sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mulheres: Não Dá Mais Pra Fugir Da Musculação (Parte 2)


Olá leitores e leitoras do blog,

Aproveito para compartilhar com vocês a 2ª parte da entrevista concedida ao site BLOG DA SAÚDE que falou sobre a saúde e estética da Mulher com a Musculação. Esta parte trata "especificamente" da questão da OSTEOPOROSE (mais frequente em mulheres, devido à MENOPAUSA)

Abaixo, a matéria na íntegra. Espero que gostem...


________________________________________________________


Após introduzirmos os benefícios da musculação às mulheres, podemos falar sobre a saúde dos ossos e a prática de exercícios.
O treinador físico, Carlos Sapucaia, vai dar um recado ao sexo feminino: osteoporose não se restringe a elas, apesar da incidência do problema ser maior por causa de um fator chamado menopausa.
Acompanhem o raciocínio: as mulheres fogem da musculação e optam por atividades aeróbicas. Estas contribuem significativamente para o gasto calórico e, consequentemente, para o emagrecimento. Mas assim que a pessoa para de fazer, também para de queimar calorias. Na musculação, é possível gastar calorias enquanto pratica e depois da atividade, pois terá aumentado a massa muscular que é consumidora de calorias em repouso (trabalhando, dirigindo, assistindo TV…) – explica o treinador.
Além do ganho de massa muscular, a musculação provoca o ganho de massa óssea e é essa parte que talvez muita gente não saiba e que precise saber.
Osso, impacto, sedentarismo e a idade
“O osso, assim como qualquer estrutura do organismo, reage a estímulos de sobrecarga. Impactos são eficientes estímulos para os ossos, mas geralmente não são seguros.”
Impacto é a desaceleração brusca do corpo em movimento, como a aterrissagem de um salto, um soco, um chute… Portanto, em lutas temos impacto, não na musculação. Carlos afirma que a musculação possui característica de contrações musculares somadas à compressão óssea.
Homens e mulheres perdem massa óssea ao longo dos anos. No sedentarismo, a mulher começa a perder antes e em maior quantidade, 1%/ano após os 35 anos, já os homens 0,5%/ano após os 40 anos.
Ao passar pela menopausa, esse número aumenta para 3% ao ano. A ideia é que tenha uma vida ativa para criar uma ótima “poupança” – conselho do treinador. Quando envelhecer, terá grande massa óssea para gastar.
Perda de massa óssea de uma pessoa sedentária:
Homem após 40 anos: 0,5%/ano
Mulher após 35anos: 1%/ano
Na menopausa: 3%/ano
“Hoje existe uma preocupação com o idoso. A hidroginástica é ótima, para muitos médicos parece ser a atividade completa pra quem tem mais de 60 anos, mas em um caso de osteoporose, por exemplo, é péssima. A ausência da gravidade minimiza a compressão óssea que comentei, fazendo com que a atividade seja ineficiente para estes casos.”
Por fim, Carlos Sapucaia lembra que é imprescindível comer a cada 3 horas para que o metabolismo esteja constantemente trabalhando. E recomenda nunca cortar os carboidratos, e sim reduzi-los se necessário. Em excesso é ruim, mas em proporções normais, é fundamental para o ganho de massa muscular, mesmo se a pessoa tiver o objetivo de emagrecer.
“A musculação é, em minha opinião, a atividade que melhor combina eficiência e segurança para que as pessoas modifiquem sua composição corporal”, conclui o treinador.
O texto começa em: Mulheres: Não Dá Mais Pra Fugir Da Musculação Parte I

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário