares ou de pouca massa muscular.

Poderíamos aprofundar ainda mais no assunto para entendermos melhor alguns eventos IMPORTANTÍSSIMOS decorrentes do TREINAMENTO DE FORÇA para a saúde do coração, mas acredito que precisaríamos de muitas linhas e deixaríamos a linguagem simples de lado. Com isso, perderíamos o propósito deste blog: CONSCIENTIZAR!!!

"SOMENTE SENDO FORTE você conseguirá caminhar de forma AERÓBIA, usando poucas FIBRAS MUSCULARES, e dessa forma, mantendo os BATIMENTOS POR MINUTO (bpm) baixos. Com isso, protegerá seu coração..."

Espero que tenham gostado, espero que tenham entendido. E espero que continuem a fazer suas atividades, sejam elas quais forem, MAS PASSEM A FAZER MUSCULAÇÃO TAMBÉM!!!

Gostaria de lembrar aqui, o nome deste blog:

MEXA-SE; CUIDE-SE!

Sua saúde depende SIM de você. Você só precisa se mexer.

Grande abraço a todos!

PS: NÃO TENHO NADA CONTRA O EXERCÍCIO AERÓBIO....risos. Mas várias décadas de estudo ja foram dedicadas a este tipo de exercício, e devemos lembrar que se trata de uma ótima ferramenta de condicionamento físico. MAS EU ESTUDO O TREINAMENTO DE FORÇA, E ENQUANTO PUDER, PUBLICAREI SOBRE ESTE ASSUNTO, SUA SEGURANÇA E SUA EFICIÊNCIA!!!

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

6 comentários:

  1. Sudações prof Carlos,

    Meu nome é Paulo Roberto, tenho 37 anos e treino musculação com frequencia há 9. O problema é que de uns 8 meses pra cá, tenho sentido muita fraqueza e tontura após a musculação, cheguei a parar por uns 3 meses por medo de estar com algum problema cardíaco. Procurei um cardiologista, que solicitou exame de esforço na esteria, raio x do torax, ultrasom do abdomem e um ecocardiograma, graças a Deus, tudo normal nos exames, ele disse que posso estar sofrendo de sindrome do panico e ansiedade. Voltei a treinar, mas nunca com a mesma eficiencia e disposição, estou ate tomando suplemento (Blade Explode da Nutrilatina), mas me parece que o efeito "pump" dos vasodilatadores e estimulantes a base de cafeina estão fazendo piorar, pois me sinto tonto e com falta de ar após os treinos. Comecei a correr todas as manhas pra ver se melhora, realmente eu me sinto bem após correr, o que não ocorre apos exercicios com peso. O que pode ser isso, sendo que tenho uma massa muscular magra consideravel e treino há tanto tempo? Nâo consigo treinar mais que meia-hora e já tenho que parar, tamanho é o mal-estar, será que tenho algum problema cardíaco oculto, que não deu pra ser detectado pelos exames, ou é normal perder o pique na minha idade? DEsde já, agradeço se puder responder. Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, tudo bem? Primeiramente obrigado pela confiança ao expor sua dúvida aqui no blog! Infelizmente é IMPOSSÍVEL lhe dizer com precisão O QUE VOCÊ TEM (e mesmo que fosse possível, não seria APROPRIADO fazê-lo por aqui). Medicina não é matemática (e nem sou médico), portanto uma pessoa pode ter DIAGNÓSTICOS DIFERENTES com OS MESMOS SINTOMAS! Mas, alguns detalhes merecem atenção no seu texto: Você relata fraqueza e tontura após o treino de FORÇA, mas faz um teste em esteira... É preciso verificar o que aconteceu de diferente na sua rotina, sua vida há 8 meses para que o comportamento do seu corpo mudasse (hábitos alimentares, aumento de volume ou intensidade dos treinos, questões psicológicas inclusive, enfim...). Quanto ao suplemento, não sou conhecedor profundo mas não acho interessante manter o uso sem saber exatamente o que você tem (principalmente porque, como você relatou, piora o estado certo?). Eu sugiro que investigue mais o seu caso (cardiologistas e fisiatras, de preferência), e PARE de tomar vasodilatadores sem saber seu real efeito em um corpo que não esta se comportando adequadamente. Espero ter ajudado, grande abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom Ricardo! no blog você encontrará mais informações sobre a saúde cardiovascular promovida pela musculação. Leia sobre Hipertensão Arterial e Musculação no texto de JAN/2013 - http://csapucaia.blogspot.com.br/2013/01/a-musculacao-e-hipertensao-arterial.html . Siga o Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook no endereço www.facebook.com/mexasecuidese . Grande Abraço, Carlos Henrique Costa Sapucaia

      Excluir
  3. Faço musculação á 3 anos sem parar, tenho 22 anos e do mês de janeiro de 2013 pra cá, possuo palpitações e pela 1°vez passei por taquicardia em maio de 2014, as palpitações se sussederam após o uso de um pré treino " neuro-boost", fiz exames com um cardio. e as palpitações só se manifestam alguns dias de treino, como por exemplo se eu sair correndo para pegar um onibus sinto palpitações, se eu tiver treinando somente ás vezes eu sinto. Não faço nenhum exercício aeróbico, no máximo uma esteira, mas depois da taquicardia eu a evito. A taquicardia me deu no treino de agachamento com máquina, com 20Kg em cada lado, e eu ergo 40Kg no agacha livre e nunca me deu nada. E uma sensação após o treino é o de o coração estar "cansado" e uma falta de ar, uma pressão no lado do coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean, tudo bem? Primeiramente, obrigado pela confiança e por compartilhar seu caso conosco. Vamos lá:

      - Este suplemento (pré-treino) foi prescrito por algum nutricionista da área esportiva? Se sim, quais as recomendações e efeitos colaterais informados pelo seu (sua) nutricionista? Se não, por que você está tomando?

      - Tudo isso foi relatado ao médico? Que exames você realizou com o cardiologista? Você diz que as palpitações se manifestam em situações de esforço físico (correr por conta do ônibus, treino de força / agachamento). Se os exames foram realizados em situações de repouso, sugiro que você faça exames em situação de esforço! O médico cardiologista é o profissional indicado para lhe orientar. Refaça exames; faça mais exames; investigue mais!

      O treinamento de força vai lhe ajudar, E MUITO, a continuar saudável (ou melhorar sua saúde), a melhorar seu condicionamento físico, a sua disposição para as tarefas diárias / laborais, a CUIDAR DA SAÚDE DO SEU CORAÇÃO DESDE QUE VOCÊ SAIBA EM QUE SITUAÇÃO ELE ESTÁ!!!

      Consulte o nutricionista que lhe recomendou o pré-treino, veja se será necessário CORTAR o uso enquanto você não tem certeza de como está seu coração.

      Com o treino, mesma coisa!

      Investigue mais!
      Espero ter ajudado. Um grande abraço, Carlos Henrique Costa Sapucaia!

      Excluir