sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sedentarismo NÃÃÃOOO!!!


"ah que preguiça; na segunda eu começo; ah ta tarde; ah ta cedo; ta frio; ta calor; é chato; é cansativo"
------------------------------------------------

desculpas, desculpas, desculpas. Ja usou alguma dessas né???..rs

Uma coisa sempre levo em consideração: para muitas pessoas COMEÇAR a fazer exercícios pode ser tão dificil quanto PARAR DE FUMAR para outras!

Nem sei dizer o quanto pode ser difícil parar de fumar porque nunca fumei, mas imagino que seja MUITO, MUITO difícil.

Pois bem. Nesta postagem quero comentar (de forma bem sucinta) os MALEFÍCIOS que o sedentarismo traz à nossa saúde.

Façamos uma ANALOGIA com um carro: se você adquire um carro super caro, ultra moderno E NÃO ANDA COM ELE (ou seja, não o coloque em movimento) deixando-o parado na garagem, o que acha que acontecerá???


O BOM FUNCIONAMENTO do nosso corpo DEPENDE DE MOVIMENTO. Diversas adaptações fisiológicas benéficas só ocorrem quando nos movimentamos, nos exercitamos, quando praticamos atividades físicas!

Em um envelhecimento NORMAL a incidência de doenças aumenta, ocorre o desequilíbrio na composição corporal (massa gorda x massa magra) e temos uma diminuição da aptidão física. O corpo "parado" libera substâncias que mantêm o corpo em um ESTADO INFLAMATÓRIO BASAL.

O exercício físico (e principalmente o TREINAMENTO RESISTIDO) promove a saúde cardiovascular (coração e vasos sanguíneos), saúde cardiorrespiratória (coração e pulmões), a saúde do sistema músculo-esquelético (músculos, ossos, tendões) e com isso a integridade dos tecidos.

-------------------- CHEGA DE PRECONCEITO PESSOAL -----------------


Academia não é para marombados, mulheres saradas, pessoas saudáveis com o objetivo de melhorar sua estética corporal (também, também... não há nada de mal nisso)

Mas as academias (CADA VEZ MAIS) estão sendo valorizadas pelo que elas PRECISAM SER VALORIZADAS: a promoção de saúde. Sem pensar em bíceps avantajados, glúteos empinados mas sim na AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA de viver bem, e conseguir realizar atividades diárias como: caminhar, varrer, estender roupa no varal, sentar e levantar de uma cadeira, segurar um filho (ou neto) no colo, agachar para pegar algo no chão, colocar algum objeto em cima da estante, e muitas vezes, VIVER SEM DOR!

Mais uma vez, MEXA-SE - CUIDE-SE! Depende MUITO de você!

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:
www.facebook.com/mexasecuidese

Beijos e abraços,
Carlos Henrique Costa Sapucaia

Um comentário:

  1. Legal, sabe que eu estou gostando mesmo de ler oque você escreve,acho tudo interessante fico motivada e tudo, só que aí eu continuo lendo,lendo e quando percebo passo muito tempo lendo e não sobra tempo para me exercitar.Sabe aquela coisa que agente tende a fazer mais oque gosta acho que é isso, gosta de ler mais do que me exercitar mas não desista mesmo.
    Tenho certeza que uma hora vou perder a preguiça e ir a luta.
    Obrigada pela leitura agradavel e continue.
    Beijo
    Mila

    ResponderExcluir