domingo, 11 de julho de 2010

A INDESEJÁVEL barriguinha! (O Tecido Adiposo)


Atendendo a pedidos...

COMO PERDER AQUELA "INDESEJÁVEL" BARRIGUINHA???

Primeiro, vamos entender o que é esta barriguinha!


Para entender por que emagrecemos ou engordamos é necessário pensar no BALANÇO CALÓRICO DIÁRIO!
Durante o dia nós GASTAMOS ENERGIA (atividades diárias, metabolismo, atividade física) e INGERIMOS ENERGIA (alimentos = calorias). É simples: para emagrecer, devemos ingerir menos do que gastamos. PONTO. Por definição, vamos aceitar que a "barriguinha" (gordura subcutânea, tecido adiposo) é formada por CALORIAS INGERIDAS E NÃO GASTAS. Você comeu, não gastou e seu corpo guardou!


Efeitos:
E agora??? Como ACABAR com esse estoque energético???
Bom, preciso dizer uma coisa:


NÃO!
NÃO É SÓ EXERCÍCIO AERÓBIO QUE EMAGRECE!


Vamos aproveitar para derrubar alguns mitos...

Como escrevi anteriormente, gastamos energia diariamente. Tem gente que emagrece sem ir para a academia, só fazendo dieta (ou seja, comendo menos). A academia, o clube, a natação, a bicicleta, a aula de ginástica, a musculação, etc, são FATORES ADICIONAIS DE GASTO ENERGÉTICO. O emagrecimento vai depender do QUANTO a pessoa vai INGERIR. Repetindo: se ingerir MAIS do que gastou, não importa o quanto gastou: VAI ENGORDAR! Agora, se ingerir MENOS, não importa COMO GASTOU: VAI EMAGRECER.

PORÉM ...
De todos esses exemplos, SÓ A MUSCULAÇÃO GARANTE AUMENTO DE MASSA MUSCULAR! O que eu quero dizer com isso?

Quero dizer que: caminhar, correr, pedalar, nadar, praticar aulas de ginástica são muito eficientes para gastar energia (sem falar que podem vir a ser individualmente motivantes). Mas se você PÁRA de fazer, você PÁRA de queimar calorias. Sendo assim, estas atividades possuem UM FATOR EMAGRECEDOR.

Com a MUSCULAÇÃO você gasta energia enquanto treina, se alimenta adequadamente e descansa adequadamente para ganhar músculos. O fato de TER MAIS MÚSCULOS faz com que você gaste MAIS CALORIAS EM REPOUSO. Portanto possui DOIS FATORES EMAGRACEDORES.


Concluindo: NÃO SE DESEPERE - NÃO FAÇA DIETAS MALUCAS - NÃO SEJA VÍTIMA DE REMÉDIOS MILAGROSOS! E o mais importante, TENHA PACIÊNCIA! Mesmo porque, leva tempo ACUMULAR O TECIDO ADIPOSO. Assim como leva tempo queimar as calorias!


SÓ DEPENDE DE VOCÊ, DA SUA FORÇA DE VONTADE!

MEXA-SE; CUIDE-SE...


E então, vamos treinar???

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

8 comentários:

  1. Caê adorei, vou começar a me cuidar mais, comer menos doce(que eu ADORO)e tentar gastar oque eu guardei esse tempo todo.Vou fazer tudo baseado nas coisas que você fala, quando eu estiver magra você pode colocar a foto do antes e depois.
    Obrigada
    Beijo
    Mila

    ResponderExcluir
  2. Juninho...
    fala caê, tá mandando bem nas postagens heim, com um dialeto básico está conseguindo passar informações bem importantes relacionados com atividade física...
    vou deixar uma pergunta para estigar as proximas postagens...
    Treinamento funcional pode ser aplicado em pessoas com doenças degenerativas e 3°idade?
    Abraço caê.

    ResponderExcluir
  3. risos....ok Tia Mila! =o)

    Junior, INTERESSANTÍSSIMA a questão deixada por vc! Provavelmente será o assunto da próxima postagem. Antes de começar a falar do TREINAMENTO FUNCIONAL (quem me conhece sabe que eu gosto "só um pouquinho") tentei falar sobre coisas mais básicas.
    Valeu pela dica, e pelo reconhecimento! Abraço

    ResponderExcluir
  4. Eae Carlão!
    Será que vai agora hein rsrsss.
    Entaum como tinha dito anteriormente que tudo não passa de uma grande família, quando se fala em resultados Físicos, primeiramente a Alimentação é a mãe, Atividades Física o pai e a genética os irmãos, quando essa família está em desordem acaba-se em conflitos que podem levar a sérios problemas como essa tal gordura adiposa e as tais doenças coronarianas, diabetes, colesterol, enfartes e uma série de complicações que todos já conhecemos...
    Foi uma boa abordagem sobre o assunto, está de parabéns pelo trabalho.
    Abraço Will.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza Willian. Como comentamos na academia o fator nutricional é fundamental, para todas as postagens aliás. Valeu pelo comentário, e com certeza postarei algo ENFATIZANDO a importancia da nutrição. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo trampo meu grande brother! Ótimo material, linguagem interessante e de fácil compreensão para o público em geral! Keep moonwalkin'!!

    ResponderExcluir
  7. Valeu Vaccaro, e valeu pelos RT's la no twitter, de coração mesmo. Sempre que quiser, da uma passeada aqui, e fique a vontade pra comentar. Vai ser de grande importancia pra mim, e para o blog. Abraço. Ah, e "vamo" marca mais um treino hein, foi da hora aquele dia! treinão "dus bão". Falow

    ResponderExcluir
  8. Excelente texto, e seguimos na lutac métodos absurdos.

    ResponderExcluir