Olá leitores e leitoras, sejam bem vindos novamente!
Provavelmente, à essa "altura do campeonato", vocês devem ter concluido que sou "fascinado" por exercícios com pesos (musculação, treinamento resistido, treinamento de força, etc...).
E sou!
Porém, não trata-se apenas de GOSTAR (o que é comum acontecer conosco, professores: escolher e desenvolver uma afinidade MAIOR por determinada atividade). Trata-se, principalmente, de CONHECER, ACREDITAR e SABER dos benefícios (e desvantagens) da prática. Conhecer as características e VER que ela é FUNDAMENTAL para determinados "alunos"/clientes/pacientes.

paciente realiza o exercício Leg Press Unilateral no INSTITUTO BIODELTA
Pois bem, vamos ao desabafo pessoal (mais um...)
Este texto tratará de um assunto que me incomoda bastante:
A IDEIA ERRADA E EQUIVOCADA QUE A POPULAÇÃO TEM DA "PRÁTICA" DA MUSCULAÇÃO POR CAUSA DOS ERROS DE TREINO E CONDUTA DE ALGUNS "PRATICANTES" IMATUROS, LEIGOS E DESINFORMADOS!
Certa vez tive o prazer de ouvir uma palestra de uma professor chamado WAGNER WEY MOREIRA que, no "ambiente" do esporte e dos exercícios físicos, esclareceu muitas ideias erradas com argumentos fantásticos e pontos de vista inéditos.
Dentre as passagens desta palestra, uma ficou na minha cabeça: quando citou que, certa vez, contrariou dezenas de professores dizendo que o ESPORTE NÃO ERA VIOELNTO, em um congresso que tratava de VIOLÊNCIA NO ESPORTE (algo do tipo...). Resumindo, ele mostrou dois vídeos: um onde uma tribo de índios jogava futebol, e TODOS comemoravam o gol, independente de que lado esse gol fosse marcado; outro onde MONGES jogavam futebol, um jogo após o outro, EM PAZ. A conclusão: NÃO É O ESPORTE QUE É VIOLENTO, MAS SIM A SOCIEDADE QUE O PRATICA!
Com esta ideia na cabeça, acabei refletindo e observando que, com a MUSCULAÇÃO, acontece algo similar.
É comum aparecer, na mídia (TV, JORNAIS, REVISTAS, SITES), algum IMBECIL se comportando de forma ESTÚPIDA em relação ao treinamento de força:
- Casos de Morte por causa do uso EQUIVOCADO e INDISCRIMINADO de anabolizantes;
- Lesões Graves (por pegar MAIS PESO DO QUE REALMENTE AGUENTA, por realizar os exercícios com técnicas erradas, por realizar exercícios em ambientes inseguros, etc...);
Logo surgem os comentários:
"tá vendo, musculação é um perigo; musculação não presta; só tem idiota fazendo musculação; tem que ser narcisista pra fazer musculação; é uma prática de jovens estúpidos..."
Onde quero chegar?
Os exemplos que citei acima, demonstram falhas DO PRATICANTE de musculação, e não DA PRÁTICA em si.

(obs: a foto acima mostra uma aberração, ops, usuário de ADE - óleo utilizado para dar volume ao músculo - e não o resultado de ESTEROIDES ANABOLIZANTES. Outra confusão que a mídia, DESINFORMADA, insiste em divulgar. Mas isso é assunto para outro momento)
CONDENE O PRATICANTE, NÃO A PRÁTICA!
A MUSCULAÇÃO não é um perigo (muito pelo contrário, é uma ÓTIMA aliada e componente importantíssimo de um programa de condicionamento físico, prevenção e reabilitação de doenças!
PERIGO é o EXCESSO DE PESOS + SUBSTÂNCIAS ILÍCITAS nas mãos erradas!
Desculpem por "mais um desabafo pessoal", porém espero ter sido claro.
E que vocês tenham gostado!
Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:
Beijos e abraços,
Carlos Henrique Costa Sapucaia