sábado, 28 de janeiro de 2012

A Musculação e a Gestação


Olá novamente, leitores e leitoras,

Em Fevereiro/2011 (pois é, faz um tempinho) tive a oportunidade de assistir a última aula teórica do curso de pós-graduação com um professor dr., médico obstetra, onde muitas informações importantes foram compartilhadas sobre a Gestante e o Exercício Físico. Desde então, fiquei com MUITA vontade de escrever sobre este assunto aqui no blog. Chegou a hora...

Em recente conversa com uma de minhas tias, eu comentei: "este mês vou escrever sobre A Musculação e a Gestação no blog" e então ela perguntou indignada: "MAS GRÁVIDAS PODEM FAZER MUSCULAÇÃO???"...

Em outra recente conversa, perguntei à minha mãe: "qual atividade você recomendaria a uma mulher grávida: Yoga, Musculação, Pilates ou Hidroginástica?" ela me respondeu: "Yoga, acho, não é?"...


Bom, antes de discutirmos, "brigarmos", ficarmos inconformados, indignados, achando que eu estou "comparando" as atividades, peço CALMA: Não é essa a minha intenção. Juro.

Para iniciarmos, faz-se interessante conhecermos as ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS do corpo feminino e, principalmente, as CAUSAS destas alterações na gestação. Escolhi um link, que explica de forma simples e rápida algumas alterações:

Clique no link abaixo:

Leram? Ok. Vamos nos atentar a 2 alterações EXTREMAMENTE IMPORTANTES para a nossa discussão: GANHO DE PESO (qual o ideal?) e SOBRECARGA NA COLUNA VERTEBRAL (especificamente região lombar).

Os fatores que contribuem para o Ganho de Peso na gestante são: o feto (aprox. 2,9), placenta (de 700g a 1,3kg), líquido amniótico (900g a 1,3kg), tecido mamário (900g a 1,3kg), suprimento sanguíneo (aprox. 1,8kg), estoque de gordura - energia para o parto e amamentação (entre 2,2 a 3kg), aumento do útero (900g a 2,2kg). De acordo com grande parte dos médicos obstetras, o ganho de peso considerado saudável seria entre 11kg e 13kg ao final da gestação (valores aproximados).

ALERTA DOS MÉDICOS:

NUNCA É SEGURO PERDER PESO DURANTE A GESTAÇÃO!

Links para as informações acima:




Quanto à SOBRECARGA NA REGIÃO LOMBAR é simples: Com o crescimento da barriga, o centro de gravidade do corpo da mulher é deslocado à frente. Para corrigir e se adaptar à essa nova situação, ocorre uma acentuação da "lordose" (curvatura da região lombar na coluna), os ombros são projetados para trás e a mulher passa a caminhar com as pernas mais afastadas (essas adaptações podem ser observadas principalmente a partir do terceiro trimestre da gestação).

Pois bem, vamos aos EXERCÍCIOS!

(para toda e qualquer atividade física, o médico obstetra considera, de bom senso que, O EXERCÍCIO FÍSICO NA GESTAÇÃO seja realizado quando a gestante JÁ O PRATICAVA ANTES DE ENGRAVIDAR. Apesar de não ser uma restrição absoluta, NÃO RECOMENDA-SE COMEÇAR A FAZER EXERCÍCIOS ASSIM QUE ENGRAVIDA, só porque "ouviu falar" que faz bem. Falaremos mais das restrições na postagem A Musculação e a Gestação 2)

Sempre que discuto EXERCÍCIOS FÍSICOS aqui no blog, levo 2 fatores em consideração: a EFICIÊNCIA do exercício e a SEGURANÇA do exercício.

Quanto à EFICIÊNCIA, devo dizer que considero TODAS AS ATIVIDADES realizadas com maior frequência (pilates, hidroginástica, natação, corrida/caminhada, yoga, musculação) como sendo eficientes! Portanto, nossa discussão ficará no campo da SEGURANÇA!

Os Esportes Coletivos (futebol, volei, handebol, basquete, etc...) são ótimas atividades. Proporcionam gasto calórico, promovem o bem estar, sem contar que podem ser individualmente motivantes (gosto pessoal da gestante). Porém, nestas atividades não conseguimos ter o controle de determinadas situações de risco como BOLADAS, CONTATO COM OUTROS PRATICANTES, QUEDAS, TROPEÇOS, enfim. A segurança, que tanto valorizamos para a gestante, fica um pouco comprometida.

