sábado, 29 de setembro de 2012

A Musculação e a Saúde da Coluna Vertebral

Olá leitores e leitoras,

Devido ao sedentarismo e à FRAQUEZA MUSCULAR, sua coluna começa a doer. Quando você DEVERIA REALIZAR EXERCÍCIOS DE FORTALECIMENTO COM PESO (musculação, treinamento de força, treinamento resistido) seu médico diz que você deve fazer algo leve (hidroginástica, alongamento, RPG ou algo do tipo...). E ressalta: VOCÊ NÃO DEVE PEGAR PESO! 

Quando será que ALGUNS médicos vão PARAR de "assustar" as pessoas e passar a recomendar A ÚNICA ATIVIDADE capaz de fortalecer a musculatura como se deve?


Dor nas costas é algo comum. Muita, mas MUITA gente sente dor nas costas... Porém, nem sempre essa dor é reflexo de "doença/patologia"; o ENFRAQUECIMENTO MUSCULAR, por exemplo, causa INSTABILIDADE ARTICULAR, portanto, pode ser causador de muitos desconfortos. Podemos começar esclarecendo alguns nomes que causam confusão na cabeça de muitas pessoas.

LOMBALGIA: Significa DOR NA REGIÃO LOMBAR da coluna.
É sinônimo de doença? PODE SER QUE SIM. PODE SER QUE NÃO. O simples fato da musculatura desta região estar FRACA é suficiente para que a lombar doa! Mas, é possível também que exista uma Protusão Discal  (estágio anterior à Hérnia) ou uma Hérnia Discal. A Hérnia acontece quando o disco intervertebral é comprimido (amassado) pelas vértebras, podendo comprimir terminações nervosas, gerando  dores e desconfortos. Com exames de imagem (ressonância ou tomografia) é possível  detectar estas patologias.


Neste caso, vocês acham que seja PERIGOSO pegar peso???
Depende do PESO e depende de COMO e pessoa vai pegar certo?

Vamos definir que SEMPRE será perigoso PEGAR MAIS PESO do que você está preparado para pegar. Acredito que seja  esse, um dos pontos causadores de confusão. Pegar, do chão, um balde cheio d'água, um cesto cheio de roupa, uma mochila pesada ou uma caixa cheia de "sei lá o quê" PODE  SER PERIGOSO PARA QUALQUER UM, DESDE QUE esta pessoa esteja MAL POSICIONADA e que o PESO SEJA EXCESSIVO (carga acima do que a pessoa e sua musculatura está preparada a suportar). Agora, se esta pessoa estiver com a musculatura fortalecida, estiver bem posicionada e se o peso estiver adequado à sua quantidade de força, PEGAR PESO NUNCA VAI SER PERIGOSO! NUNCA! 

Então, quem tem hérnia de disco ou QUALQUER OUTRA DOENÇA/DESCONFORTO na coluna, pode fazer musculação?

DEVE!

Só com o FORTALECIMENTO MUSCULAR (SEGURO E EFICIENTE) a coluna voltará a ter ESTABILIDADE ARTICULAR e, com isso, REDUÇÃO ou SUMIÇO da dor! Músculo Forte Estabiliza e Protege as articulações (TODAS AS ARTICULAÇÕES, inclusive as da Coluna Vertebral)
(se possível, mostre este texto ao seu médico)

Curvaturas Fisiológicas (Naturais) da Coluna

Muitas vezes recebemos o cliente na academia se queixando de dores nas costas. Quando perguntamos a causa, muitos relatam: "é porque eu tenho LORDOSE..." ou "é porque eu tenho CIFOSE". Vamos entender estes nomes.

Nossa coluna possui CURVAS NORMAIS, NATURAIS (se olharmos a pessoa de lado) e estas curvas recebem os nomes de LORDOSES e CIFOSES. A região Lombar e a região Cervical são as duas LORDOSES que temos na coluna. A região Torácica e a região Sacral são as duas Cifoses. Portanto, todo mundo tem LORDOSE e todo mundo tem CIFOSE. O que algumas pessoas têm e outras não é a HIPER LORDOSE (bunda arrebitada, considerando região lombar) ou a HIPER CIFOSE (corcunda, considerando região torácica), ou seja, um aumento nas curvas fisiológicas (que pode ser causador de dores, principalmente se somado ao enfraquecimento muscular da região):


Na presença deste aumento da curvatura, treinar MUSCULAÇÃO vai corrigir?
A MUSCULAÇÃO vai fazer com que este aumento seja reduzido?
NÃO! Mas vai estabilizar e proteger a região, reduzindo a dor e, TALVEZ, eliminando a mesma!

E a Escoliose?

Lembra que comentamos que, olhando uma pessoa de lado, É NORMAL ter curvas (cifoses e lordoses)? Pois bem. Olhando esta mesma pessoa de frente (ou de costas) NÃO. Olhando por estes pontos a coluna deve ser "RETA", sem alterações. Chamamos de ESCOLIOSE o desvio lateral, e é possível identificar, por exemplo, quando a pessoa possui um ombro mais alto que o outro:

Da mesma forma que a pessoa "nasceu" com o desvio (ou com a propensão a desenvolvê-lo) o exercício NÃO VAI CORRIGI-LO! Nenhum exercício produz este desvio assim como nenhum exercício corrige este desvio. Mais uma vez, a vantagem de se realizar exercícios com peso é o FORTALECIMENTO MUSCULAR para melhorar a ESTABILIDADE ARTICULAR. Dessa forma, podemos esperar  a redução de dores ou desconfortos e, TALVEZ (dependendo do grau) o sumiço da dor!

Todo exercício físico PODE AJUDAR no tratamento de "dores nas costas". Mas, SEM SOMBRA DE DÚVIDAS, a Musculação é a opção MAIS EFICIENTE E MAIS SEGURA de se tratar estas dores.

Para qualquer problema de Saúde, seria interessante que, QUALQUER PACIENTE/CLIENTE fosse tratado por uma Equipe Multidisciplinar (médico, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista...). Só dessa forma este paciente/cliente estaria na MELHOR SITUAÇÃO de atendimento. Não sendo possível, os profissionais, em seus respectivos espaços, precisam SE ATUALIZAR e RECOMENDAR que os clientes procurem profissionais atualizados TAMBÉM. Muitos médicos se atualizam. Muitos não. Muitos médicos TREINAM (e conhecem as vantagens do treinamento de força). Muitos nunca seguraram um halter (peso) na vida (o que pode ser muito arriscado, pois, desconhecendo os benefícios desta atividade, acabam por assustar pessoas que precisam de tratamento decente, seguro e eficiente).

PESO PODE SER "PESADO" OU NÃO. DEPENDE DE QUEM O SEGURA!

Exercícios com Peso, bem administrados, Salvam Vidas. Previnem e Tratam Doenças.
Mas eles precisam ser recomendados.

Espero que tenham gostado do assunto
(se possível, mostre este texto ao seu médico)

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Beijos e abraços
Carlos Henrique Costa Sapucaia