segunda-feira, 23 de julho de 2012

Livro: Musculação em Todas as Idades


Olá leitores e leitoras,

Enfim, saiu O LIVRO.


Este blog só pôde, um dia, ser concebido porque este conhecimento existe.
Praticamente tudo o que esta escrito neste blog tem como pano de fundo o trabalho sério e pioneiro do
Dr. José Maria Santarém.

Após a ampla divulgação do conceito pioneiro da MUSCULAÇÃO TERAPÊUTICA e décadas de estudos, dedicação e TRABALHO SÉRIO em Treinamento Resistido (musculação, treinamento de força), o Dr. José Maria Santarém lança seu livro: Musculação em Todas as Idades - Comece a praticar antes que seu médico recomende.

Falar que o livro é INDISPENSÁVEL, OBRIGATÓRIO e FUNDAMENTAL para quem deseja se manter informado sobre Treinamento Resistido (musculação, treinamento de força) não seria surpresa.

Portanto vou me atentar ao fato de que, ele não auxilia APENAS os educadores físicos, fisioterapeutas, médicos e estudantes ou profissionais da saúde. Ele auxilia QUALQUER PESSOA interessada em entender "um pouco mais" sobre a MUSCULAÇÃO como ferramenta para promover SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA, prevenção e tratamento de DOENÇAS E LESÕES e sua SEGURANÇA E A EFICIÊNCIA necessárias na aplicação do exercício ao IDOSO, pois é escrito com linguagem de fácil compreensão mas extremamente RICO de conhecimento e informações BASEADAS EM EVIDÊNCIAS!!!

Há décadas atrás, falar em MUSCULAÇÃO era falar de uma atividade "perigosa" até para pessoas saudáveis. MUSCULAÇÃO PARA IDOSOS, ou para PESSOAS DOENTES E DEBILITADAS então era o cúmulo do absurdo. Mas o Dr. Santarém enfrentou o preconceito (ESTUDANDO). A ciência avançou e os estudos comprovaram o que A PRÁTICA sugeria sobre a MUSCULAÇÃO ser eficiente e segura PARA TODOS! Contudo, o livro é TAMBÉM uma "arma" contra mitos e tabus que ainda persistem e continuam sendo disseminados (infelizmente, AINDA, por próprios colegas da área da saúde, desinformados sobre treinamento resistido).

Na contra-capa do livro é possível visualizar algumas frases de professores da Faculdade de Medicina da USP em colaboração ao conteúdo da obra. Deixarei aqui uma que gostei muito, por achá-la "polêmica e inaceitável" em dias atuais para boa parte, não só da população em geral, como para profissionais desinformados da área de saúde (assim como foi polêmico, um dia, falar de musculação para idosos). A frase é do professor György Miklós Böhm, e diz:

"A Musculação, em muitos casos, é de grande valor terapêutico e, como tal, deveria ser inserida no sistema de saúde do país e na educação médica."

"... SER INSERIDA NO SISTEMA DE SAÚDE DO PAÍS E NA EDUCAÇÃO MÉDICA."

Não resta muita coisa a dizer. A não ser, leia.
*Se você deseja entender por que fazer musculação pode ser mais "suave" do que caminhar, leia;
* Se você é saudável, jovem e gosta de se exercitar, leia;
* Se você tem pessoas idosas em casa, doentes ou não, frágeis ou não precisando se exercitar, leia;
* Se você é jovem e sente alguma dor articular, leia;
* Se você pratica esportes e quer entender como pode melhorar seu rendimento, leia;
* Se você é educador físico, fisioterapeuta, médico e trabalha com jovens, adultos, homens, mulheres, gestantes, idosos, hipertensos, cardiopatas, coronarianos, safenados, diabéticos, que sofrem com tendinites, bursites, lesões musculares e/ou articulares, artrites, artroses, problemas vasculares ou em situações de pós-operatório, leia.

E da próxima vez que um médico disser que sua mãe, avó, parente idoso ou doente SÓ PODEM fazer alongamento, RPG ou hidroginástica, você pergunta:

O SR. JÁ LEU ESTE LIVRO???

Boa leitura a todos. Eu já estou lendo, e estou gostando "só um pouco"...

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Beijos e Abraços,
Carlos Henrique Costa Sapucaia