quinta-feira, 28 de junho de 2012

A FORÇA e o CONCEITO DE FUNCIONALIDADE 2

Olá pessoal, tudo bem?

Mês corrido, não consegui postar o que eu gostaria (A  Musculação e a Coluna Vertebral) que ficará para os próximos meses! Mas não deixarei JUNHO passar em branco...

Então escolhi fazer uma postagem mais simples, com menos texto e mais vídeos (novamente).

Em OUT/2011 postei A FORÇA e o CONCEITO DE FUNCIONALIDADE!!! (clique no link para visualizá-la), onde levantamos algumas questões pertinentes à essa discussão. Já que a "moda" é usar o termo funcional "pra lá e pra cá", a ideia era tratar o tema com seriedade (como fazem ótimos autores atualmente. Só pra citar uma: Marília Coutinho). Infelizmente, nem todos tratam "disso" com seriedade. Infelizmente, muitos beiram propagandas da "polyshop" quando falam em treinamento funcional, mas...enfim...paciência!

Pois bem. Para esta postagem adoraria compartilhar algumas coisas que venho prestando muita atenção (e morrendo de vontade de vivenciar, conhecer mais, treinar mais, para aplicar posteriormente):

LEVANTAMENTOS DE PESO (BÁSICOS E OLÍMPICOS), KETTLEBELL's, "provas e objetos" STRONGMAN - STRONGWOMAN e treinamentos estilo "CROSS FIT"!!!

Para começarmos, vamos lembrar:

FUNCIONALIDADE = AGACHAR + PUXAR + EMPURRAR!

Comecemos com os 5 LEVANTAMENTOS DE PESO!
Vamos assistir e pensar, refletir, considerar, reavaliar, observar os 3 Levantamentos Básicos: AGACHAMENTO, SUPINO E LEVANTAMENTO TERRA (ou seja, movimentos básicos para a funcionalidade do ser humano agachar, puxar e empurrar). Antigos, clássicos, tradicionais e... FUNDAMENTAIS:

Sir Valentin Dikul

LEVANTAMENTOS OLÍMPICOS
Adicionando POTÊNCIA (velocidade ao movimento de FORÇA), temos os 2 Levantamentos Olímpicos: ARRANCO E ARREMESSO:

Sir Fernando Reis (Ouro para o Brasil em Guadalajara 2011)

KETTLEBELL'S
Geralmente encontramos a palavra funcional acompanhada da termo movimentos integrados (sem falar da palavra mágica CORE, é claro...). Essa integração e transferência de movimentos podem ser explicitamente visualizadas nos levantamentos olímpicos do vídeo acima. Ainda assim, podemos adicionar acelerações diferentes, possíveis com um equipamento ANTIGO (bem antigo), mas que ganhou notoriedade recentemente, com o "boom" do funcional: o KETTLEBELL:

Movimentos básicos com o Kettlebell


STRONGMAN'S - STRONGWOMAN'S
Agora, e se tentarmos fazer toda essa FORÇA, esses movimentos integrados, com objetos totalmente "estranhos"? Sem pegadas anatômicas bonitinhas? Puxar, empurrar, levantar, lançar "coisas" do chão sem que se tenha um "local apropriado" para pegá-los??? Vamos aos objetos utilizados pelos STRONGMAN'S - STRONGWOMAN'S: pneu de trator, pedras, carros, cordas, barris, troncos... Observação: Ao contrário do que eu pensava (até assistir a uma aula com o atleta de altíssimo nível e extremamente gente boa, Luciano Dias), para um bom desempenho não basta apenas SER FORTE! As provas deste ESPORTE exigem, além da FORÇA, um bom condicionamento cardiovascular, resistência muscular e aeróbia e muita estratégia, pois, o atleta precisa cumprir várias provas com características diferentes com percursos e intervalos de tempo pré-estabelecidos:


CROSSFIT
Desabafo: Vontade de abrir uma... Vontade de treinar em uma... Vontade de viver dentro de uma... Vontade de estar lá TODO SANTO DIA!!! O mais "loko" é poder trazer "um monte de coisa legal" ao praticante comum, simples mortal, que TALVEZ nunca participe de competição nenhuma (talvez participe, dos CROSSFIT GAMES...). A impressão que temos, ao ver os vídeos, é que essas pessoas GOSTAM de treinar, e não treinam por obrigação; não se trata de um sacrifício; o treino é algo prazeroso!

Academias CROSSFIT:

"Bora" treinar?
"Bora" conhecer alguns TREINAMENTOS FUNCIONAIS???

Espero que tenham gostado. Espero que compartilhem! Lembrando que este é o segundo texto relacionando de FORÇA e a FUNCIONALIDADE!

Leia o primeiro --> A FORÇA e o CONCEITO DE FUNCIONALIDADE!!!

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Beijos e abraços
Carlos Henrique Costa Sapucaia