quinta-feira, 3 de junho de 2010

Agachamento!


POR QUE agachar desse jeito seria mais eficiente que agachar conforme a figura abaixo??? (Pergunto EFICIENTE porque SEGURO, vamos concordar que não é nem um pouco certo?)



Bom, vamos lá: pressupõe-se que uma pessoa agache para exercitar e estimular músculos da coxa como quadríceps, posteriores da coxa, adutores, assim como glúteos, etc... Sabemos também que os músculos abdominais, paravertebrais (Músculos do Tronco, tanto superficiais como profundos, chamados hoje em dia de MÚSCULOS DO CORE) são altamente ativados neste exercício pelo simples fato de ja existir certa instabilidade mesmo com os pés no chão (BASE ESTÁVEL) . Pois bem: se o objetivo é ativar MAIS os músculos do CORE, legal, vamos aceitar que agachar na BASE INSTÁVEL seria mais eficiente. Agora, prometer que ativa MAIS a musculatura da coxa não dá né? Resumindo: A articulação do tornozelo é responsável por ajuste de postura. A perturbação causada pela base instável (no caso a bola) não afeta a coxa, pois o tornozelo resolve esse problema, e precisa trabalhar muito pra isso... O que existe é uma TENDÊNCIA de ativar mais a musculatura da PERNA/PANTURRILHA (gastrocnêmios ,solear...).

Vamos discutir???

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

3 comentários:

  1. rafael fernandes somalia24 de junho de 2010 às 22:29

    cara vo te falar ja fiz o dois no começo usei muito bases instaveis para agachar mais com o proposito de propriocepção e tal ,mas hje estou agachando livre e todos os meus alunos estao tambeme,e mais os beneficios do agachamento livre vieram mais a tona rapidamente apesar da foto assutar com a carga usada o joelho abaixo da linha do quadril nao tem coisa melhor ke fazer agachamento livre experimente!!bora combianr aquele treino !!

    ResponderExcluir
  2. Fala Rafa, beleza? Então, é aquele papo: INSTABILIDADE LIMITA MOVIMENTO! é claro que a foto na bola é provocativa. Eu quis fazer essa comparação porque, no começo, muita gente estava relacionando o fato de "tremer" coxa, por estar em base instável, e dizendo que "trabalhava" mais a musculatura. Na verdade esse "tremor" todo é o corpo evitando uma queda. Sem contar que, o risco é ABSURDO em misturar INSTABILIDADE c/ SOBRECARGA né. Vamos marcar aquele treino sim, mas tem que ter uns "TABATA" no meio hein...risos. Abraço, valeu pelo apoio!

    ResponderExcluir
  3. opa pode deixar vou fazer um happy hour ai em breve to lançando um site ai e de quebra na comemoração haverá um tabata rrs assim ke marcar a data te aviso pra aparecer certo ?? noix abx bora agacha livreeeeee
    srsr ...

    ResponderExcluir