Olá leitores e leitoras, tudo bem?
Gostaria de aproveitar o espaço, mais uma vez, e compartilhar minha entrevista para o site BLOG DA SAÚDE, que teve como tema MULHERES E MUSCULAÇÃO!
O link da entrevista é:
Blog Da Saúde | Mulheres, Não Dá Mais Pra Fugir da Musculação (Parte 1)
Abaixo, a matéria na íntegra. Espero que gostem!
Beijos e abraços,
Carlos Henrique Costa Sapucaia
_________________________________________________________
Mulheres: não dá mais para fugir da musculação
A começar que você, do sexo feminino, jamais vai perder a feminilidade com o treino, sabe por quê? Mulheres não possuem TESTOSTERONA SUFICIENTE para ficarem grandes, explica Carlos.
O que a musculação faz pelas meninas (somada a uma dieta adequada) é tonificar os músculos, torná-los mais firmes e definidos.
O treino de musculação fortalece e tonifica os músculos que estão abaixo da pele e da camada de gordura subcutânea. “A definição é quando eu vejo o contorno, o desenho dos músculos, e isso só é possível ao “queimar” a gordura subcutânea, aproximando a pele do músculo. É MITO que a musculação vai deixá-las grandes, por conta disso evitam pegar os pesos mais pesados, optando sempre pelos leves, ficando sem resultado e realizando treinos monótonos. Acaba uma bola de neve. Um medo puxa o outro, infelizmente.”
Quando o treinador Carlos Sapucaia se refere à bola de neve, quer dizer sobre o que acontece em boa parte dos casos vistos: quando a mulher finalmente decide treinar, ela espera conseguir treinar.
“O que quero dizer é que muitas vezes, com a academia cheia, é comum pedirmos para os alunos revezarem o mesmo aparelho/banco se por acaso precisarem fazer no mesmo momento o mesmo exercício. Mulheres, geralmente, não se sentem à vontade em revezá-los.”
Idade para começar
Uma dúvida bastante comum é respondida pelo treinador físico. Após a puberdade, início da adolescência, já se pode começar a fazer musculação. Porém não é indicado praticar em nível competitivo.
Por volta dos 13, 14 anos, já é possível realizar a atividade com objetivos de obter bem-estar, condicionamento físico geral, sem grandes pretensões de força máxima.
Então só falta começar. Carlos explica que a musculação deve ser feita de 2 a 3 vezes por semana no mínimo. Se a pessoa conseguir ter um descanso eficiente, pode até fazer mais vezes (é no descanso que conseguimos os ganhos do treinamento). A musculação pode, e em muitos casos, deve ser feita a vida inteira.
Questões estéticas…
A musculação ajuda a prevenir ou diminuir a celulite? É possível eliminar a gordura na barriga?
“A musculação contribui para o emagrecimento, queima de gordura, redução de celulites (gordura), desde que a DIETA esteja alinhada. Não dá para aceitar uma pessoa que está disposta a treinar corretamente, e não está disposta a mudar seus hábitos alimentares.”
E acrescenta, “podemos dizer que alimentação corrige falha de treino, mas treino não corrige falha de alimentação! A gordura na barriga não passa de um estoque de energia (calorias ingeridas não gastas). É preciso adotar estratégias de treino aliada à alimentação para queimar este estoque”.
Continua em: Mulheres: Não Dá Mais Pra Fugir Da Musculação Parte II
Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:
Nenhum comentário:
Postar um comentário