domingo, 15 de agosto de 2010

O Ganho de MASSA MUSCULAR!!!


Fala galera, beleza???

Em primeiro lugar, DESCULPEM A AUSÊNCIA!!! Não consegui escrever nos últimos dias, portanto, vamos lá...

Algumas pessoas elogiaram o blog, gostaram das postagens, maaass, perceberam que na maioria das vezes os assuntos tratavam de PERDA, GASTO, SEDENTARISMO, e que sentiram falta do tal do GANHO DE MASSA MUSCULAR, ou HIPERTROFIA!!!

E como julgo importante falar sobre este assunto, "cá" estamos nós falando sobre (fatalmente utilizarei mais de uma postagem).

Então vamos entender o processo: um indivíduo vai até a academia, realiza o treino de musculação, e volta pra sua casa. O treino degrada os músculos trabalhados, causa micro-lesões. Estes músculos fadigados, estimulados agora precisam de uma alimentação adequada e de uma recuperação adequada para que cresçam. O ganho acima do estágio inicial é chamado de SUPERCOMPENSAÇÃO (adaptação positiva do organismo ao treinamento)!

OS MÚSCULOS CRESCEM DURANTE O DESCANSO, E NÃO DURANTE O TREINO!!!

No gráfico abaixo vamos tentar entender como acontecem as "coisas"...


O trecho A-B representa O TREINO DE MUSCULAÇÃO. O músculo, que inicialmente possuía um determinado volume perde sua composição, e precisará da RECUPERAÇÃO + ALIMENTAÇÃO adequadas para se reconstituir (trecho B-C). Ok! Mas não queremos apenas recuperar o que ja tínhamos, queremos mais...

O trecho C-D representa a tal da SUPERCOMPENSAÇÃO, que significa um ganho ALÉM do inicial, e é nesse período que deve ser aplicada uma nova sessão de treinamento!!! Nem antes desse ganho, nem muito depois!

No novo gráfico abaixo vamos descobrir o "provável" motivo de muitas pessoas não conseguirem resultados nas academias:


No gráfico 1 visualizamos uma situação favorável de treinamento, onde as setas indicam que as sobrecargas (treinos) foram aplicadas no momento ideal (no momento de ganho), a alimentação foi adequada e a recuperação foi "respeitada".

Já no gráfico 2 vemos as setas indicando que os estímulos foram aplicados antes mesmo do corpo recuperar seu estagio inicial (má recuperação, ou recuperação ineficiente), com isso demonstrando um resultado negativo.

Como vemos isso nos dia-a-dia? Aquele aluno que percebe que não esta tendo resultados resolve TREINAR MAIS, ou seja, leva a fadiga mais "pra baixo" ainda, e o corpo não consegue se readaptar para que tenha ganhos, pois os estímulos são aplicados quando o músculo ainda esta se reconstituindo. Neste caso este aluno deveria DESCANSAR MAIS, ou TREINAR MENOS (com menor volume de treinamento) para ter melhores resultados.


Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

2 comentários:

  1. Obrigado pelo reconhecimento. Há pouco tempo, criei a página relacionada ao blog no facebook. Caso tenha interesse em receber as atualizações, acesse: http://www.facebook.com/pages/Blog-Mexa-se-Cuide-se-Treinamento-de-For%C3%A7a-Para-Qualidade-de-Vida/124546790976103 . Grande abraço =)

    ResponderExcluir