segunda-feira, 28 de junho de 2010

A MULHER e a Musculação 2!

continuando...

Falemos de OSTEOPOROSE agora!

OSTEOPOROSE é doença de mulher? NÃO! Acomete mais as mulheres? SIM! Por causa de uma coisinha chamada MENOPAUSA.

Rapidamente -> nossos ossos passam por 2 processos durante a vida: CRESCIMENTO E MATURAÇÃO. Portanto, após a fase de crescimento (tamanho do osso) eles vão se tornar mais fortes, mais largos, mais firmes, etc... e, em que escala, isso vai ocorrer depende muito da vida de cada um(a).


ENVELHECER É INEVITÁVEL;
ENVELHECER SEDENTÁRIO(A) É OPCIONAL!


A forma mais EFICAZ E SEGURA de garantir ossos fortes é a MUSCULAÇÃO! Por quê?

O TREINAMENTO RESISTIDO (musculação) é uma atividade caracterizada por COMPRESSÃO ÓSSEA e CONTRAÇÃO MUSCULAR (fatores necessários para que o osso sofra algumas alterações fisiológicas, e fique forte).



Qual é a idéia: Com o envelhecimento, todos nós (homem ou mulher) vamos sofrer, NATURALMENTE, uma perda de massa óssea. Se a pessoa teve uma vida ativa, do ponto de vista da atividade física, ela pode perder, porque tem bastante! No caso das mulheres, os ossos sofrem um enfraquecimento brusco após a menopausa (QUEDA na taxa dos hormônios femininos). Então, se fez musculação, se preveniu.



Agora se não fez...


Perda de massa óssea no Sedentarismo:

. HOMEM após 40 anos: 0,5%/ano

. MULHER após 35anos: 1%/ano

. na MENOPAUSA: 3%/ano

Ossos fracos + musculatura enfraquecida = fraturas! Toda vez que uma idosa cai e sofre um fratura, pensa-se que ela CAIU E QUEBROU O FÊMUR. Porém, o que provavelmente aconteceu é que ela QUEBROU O FÊMUR, e depois CAIU!

O recado que eu deixo é: se é chato, se é monótono, se a academia esta cheia, se vai revezar aparelho, FAÇAM MESMO ASSIM!

Por saúde!!!

E confiem em mim: o resultado estético aparece também, mais rápido do que fazendo SOMENTE aulas.

Aproveitem a postagem, e, podem ter certeza, responderei a todos os comentários!

Ah, nada contra as AULAS DE GINÁSTICA ok? Elas são animadas, são motivantes e promovem gasto calórico, que contribui para o emagrecimento! Porém, não são tão EFICIENTES (resultado rápido) e SEGURAS (saúde das articulações, dos ossos, etc.) quanto a musculação!

O Texto começa em A Mulher e a Musculação!

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Um Grande Abraço,
Carlos Henrique Costa Sapucaia

2 comentários:

  1. olá!! adorei a postagem sobre musculacao.. o q posso fazer p ter um resltado mais rapido na musculacao... ja fiquei 4 meses seguidos 4x por semana e n notei quanse nenhuma mudanca.. necessario alguma reposicao vitaminas ou minerais? aguardo retorno.. abraços

    france_mcunha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Algumas coisas não ficaram claras... QUAL resultado você gostaria de obter mais rápido? (emagrecimento?; ganho de massa muscular?; redução de dor articular?; maior resistência?). Respondendo de uma forma bem "ampla e geral" ALÉM DA MUSCULAÇÃO (bem orientada) você TAMBÉM PRECISARÁ COMER ADEQUADAMENTE E DORMIR (descansar) o SUFICIENTE!!! Posso sugerir alguns textos, inclusive do blog, dependendo do seu objetivo! (Vá para o ARQUIVO DO BLOG e leia: A Indesejável Barriguinha em JULHO/2010; Ganho de Massa muscular AGOSTO/2010; Composição Corporal SETEMBRO/2010, DEFINIÇÃO E HIPERTROFIA em MARÇO/2011, "Sete segredos masculinos..." JULHO/2011). Espero ter ajudado! Grande Abraço, Carlos H. C. Sapucaia

    ResponderExcluir