domingo, 29 de agosto de 2010

Dietas Malucas (A Dieta da Proteína)



" sabe aquela dieta da sopa, dieta do tipo sangüíneo, dieta vegetariana, dieta do mediterrâneo, dieta ortomolecular, dieta da combinação de alimentos, dieta da pirâmide dos alimentos, dieta da proteína..."

Eita assunto polêmico não? Pois é, pois é. Nem sei por onde começo...

Bom, dentre todas essas loucuras, falarei APENAS de uma delas: A Dieta de Atkins (conhecida como dieta da proteína, que restringe severamente a ingestão de carboidratos).

Não saberia dizer qual, de todas essas maluquices, é a mais popular. Mas certamente a Dieta de Atkins é muito comentada em academias, clínicas, "salões de beleza", etc...

E por que escolhi esta? Por um simples motivo: ELA ENGORDA A PESSOA!
(calma, calma, não atirem tomates ainda, vou explicar...rs)

O nosso organismo "prefere" o carboidrato como fonte de energia para as nossas atividades diárias, e é importante TER carboidrato (glicose) para realizarmos tais atividades. Ok, mas o que a dieta promete:

"FAZER COM QUE O CORPO DEIXE DE UTILIZAR O CARBOIDRATO COMO FONTE DE ENERGIA E PASSE A UTILIZAR A GORDURA PARA ESTE FIM!"

FATO: Aproximadamente 75% do nosso Músculo é composto por água (75%, guardem esse número), enquanto que em um Adipócito (célula adiposa, que acumula lipídeo, célula de gordura) a quantidade de água é de aproximadamente 12%!

FATO: Para cada 1gr de glicogênio o organismo retém 3gr de água!

Por que resolvi trazer estas informações? O que quero dizer com tudo isso?

Quando o indivíduo resolve aderir a esta dieta extremamente pobre em carboidrato, o organismo passa a perder muita ÁGUA, pois esta em déficit de glicogênio, ou seja, o que "segurava" a água no organismo não esta mais ali presente. Ja falei onde temos mais água certo?

Se o indivíduo perde muita ÁGUA, ele perde do músculo e do tecido adisposo, sendo que no músculo tem muito mais (aproximadamente 75% contra 12% da célula de gordura). E LÓGICO, fica mais leve.

Maaas, e depois . . . ?

(o tão famoso efeito sanfona)

Assim como ficar mais pesado não significa necessariamente ganhar gordura (mulherada insiste em acreditar nisso né...) ficar mais leve não significa perder necessariamente gordura (falaremos de COMPOSIÇÃO CORPORAL na próxima postagem).

Acreditem PELAMORDEDEUS: Músculo É SIM mais pesado do que gordura. Portanto ganhar massa muscular deixa SIM o indivíduo mais pesado (prestem atenção, MAIS PESADO NÃO SIGNIFICA MAIS GORDO), assim como perder músculo deixa o indivíduo MAIS LEVE.

Nesta dieta, é fato que a pessoa fica mais leve pois a perda de PESO se deve em maior quantidade por perda de massa muscular, e em menor quantidade por perda de gordura. Quando a pessoa volta a comer carboidrato, o corpo "carente" deste substrato "segura" e absorve todo carboidrato ingerido, e volta a reter todo o líquido que perdeu durante o período de dieta.

No efeito sanfona (engorda-emagrece-engorda-emagrece) a pessoa vai perdendo muito músculo e pouca gordura, e volta a ganhar. A proporção é bem mais desvantajosa para a massa muscular do que para a massa adiposa.

Por isso falei, inicialmente, que esta dieta engorda a pessoa, porque, com o tempo, se perde pouca gordura e muito músculo (que lembrarei aqui as outras postagens: GANHAR MÚSCULOS É AUMENTAR A TAXA METABÓLICA BASAL, queimar mais calorias em repouso).

Quer perder peso? Aumente seu gasto calórico e faça uma REEDUCAÇÃO alimentar!

E chega de seguir "dietinhas" da revista, da vizinha, do vizinho, da prima, do primo, do amigo da academia, etc... Consulte profissionais SÉRIOS da saúde.

E viva de bem com a vida acima de tudo!

Próxima postagem: A COMPOSIÇÃO CORPORAL!

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Beijos e abraços!

8 comentários:

  1. Simplesmente fantástico o assunto abordado, pois como se não bastasse a dieta hipoprotéica, a cada dia que passa as pessoas procuram um especialista em reeducação alimentar, mas não para serem reeducadas, e sim para solicitar remédios que prometem a perda de 10 kg em apenas 1 mês com fórmulas perigosas, contendo sibutramina como principal substância, que é altamente perigosa, como assim perigosa? O que ela pode causar? Ninguém quer saber sobre os riscos que ela trás e sim o benefício imediato a perda de peso, porém vale ressaltar que essa substância pode causar as seguintes reações nos usuários. Em estudos clínicos foram observados os seguintes efeitos adversos: aumento de pressão, taquicardia, palpitações, vasodilatação, constipação, xerostomia, dor de cabeça, insônia, parestesia, lombalgia, náusea, dispepsia, sudorese, alteração do paladar, dismenorréia, alterações visuais (moscas volantes). Houve um número significativamente maior de casos de infecção de ouvido, sinusite e resfriado comum entre pacientes usuários do medicamento em relação a usuários de placebo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom... um dos assuntos mais comentados nas academias... principalmente agora q vai chegar o verão...

    Parabéns carlinhos...


    Prof. Jr.

    ResponderExcluir
  3. Gostei camarada. Manda um post sobre alongamento. Antes do treino ? Depois do treino ? Como fazer ?
    Abs
    Adriano Lodi

    ResponderExcluir
  4. Thiago, só tenho a agradecer o comentário! Uma grande maioria sempre vai atras de especialistas em cima da hora (preciso emagrecer pro carnaval, pro fim do ano, porque vou fazer um cruzeiro, porque vou tirar foto...) e esperam a "pílula milagrosa". Mas é mais do que provado que o organismo sempre busca um equilibrio. Perder rápido ou ganhar rápido é sempre um risco a ser avaliado. Mais uma vez, obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Junião, valeu pelo comentário. Juro que nem foi de caso pensado escrever sobre esse assunto nesta época, mas você tem razão. Como disse no comentário anterior, "pessoal" comeu de tudo durante o ano todo e AGORA, SOMENTE AGORA quer dietinhas da lua, do sol, da proteina, e sei la mais do que!...rs Obrigado pelo reconhecimento!

    ResponderExcluir
  6. Fala Adriano, que bom que gostou. Como ja prometi falar sobre a COMPOSIÇÃO CORPORAL na próxima postagem, deixarei pra falar de FLEXIBILIDADE E MUSCULAÇÃO logo depois, porque acho de fundamental importância o ESCLARECIMENTO deste assunto. Obrigado pela dica, e pelo "gancho" do assunto! Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Cara muito bom o post, sabemos que tem que diminuir o carboidrato, quando estamos trabalhando definição, em qual hora do dia e mais recomendado o consumo de carboidratos na fase de definição.

    ResponderExcluir
  8. Eu sei que vc está certo... estou tentando acertar e cada vez que leio seus textos percebo que estou errada.
    bj

    ResponderExcluir