sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A Musculação e a Flexibilidade!

e lá vem polêmica . . .

Bom pessoal, se me permitem (mais uma vez) tentarei passar algumas informações relevantes ao tema proposto. Mas como sempre, de um jeito simples e de fácil compreensão, para que TODOS leiam, entendam, e comentem (a vontade, sem moderação).

Diariamente vemos diversas pessoas fazer uso dos exercícios de alongamento, seja para treinar musculação, correr, jogar futebol, enfim; podemos comentar algo a respeito, mas como o blog É DEDICADO ao Treinamento Resistido (musculação) focarei a discussão nesta atividade ok? Vamos aos mitos, aos tabus e às "pérolas" que ouvimos por aí, e que provavelmente você já ouviu e pode ter dúvidas:

. musculação deixa a pessoa encurtada;
. quem treina força perde flexibilidade;
. PRECISA alongar antes, senão vai se machucar;
. PRECISA alongar depois, senão vai se machucar;
. força e flexibilidade não combinam;
. alongar antes atrapalha o treino de força;
. e por aí vai...

FATO: NENHUMA DESTAS INFORMAÇÕES TEM COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA OU CONFIRMAÇÃO BASEADA EM EVIDÊNCIA PRÁTICA!!!

Pois bem...

Aproveito para dividir com vocês uma, de muitas, informações que aprendi em aula com o Prof. Dr. José Maria Santarém, referência indiscutível no assunto TREINAMENTO RESISTIDO http://www.saudetotal.com.br/artigos/atividadefisica/destreza.asp

"Quando um sujeito treina FORÇA, ele TAMBÉM desenvolve FLEXIBILIDADE, RESISTÊNCIA, VELOCIDADE E COORDENAÇÃO!"

(Vale destacar que estas informações são baseadas em EVIDÊNCIA, e não somente em "raciocínios teóricos" ou estudos de laboratório. Portanto estas informações têm comprovação CIENTÍFICA e PRÁTICA).

Você consegue fazer isto??? Porque eu não consigo...

Analisemos a imagem ao lado:
. Este sujeito é forte???
. E a flexibilidade dele, como vai???

Vai bem obrigado né...
Temos que aprender que, TODO exercício na musculação tem sua fase de ALONGAMENTO DO MÚSCULO e outra fase de CONTRAÇÃO DO MÚSCULO.
Esta afirmação vai de encontro com a referência citada acima de que "TREINAR FORÇA TAMBÉM DESENVOLVE A FLEXIBILIDADE DO INDIVÍDUO".

Com o objetivo de deixar mais claro, vamos analisar outra imagem, onde eu selecionei 2 exercícios, um para o fortalecimento dos músculos posteriores da coxa (entre outros) e o outro para o alongamento dos mesmos músculos:

Percebam que as duas estão realizando O MESMO MOVIMENTO (flexão do quadril). Repetindo: ao realizar um exercício de fortalecimento, de qualquer grupo muscular, temos 2 fases - ALONGAMENTO DO MÚSCULO (c/ contração excêntrica) E CONTRAÇÃO DO MÚSCULO. Quando a pessoa realiza o exercício Stiff, ao flexionar (dobrar) o quadril os músculos posteriores da coxa são alongados, esticados, ou seja, sofrem o estímulo da FLEXIBILIDADE, e para que aconteça a EXTENSÃO do quadril (a volta do tronco) os músculos se contraem.

Quando treinamos para desenvolver a FORÇA nós dividimos o treino em sessões ao longo da semana, número de exercícios por grupo muscular, séries e repetições certo?

Então por que treinamos a nossa FLEXIBILIDADE segurando cada músculo por 10/20 segundos durante 5 minutos (no máximo)???

Coloquem uma coisa na cabeça, e nunca mais esqueçam: a sua FLEXIBILIDADE é extremamente estimulada quando você treina FORÇA! E não tenham dúvida de que esse estímulo é MUITO MAIS EFICIENTE do que quando você "estica" seu músculo por 10/20 segundos...