Quando falamos em CORRIDA e CAMINHADA estamos falando DA MESMA ATIVIDADE COM INTENSIDADES DIFERENTES (deslocar o corpo à frente com os membros inferiores). Neste caso, não vemos grandes riscos, mas geralmente recomendamos que a gestante DIMINUA O RITMO ao qual está acostumada. Se, por acaso, a gestante não sentir desconfortos na região lombar, ou desconfortos nas articulações do quadril, joelho e tornozelo, possivelmente poderá continuar sua atividade

Quando perguntado aos médicos sobre HIDROGINÁSTICA e NATAÇÃO, a resposta é quase unânime: "são as melhores atividades para as gestantes". Quase... Do ponto de visto Músculo-esquelético (mecânico) são interessantíssimas. Dentro da água, as articulações "tendem" a sofrer menos impactos com os movimentos articulares. Talvez, a Hidroginástica seja a atividade MAIS RECOMENDADA pelos obstetras por conta desta "segurança músculo-esquelética" (importantíssima para a gestante). Alguns alertas para a hidroginástica: TEMPERATURA DA ÁGUA: Se, por acaso, a água da piscina estiver ACIMA da temperatura adequada, existe o risco de uma HIPOTENSÃO (queda da pressão arterial) na gestante. PRESSÃO DA ÁGUA: O feto sofre uma pressão de fora pra dentro com a pressão externa da água. MAIOR PREDISPOSIÇÃO A LEUCORREIAS e DOENÇAS DERMATOLÓGICAS em atividades aquáticas (alerta também para a Natação).

Yoga e Pilates, provavelmente, são duas das atividades mais populares entre gestantes. Por serem caracterizadas como atividades "zen", são muito procuradas e também muito recomendadas. Muitas posturas de alongamento e relaxamento são fantásticas para as gestantes. É comum entre mulheres grávidas o depoimento de bem estar e conforto com estas práticas. Ao longo do tempo, observou-se que algumas posturas de fortalecimento e equilíbrio geravam desconfortos, que despertaram um olhar mais cuidadoso dos profissionais da saúde. Atualmente temos aulas específicas para gestantes de pilates e yoga, e os cuidados, basicamente, são com as POSIÇÕES SUPINAS (onde a gestante fica de barriga para cima). As POSIÇÕES SUPINAS são péssimas para as gestantes pois, nesta situação o útero pressiona a veia cava, diminuindo o retorno venoso, dessa forma, comprometendo o débito cardíaco, o que pode gerar complicações para o feto (HIPOXIGENAÇÃO = baixa oxigenação). Essas atividades (yoga e pilates) ainda carecem de ESTUDOS CIENTÍFICOS para a comprovação da sua segurança, portanto, não são recomendadas. (MAAAAS, vale o bom senso na prescrição. Se a mulher já praticava...)

Na continuação do assunto, veremos as vantagens e desvantagens da MUSCULAÇÃO, e AS CONTRA-INDICAÇÕES (quando as gestantes NÃO DEVEM, DE JEITO NENHUM, PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS)

Continue lendo em A Musculação e a Gestação 2 ...


Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:





4 comentários:

  1. Boa Carlinhos!!!

    Muito boas as observalçoes em relaçao as gestantes. Tema bastante pertinente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela observação. Mas não assinou.... =(

      Grande Abraço!

      Excluir
    2. Bacana seu blog bem informativo... vou postar parte da sua matéria para o meu e direcionar para que os leitores leiam o seu também ok...Vamos trocar link´s e ampliar o número de visitas entre os blog´s... coloco vc em parceiros com link de imagem para seu blog você faz o mesmo com o meu link...Aguardo contato ...Flw´s dá uma olhada aí : http://biocentersaude-ncp.blogspot.com/

      Excluir
    3. Obrigado pelo apoio e reconhecimento. Acompanhe também as atualizações da página no facebook no endereço: www.facebook.com/mexasecuidese . Grande Abraço

      Excluir