O Treinamento Resistido da conta de manter sua flexibilidade suficientemente treinada para uma vida diária sem limitações. Porém, caso você queira MAIS FLEXIBILIDADE (para fazer ginástica rítmica, ginástica acrobática, futebol profissional, praticar atividades circenses ou entrar numa caixa de sapato...) estabeleça um PROGRAMA DE TREINAMENTO DE FLEXIBILIDADE, com sessões ao longo da semana, séries, repetições e número de exercícios por grupo muscular.

Mas, se você quer flexibilidade para ter uma vida saudável, FAÇA MUSCULAÇÃO, TREINAMENTO DE FORÇA!!!

Finalizo respondendo dúvidas que podem ter surgido:

. PODE alongar antes (ou depois) de treinar musculação??? PODE!!!
. PRECISA alongar antes (ou depois) de treinar musculação??? NÃO!!!

--------------------------- PODE, MAS NÃO PRECISA!!! ----------------------

Alongar ANTES só atrapalha um treinamento (ou manifestação) de FORÇA MÁXIMA, e mesmo assim precisa ser um alongamento forte, intenso (exemplo, alongar-se fortemente minutos antes de um levantamento olímpico. Atleta nenhum vai fazer isso).

Alongar DEPOIS não faz mal (também faço a ressalva: desde que seja leve). Após uma sessão de musculação ficamos inchados, volumosos (hipertonia), e minutos depois "murchamos". Alongar depois do treino só vai acelerar esse processo, e fazer com que os músculos "murchem" mais rápido.

Aguardo comentários, dúvidas, sugestões. Responderei todas, É SÉRIO!
Próxima postagem: O Aquecimento nos Exercícios Físicos / Atividades Físicas

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Beijos e abraços

8 comentários:

  1. Boa. Excelente texto. Valeu. Abs. Adriano Lodi

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez obrigado pela sugestão Adriano! Legal que gostou, pois o tema é polêmico e carrega anos de tradição (baseada em informações não fundamentadas). E os treinos como estão? Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Fio o texto tá legal bem didático, mas cade a pôlemica tu tem que coloca o temperinho bahiano pra ficar melhor. Se eu trabalhar mais a minha flexibilidade e alongamento eu consigo entrar em iuma cixinha de sapato???? se eu treinar pesado na munculação eu fico gigante como os caras da internet?????

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa tarde! Quando escrevo "la vem polêmica" quero dizer que tratarei de um assunto que gera muitas dúvidas no dia-a-dia de treinamento da maioria das pessoas. Não significa "necessariamente" que aprofundarei a discussão, utilizando termos técnicos, com tanta especificidade, até porque a maior parte de leitores deste blog NÃO SÃO PROFESSORES, mas sim, praticantes de atividades física / exercício físicointeressados em conhecer um pouco mais. Nós sabemos que existem limites individuais (tanto para o ganho de massa muscular quanto para o aumento da flexibilidade) e o que determina isso é a genética. Mas muito obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  5. Sempre ouvi falar que não ha necessidade de alongamento antes da musculação mas ñ entendia o porque.Agora sim entendi!Obrigada bjs!

    ResponderExcluir
  6. Agora sim, ficou esclarecido de forma simples e didática. Obrigado, Carlos. Abs.

    ResponderExcluir
  7. Pois é, os próprios exercícios na musculação ESTIMULAM o alongamento, de forma muito mais eficaz do que simplesmente segurar posturas estáticas por 10 segundos. Que bom que gostaram. Atualmente o blog conta com uma página no facebook, para que as pessoas recebam as novidades. o endereço é: http://www.facebook.com/pages/Blog-Mexa-se-Cuide-se-Treinamento-de-For%C3%A7a-Para-Qualidade-de-Vida/124546790976103 .
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. link para a FanPAge:
    https://www.facebook.com/Mexasecuidese

    ResponderExcluir